Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa em que a pontuação está empregada corretamente e preserva o sentido original do texto.

  • A. – Preciso falar urgentemente com o senhor! (3º parágrafo)
  • B. Perguntei (já pensando em trucidar quem havia dado o número do meu celular) se tinha experiência como atriz? (6º parágrafo)
  • C. – Quando pequena; ela queria ser professora, mas escolheu a carreira artística. (9º parágrafo)
  • D. – É, ela vai longe! (11º parágrafo)
  • E. Essa (febre de fama) me dá calafrios. (último parágrafo)

A regra de pontuação que determina o emprego da vírgula em “Muita gente não gosta de Floriano Peixoto, o ‘Marechal de Ferro’.” também se aplica ao trecho adaptado do editorial “Nem tão livres” (Folha de S.Paulo, 04.04.2017):

  • A. Passou o tempo, diz o ativista Joel Simon, em que se acreditava ser impossível censurar ou controlar a informação na internet.
  • B. Notícias falsas e quantidade nauseante de calúnias e ofensas circulam pelas redes sociais – tornando-as, ainda que livres, inconfiáveis em larga medida.
  • C. Todavia, a própria sensação de que exista uma tão ampla liberdade se vê passível de contestações.
  • D. A guerra da informação e da contrainformação, se não ameaça diretamente a vida de jornalistas, não deixa, entretanto, de pôr em risco a verdade dos fatos.
  • E. O diretor do Comitê de Proteção aos Jornalistas, ONG com sede em Nova York, talvez surpreenda quem comemora as facilidades dos meios eletrônicos.

Releia o trecho:

“Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem.”

No trecho, o sinal de dois pontos pode ser substituído pela conjunção:

  • A. Porque.
  • B. Portanto.
  • C. Todavia.
  • D. Contudo.
  • E. Logo.

Releia o trecho a seguir.

Por trás do “raciocínio lógico” do equino, o que havia era uma capacidade ímpar de observação.

Nesse caso, as aspas foram utilizadas para:

  • A. marcar a fala de outrem.
  • B. indicar frases feitas, comuns na língua.
  • C. assinalar ironia.
  • D. separar orações.

Assinale a alternativa em que a pontuação está correta.

  • A. Os candidatos que se atrasarem, estarão automaticamente desclassificados.
  • B. Ele pediu um sorvete e eu uma fatia de pudim.
  • C. Os livros que foram indicados no edital estão esgotados nas livrarias.
  • D. Minha mãe disse: -Filha seja mais responsável!

Em “uma doméstica conseguiu juntar, ao longo dos anos, o suficiente para comprar uma quitinete no centro de São Paulo.”, as vírgulas foram empregadas para:

  • A. Isolar uma expressão adverbial.
  • B. Separar uma enumeração.
  • C. Separar a oração principal de uma oração subordinada.
  • D. Isolar um aposto.
  • E. Isolar termos com a mesma função sintática.

Na frase “Te dana, meu bem!” (linhas 23-24), a vírgula foi usada para

  • A. separar o sujeito do predicado.
  • B. isolar o vocativo.
  • C. isolar elementos em uma enumeração.
  • D. separar termos deslocados na oração.

“Agradar a si mesmo é orgulho; aos demais, vaidade”.

Nessa frase, o emprego da vírgula se justifica para:

  • A. separar elementos intercalados ou antepostos;
  • B. separar aposto ou vocativo;
  • C. isolar termos e expressões explicativas;
  • D. marcar a omissão do verbo;
  • E. evitar ambiguidades.

“Entender os debates mais recentes sobre a colonização, as práticas humanitárias, a bioética, o choque de culturas também / supõe um conhecimento do cristianismo, dos elementos fundamentais da sua doutrina, das peripécias que marcaram sua história, das etapas da sua adaptação ao mundo”.

O trecho acima foi separado em duas partes por uma barra inclinada. Sobre o emprego das vírgulas nessas duas partes, é correto afirmar que:

  • A. marcam a presença de enumerações de termos nas duas partes;
  • B. indicam, respectivamente, a presença de aposto e da enumeração de termos;
  • C. documentam a presença de apostos explicativos nos dois segmentos;
  • D. mostram, nos dois segmentos, inserções de termos;
  • E. indicam, respectivamente, a presença de enumeração e de aposto explicativo.

Leia o seguinte trecho do texto para responder as questões 16 e 17:

“O mesmo instituto desenvolveu um filme transparente, à base de óxido de titânio, que pode ocultar as impressões digitais em fotografias.”

No trecho, as vírgulas são utilizadas para:

  • A. Isolar o aposto.
  • B. Isolar o vocativo.
  • C. Isolar o adjunto adverbial.
  • D. Nenhuma das alternativas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...