Questões sobre Redação oficial

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Na identificação dos signatários em comunicações oficiais, o Manual de Redação da Presidência da República (Brasília, 2002) recomenda não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Nesse sentido, o Manual faz a seguinte recomendação adicional:

  • A. Aumentar a tabulação da página.
  • B. Diminuir o espaçamento do cabeçalho e do rodapé da página.
  • C. Transferir para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.
  • D. Reduzir o número total de signatários para que o fecho seja redigido junto com o expediente.

A que tipo de comunicação oficial o enunciado se refere?

  • A. Portaria.
  • B. Memorial.
  • C. Mensagem.
  • D. Recomendação.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações” e ainda “é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos”. Logo, a sua natureza é normativa e deve nortear a elaboração de comunicações oficiais. Assinale a afirmativa correta que traduz tal normatividade corretamente.

  • A. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é “Vossa Excelência,”, seguido do cargo respectivo.
  • B. As Reduções Ortográficas não podem ser utilizadas em quaisquer hipóteses em comunicados oficiais nas redações, prezando-se, desta forma, pela formalidade de tal redação.
  • C. Há diversos documentos oficiais, como o aviso, o telegrama, correio eletrônico. O Padrão Ofício, contudo, corresponde a uma diagramação única apenas do documento denominado ofício.
  • D. Os pronomes de tratamento são usados para manter a formalidade, impessoalidade e respeito para com as autoridades. Lembrando que a concordância com esses pronomes ocorre na terceira pessoa do singular sempre.

Conforme orientações para elaboração da redação oficial, estabelece-se o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o fecho correto utilizado para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, e o fecho para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

  • A. Cordialmente e Atenciosamente.
  • B. Cordialmente e Respeitosamente.
  • C. Atenciosamente e Respeitosamente.
  • D. Respeitosamente e Cordialmente.
  • E. Respeitosamente e Atenciosamente.

A redação de atos oficiais precisa ser exercida por meio de regras que disciplinam toda a atuação pública, de forma que se permita uma única interpretação e que deve caracterizar-se pela

  • A. coerência, concisão, parcialidade, objetividade e informalidade.
  • B. formalidade, impessoalidade, racionalidade, temporalidade e legibilidade.
  • C. clareza, informalidade, subjetividade, cordialidade e uniformidade.
  • D. impessoalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
  • E. concisão, legibilidade, neutralidade, pessoalidade e eventualidade.

De acordo com as normas da redação oficial, o Aviso e o Ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que

  • A. o aviso é expedido exclusivamente pelos Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais, e o ofício é expedido para e pelos Secretários Municipais.
  • B. o aviso é expedido exclusivamente pelos Secretários- Executivos dos Ministérios para os Secretários Estaduais e Municipais, e o ofício é expedido pelas demais autoridades.
  • C. o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
  • D. o aviso é expedido por autoridades da esfera federal, para autoridades de outras hierarquias, ao passo que o ofício é expedido para e pelos Ministros de Estado.
  • E. o aviso é expedido exclusivamente pelas unidades administrativas de um mesmo órgão, enquanto que o ofício é expedido pelos cidadãos que procuram o serviço público.

São características da redação oficial, EXCETO:

  • A. prolixidade.
  • B. padronização.
  • C. simplicidade de expressão.
  • D. impessoalidade.
  • E. clareza.

Com relação às formas de tratamento em correspondências oficiais, considere as seguintes afirmativas:

1. Por denotar respeito, a forma de tratamento “doutor” pode ser empregada mesmo no caso de o destinatário não ter obtido esse grau em curso universitário.

2. O fecho de uma comunicação cujo destinatário é autoridade hierarquicamente superior é “respeitosamente”.

3. O vocativo a ser empregado em comunicações endereçadas a deputados federais e senadores é “Excelentíssimo Senhor”.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • C. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • D. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Sobre memorandos, considere as seguintes afirmativas:

1. Por ser uma modalidade de comunicação eminentemente interna, a linguagem do memorando não precisa ser formal.

2. Havendo espaço, os despachos aos memorandos devem ser feitos no próprio documento.

3. Memorandos são uma modalidade restrita à comunicação entre unidades administrativas de mesma hierarquia

. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • C. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

A Redação Oficial deve caracterizar-se por alguns atributos próprios da Administração Pública, os quais estão previstos na Constituição Federal. Não é característica básica das comunicações oficiais:

  • A. o memorando é utilizado para comunicações extensas e sigilosas entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
  • B. o fecho recomendado para autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior é Respeitosamente.
  • C. o requerimento é uma modalidade de comunicação que serve para solicitar um direito resguardado por lei.
  • D. no fecho do requerimento, devem constar as palavras Nestes termos, pede deferimento, as quais não podem ser abreviadas.
  • E. a correspondência oficial encaminhada a reitores de universidades deve trazer, como forma de tratamento, a expressão Vossa Senhoria.
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