Questões sobre Sintaxe

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Considerando as relações semântico-sintáticas estabelecidas no texto II, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O tom memorialista do primeiro parágrafo manifesta-se pelo uso predominante de formas verbais que denotam o início de determinadas ações, das quais são exemplos “Jantava” e “almoçava”, ambas na linha 10, e “Vivia” (l.20).

  • C. Certo
  • E. Errado

Atente para o seguinte excerto:

“— Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração”.

Se o interlocutor fosse tratado pelo pronome você, esse trecho do texto “Carta de ano novo” seria reescrito corretamente da seguinte forma:

  • A. — Ame e auxilie sempre. Ajuda aos outros, amparando a si mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou com você, esperando pela doce alegria da porta aberta de seu coração.
  • B. — Ama e auxilie sempre. Ajude aos outros, amparando a você mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou com você, esperando pela doce alegria da porta aberta de seu coração.
  • C. — Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a si mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou consigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de seu coração.
  • D. — Ame e auxilie sempre. Ajude aos outros, amparando a si mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou consigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de seu coração.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB3A2BBB, assinale a opção correta.

  • A. A correção gramatical do texto seria preservada se a palavra “perpétua” (l.7) fosse registrada sem o acento.
  • B. A forma verbal “estão” (l.2) está no plural para concordar com “direitos humanos” (l.1).
  • C. No texto, a palavra “Estado” refere-se às unidades federativas que constituem o Brasil.
  • D. A supressão da palavra “três” (l.10) preservaria a correção gramatical do texto.
  • E. O sentido do texto seria preservado caso a palavra “mesmo” (l.11) fosse deslocada para imediatamente depois da forma verbal “são” (l.10).

Preservando-se a correção gramatical do texto CB3A2BBB, os termos “não hᔠ(l.12) e “não existem” (l.13) poderiam ser substituídos, respectivamente, por

  • A. não existe e não têm.
  • B. não existe e inexiste.
  • C. inexiste e não há.
  • D. inexiste e não acontece.
  • E. não tem e não têm.

Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos da oração “Tinha chegado o tempo da colheita”, que inicia o texto CB3A2AAA, assinale a opção correta.

  • A. A forma verbal “Tinha” foi empregada no sentido de possuir, assim como na oração “eu tinha um peso enorme no coração” (l. 2 e 3).
  • B. Essa oração informa o momento em que se encontra a personagem enquanto narra os fatos.
  • C. Caso o trecho “o tempo da colheita” fosse substituído por a colheita, a palavra “chegado” deveria ser flexionada no feminino — chegada.
  • D. A forma verbal “Tinha” poderia ser substituída por Havia, sem prejuízo da correção gramatical nem do sentido original do texto.
  • E. A substituição do vocábulo “o” por ao preservaria o sentido original do texto, mas prejudicaria sua correção gramatical.

Em relação ao(s) tipo(s) de discurso, pode-se afirmar que o texto II está escrito em:

  • A. discurso direto.
  • B. discurso indireto.
  • C. discurso direto livre.
  • D. discurso indireto livre.
  • E. discurso direto e indireto.

A respeito da estrutura morfossintática de períodos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. Em “adaptar-se a circunstâncias” (linha 6), caso se flexione o termo sublinhado no plural, o sinal indicativo de crase deverá ser empregado.
  • B. No trecho “não se ativer a uma maneira única de comandar, mas sim adaptar-se” (linhas 5 e 6), a vírgula que antecede a conjunção “mas” é facultativa.
  • C.
  • D. A oração “ele não será digno de comandar seus soldados” (linha 10) é coordenada sindética explicativa.
  • E. Nas linhas 1 e 2, em todas as ocorrências, os ponto e vírgulas podem ser substituídos por dois-pontos.

Considere o trecho “[...] carregando um inválido, ou uma mulher, ou uma criança, que sua bravura arrancou das garras de uma horrenda morte.” (3º§) e assinale a afirmativa a respeito dos elementos morfossintáticos que o constituem que é verdadeira.

  • A. O “que” exerce a função de sujeito da oração, além de ser pronome relativo.
  • B. O termo “ou” liga orações que estão subordinadas a uma mesma oração principal.
  • C. Ao substituir o “que” por “tendo” a única alteração necessária é em relação à forma verbal “arrancou”.
  • D. As duas ocorrências da conjunção “ou” antecedem, imediatamente, sintagmas que exercem a mesma função sintática.

Considerando como referência as classes de palavras e as relações sintáticas que constituem o período “‘É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.’” (linhas de 23 a 26), assinale a alternativa correta.

  • A. O sujeito da oração “É preciso” é indeterminado, pois a ação expressa pelo verbo não se refere a um ser específico.
  • B. A oração “para garantir” relaciona-se por coordenação com a anterior, acrescentando-lhe uma ideia de finalidade.
  • C. O termo “regularmente” indica o estado ou a qualidade do sujeito “as pessoas”, por isso funciona como predicativo do sujeito.
  • D. O termo “a necessidade” está para o verbo “entendam”, assim como a oração “que as pessoas entendam a necessidade” está para o verbo “garantir”.
  • E. A conjunção “e”, em suas duas ocorrências, relaciona orações coordenadas entre si.

Releia o segmento a seguir: “Dizer que conseguimos chegar num equilibrado mundo prenhe de valores que transmitimos a nossos filhos, o que, em outras palavras mais compreensíveis, é sinônimo de educação” (8º§). Uma reescrita, preservando-se a correção linguística e a coerência, para tal segmento é:

  • A. Dizer que nós conseguimos chegar a um equilibrado mundo cujos valores transmitimos a nossos filhos, o que é sinônimo de educação.
  • B. Dizer, ainda, que conseguimos chegar a um equilibrado mundo cheio de valores para transmitindo-lhe a nossos filhos, é sinônimo de educação.
  • C. Dizer que conseguimos chegar à equilibrado mundo cheio de valores que transmitimos aos nossos filhos, o que, em outras palavras mais compreensíveis, é sinônimo de educação.
  • D. Dizer que é possível chegar a um equilibrado mundo prenhe de valores para que transmitindo a nossos filhos, o que, em outras palavras mais compreensíveis, é sinônimo de educação.
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