Questões sobre Pontuação

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No período: Ter o “coração partido” é uma das experiências mais traumáticas da vida., as aspas foram usadas para indicar

  • A. ironia.
  • B. ênfase.
  • C. coloquialismo.
  • D. linguagem figurada.
  • E. neologismo.

Analise as assertivas a seguir sobre a pontuação do texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A vírgula da linha 02 separa orações com sujeitos diferentes.

( ) A vírgula da linha 06 introduz um aposto.

( ) A vírgula da linha 11 introduz uma oração coordenada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. F – V – F.
  • B. F – F – F.
  • C. V – V – F.
  • D. V – F – V.
  • E. V – V – V.

Assinale a alternativa em que a pontuação está correta.

  • A. As pessoas que desejarem se inscrever devem acessar o site até dia 15.
  • B. Pedi a meu amigo José, que me envie seu currículo.
  • C. O rapaz chegou a tempo porém, não embarcou no trem.
  • D. Assustado o garoto negou à professora, sua travessura.

A respeito da pontuação do texto, afirma-se corretamente:

  • A. A vírgula assinala a elipse do verbo em Outros, que se trata de uma projeção neurótica imaginária. (1º parágrafo)
  • B. Uma vírgula pode ser acrescentada imediatamente após “que”, sem prejuízo da correção e da clareza, em Kierkegaard nos lembra que o amor só se conhece pelos frutos. (último parágrafo)
  • C. Em A falta de amor na vida produz um certo ceticismo em relação ao mundo, uma vírgula pode ser inserida imediatamente após “vida”. (3º parágrafo)
  • D. O sinal de dois-pontos pode ser acrescentado imediatamente após “porque” no segmento porque este é sempre visto com desprezo. (5º parágrafo)
  • E. Em Isso implica que não há propriamente uma percepção do amor que não seja prática, uma vírgula pode ser acrescentada imediatamente após “há”, sem que se faça nenhuma outra modificação na frase. (último parágrafo)

No trecho do quadro, é correto afirmar que a vírgula foi empregada em um período

  • A. simples, para isolar adjuntos adverbiais deslocados.
  • B. simples, para separar termos de uma mesma função sintática.
  • C. composto, para separar orações pertencentes a uma mesma categoria.
  • D. composto, para separar a oração principal da subordinada.
  • E. composto, para separar oração intercalada.

Camila Guimarães emprega algumas aspas ao longo do texto. São regras para o uso desse sinal de pontuação, exceto

  • A. sugerir dúvida ou surpresa.
  • B. destacar palavras estrangeiras.
  • C. iniciar e finalizar citações.
  • D. indicar mudança de interlocutor nos diálogos.
  • E. destacar neologismos.

O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1º parágrafo) Quanto à pontuação do período acima, pode-se

I. acrescentar uma vírgula imediatamente antes da conjunção “e”, uma vez que separaria orações com sujeitos diferentes.

II. substituir a conjunção “e” por dois-pontos, pois o que se segue pode ser entendido como uma explicação da primeira parte da frase.

III. isolar com vírgulas a expressão “em contato”, uma vez que se trata de locução adverbial, sem alteração do sentido original.

Está correto o que consta em

  • A. II, apenas.
  • B. I, II e III.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

Assinale a alternativa correta quanto ao uso de vírgulas no texto.

  • A. A segunda vírgula da linha 01 separa um adjunto adverbial deslocado.
  • B. Na linha 05, deveria haver uma vírgula imediatamente após o vocábulo população.
  • C. A vírgula da linha 06 poderia ser suprimida sem causar incorreção ao texto.
  • D. A vírgula da linha 07 separa uma oração justaposta.
  • E. A segunda vírgula da linha 27 separa uma oração adverbial de modo.

Há alguns pontos em que o texto não obedece rigorosamente à norma padrão. A seguir foram elencadas algumas possibilidades de ajustes para que a correção seja assegurada. Avalie-as e, em seguida, assinale a alternativa que contenha análise correta sobre as mesmas.

I. No trecho: “Em média, o de cobre falha para 0,5 de cada 100 usuárias por ano, próximo a de pílulas”, deveria haver crase em “próximo à de pílulas”, pois o substantivo “falha” está subentendido.

II. Há uma vírgula sobrando em: “’A mulher que tem muito fluxo e cólica, pode optar por este método’, afirma Dardes”, pois NÃO se separa sujeito de predicado.

III. “Segundo o ginecologista Zlotnki, também não existem casos de malformação do bebê decorrente do uso do dispositivo”. Nesse trecho, há uma transgressão ortográfica, pois o correto seria máformação.

IV. “Segundo o ginecologista Zlotnki, também não existem casos de malformação do bebê decorrente do uso do dispositivo”. Nesse trecho, o verbo existir é impessoal, portanto, NÃO deveria estar no plural.

A análise correta é:

  • A. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
  • C. Todas as assertivas estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

“(como os de índios puros - tais os remanescentes de tribos que certos antropólogos querem manter isolados, geneticamente puros - fósseis vivos - para eles estudarem...)". Em relação à “como os de índios puros”, o trecho entre travessões tem o objetivo principal de apresentar uma:

  • A. especificação.
  • B. contradição
  • C. ressalva.
  • D. enumeração
  • E. comparação.
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