Questões sobre Período Composto

Lista completa de Questões sobre Período Composto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.

Na construção “mais à pintura e à musica do que à filosofia e à religião” (l.2-3), o vocábulo “que” introduz oração restritiva com verbo elíptico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em “Para atender” (l.1), o termo “Para” introduz oração que expressa, no período, sentido de

  • A.

    oposição.

  • B.

    causa.

  • C.

    conclusão.

  • D.

    finalidade.

  • E.

    condição.

Assinale a opção correspondente ao trecho em que há mais de uma oração.

  • A.

    “Aposto que ela vai adorar.”

  • B.

    “Vou mandar um cartão de dia dos namorados para a Susi Derkins.”

  • C.

    “Ela é uma gatinha.”

  • D.

    “Eu fiz um coraçãozão vermelho.”

  • E.

    “Agora vou botar renda em volta.”

Com base na organização do texto acima, julgue os itens seguintes.

Para que a argumentação do texto seja coerente, a oração “pertencendo a grupos sociais diferentes” (l.1-2) deve ser interpretada como condicional, correspondente à seguinte oração: caso pertençam a grupos sociais diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 5 a 9.

A expressão “com vistas” (l.15), bem como a palavra “para” (l.17), introduzem orações que expressam sentido de finalidade em relação às orações às quais se subordinam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na oração “...que se desenrola há um século...” (1° parágrafo), o QUE introduz uma oração:

  • A.

    Coordenada sindética;

  • B.

    Subordinada substantiva;

  • C.

    Subordinada adjetiva;

  • D.

    Subordinada adverbial.

“Não é tudo: apoia o financiamento público de campanhas, pretende mudar o estatuto do índio e valorizar as quebradeiras de coco.” O fragmento destacado acima apresenta, respectivamente

  • A.

    oração coordenada assindética, oração coordenada assindética, oração coordenada sindética aditiva.

  • B.

    oração principal, oração subordinada substantiva, oração coordenada sindética aditiva.

  • C.

    oração principal, oração subordinada adverbial, oração subordinada substantiva.

  • D.

    oração subordinada substantiva, oração subordinada substantiva, oração coordenada sindética aditiva.

  • E.

    oração subordinada adverbial, oração coordenada assindética, oração subordinada adverbial.

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à classificação das orações destacadas.

  • A.

    “...não foram só os militares que reagiram ao decreto baixado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva...” (oração subordinada adjetiva restritiva)

  • B.

    “Cita até mudanças na Constituição para rever o sistema de outorga e renovação de concessões de rádio e TV.” (oração subordinada adverbial final)

  • C.

    “O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que o programa ‘aumentará a insegurança jurídica...’” (oração subordinada substantiva objetiva direta)

  • D.

    “...o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes militares ameaçaram se demitir...” (oração subordinada adverbial condicional)

  • E.

    “Mas desde logo ressaltamos como é importante o ponto referente à abertura dos arquivos da ditadura...” (oração subordinada substantiva objetiva direta)

Considere o poema a seguir para responder às questões de nos 18 a 21.

"As dádivas dos anjos são inaproveitáveis: / Os anjos não compreendem os homens." Nesses versos, a relação semântica entre as orações é estabelecida pelos dois pontos. Essa relação, introduzida por esse sinal de pontuação, é caracterizada por uma ideia de

  • A.

    adversidade.

  • B.

    condição.

  • C.

    conclusão.

  • D.

    concessão.

  • E.

    explicação.

´

 

Em qual dos períodos abaixo temos uma relação causal?

  • A.

    “E, como o vampiro, o insone também é uma espécie de imortal.” (Texto I, l. 5-6)

  • B.

    “como em todo sistema, nesse também há alguns pontos críticos.” (Texto I, l. 15-16)

  • C.

    “Quando me perguntam como é que pode, faço cara de fenômeno...” (Texto II, l. 19-20)

  • D.

    “Como faço a sesta todo dia, estou bem,” (Texto II, l. 30-31)

  • E.

    “Quem puder, faça como eu,” (Texto II, l. 42)

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...