Questões sobre Sintaxe

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Assinale a afirmação correta a respeito de aspecto gramatical do texto.

  • A. A substituição da forma composta “tinha havido” pela forma simples do mesmo tempo verbal não acarretaria prejuízo para a informação expressa no primeiro período.
  • B. Na expressão “divinas comédias” (l. 2), a escolha do adjetivo bem como a sua posição resultam em sentido enfático para o substantivo, coerente com a descrição dos exageros nacionalistas do momento histórico abordado no texto.
  • C. Sem se contrariar os sentidos do texto, o trecho “diziam que, apesar do grande talento, ele não era ‘brasileiro’” (l. 13-14) poderia ser reescrito da seguinte forma: “ele tinha grande talento, mas não tratava de temas nacionais”.
  • D. No texto, o adjetivo “brasileiro” está entre aspas porque foi empregado com sentido pejorativo.
  • E. A inserção da expressão “do que temas regionais” após o vocábulo “universais” (l. 15) tornaria mais precisa a comparação que encerra o texto e atenderia à norma gramatical.

O texto abaixo foi transcrito com erros. Assinale o único trecho gramaticalmente correto.

  • A. Nas aldeias indígenas, o aumento da violência vitima, sobretudo, às mulheres. Quase todos relatos de agressividade vieram à tona nos últimos anos. As penalidades para a agressão à mulher varia de acordo com a região e, em geral, vai de carpir a terra à expulsão da aldeia.
  • B. Está assegurado às mulheres indígenas de aldeias urbanas a mesma proteção das demais moradoras das cidades. No entanto, persistem barreiras que lhes impedem de alcançar seus direitos. Elas, por exemplo, desconhecem a Lei Maria da Penha.
  • C. Na tradição indígena, quando a mulher se casa, passa a morar com a família do marido e assim, ao denunciar o agressor, pode perder a moradia, e a família que lhe acolhe.
  • D. Um estudo sobre tribos da África, Ásia e América Latina, realizado pela ONU em 2013, revelou que a violência contra meninas e mulheres indígenas é velada na maioria dos países.
  • E. De acordo com levantamento realizado pela ONU, o histórico de dominação colonial, a exclusão política e a falta de serviços básicos é que intensifica a violência. Tem sido verificado, no entanto, tendências de empoderamento das mulheres indígenas de aldeias urbanas.

Julgue os itens que se seguem, a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB5A1AAA.

Sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto, o trecho “é necessário que haja a separação das contas” (l. 21 e 22) poderia ser reescrito da seguinte forma: é necessário que hajam contas separadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que a função sintática exercida pelos termos em destaque está corretamente indicada.

  • A. “Não diz a história se o religioso deixou de sê-lo,...” (11º§) – Sujeito
  • B. “Fulminado pela visão, caiu de joelhos e chorou...” (9º§) – Objeto indireto
  • C. “Os meus olhos a fitavam, assombrados,…” (4º§) – Complemento nominal
  • D. “… e baixei os olhos humildemente, indigno de merecê-la…” (6º§) – Adjunto adnominal

Julgue os itens seguintes, com relação aos aspectos linguísticos do texto CB5A1BBB.

A substituição do vocábulo “olvidar” (l.23) por esquecer manteria o sentido e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Está correto o emprego do elemento sublinhado na seguinte frase:

  • A. Quanto à terminalidade da vida, onde a polêmica se acrescenta muita paixão, ainda há muito o que debater.
  • B. Qualquer das posições da polêmica a que se queiram defender levantará uma série de objeções.
  • C. Entre os assuntos revistos a que se deve dar importância está o da terminalidade da vida.
  • D. As operações a que se atribuem um caráter polêmico dizem respeito à terminalidade da vida.
  • E. A terminalidade da vida, tema de cujos aspectos derivam tanta polêmica, foi considerada na revisão do Código.

Considerando-se a função dos parágrafos na estruturação do texto, é adequado afirmar:

  • A. no 1º parágrafo, recrimina-se o antigo uso escolar de se apresentarem aos alunos textos ultrapassados e sem valor, que desagradavam a todos.
  • B. no 2º parágrafo, faz-se uma digressão acerca das dificuldades e do esforço inútil que faziam os alunos diante de textos que não lhes cativavam a atenção.
  • C. no 3º parágrafo, sugere-se que os alunos sejam convidados a um esforço de leitura, diante de textos que representem um desafio à acomodação que neles se estimula.
  • D. nos dois primeiros parágrafos, a leitura de clássicos antigos é vista como um sacrifício que o aluno precisa assumir para vencer seu desinteresse pelos temas mais profundos.
  • E. nos três parágrafos, desenvolvem-se as medidas que, segundo o autor, deveriam ser adotadas para um maior aprimoramento do nível de leitura dos alunos.

No que se refere a aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue os itens que se seguem.

A substituição da forma verbal “terem” (l.6) por que têm preservaria os sentidos e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando fizerem, no futuro, a leitura de nossa época, qual será a conclusão errada?

Analisando-se a construção sintática da frase acima, é correto observar que

  • A. a leitura de nossa época exerce a função de sujeito.
  • B. no futuro é exemplo de uma oração intercalada.
  • C. a forma verbal fizerem tem o mesmo sujeito da forma verbal será.
  • D. está indeterminado o sujeito da forma verbal fizerem.
  • E. a expressão Quando fizerem tem o valor de uma condicional.

Quanto aos aspectos diversos de concordância e regência (inclusive crase), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O Brasil é um dos países que buscam soluções para uma vida mais saudável.
  • B. Mais de um cientista foram favoráveis às pesquisas com células tronco.
  • C. Grande parte dos medicamentos prescritos atualmente pela comunidade médica funciona com restrições.
  • D. Avisaram-no de que tudo são apenas suposições ainda sem base científica.
  • E. Eles trabalham da segunda-feira à sexta-feira a fim de obter resultados que serão promissores.
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