Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Levando em consideração os dois últimos parágrafos e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Sendo retirados os acentos gráficos das palavras “Daí”, “país” e “público”, dar-se-ia origem a três novas palavras existentes na Língua Portuguesa, mas de sentidos diferentes.
  • B. Em “descentralização”, o prefixo “des-” possui o mesmo significado que o existente nos prefixos dos termos “transversalidade” e “intersubjetivas”.
  • C. Como em “intersubjetivas”, observa-se nos termos “interrelação” e “intercontinental” uma adequação às convenções ortográficas vigentes.
  • D. No trecho: “ofensas a direitos” é necessária a utilização de acento grave indicativo de crase (à), já que o substantivo “ofensas” rege preposição “a”.
  • E. Em “que seja capaz de tornar iguais”, o termo destacado refere-se a “princípios”, citado no fragmento anterior.

Sobre os documentos oficiais e as suas espécies, correlacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Documento utilizado para o estabelecimento de condições sobre assuntos de interesses variados, tornando-se público por meio de anúncios na imprensa, no Diário Oficial da União ou de fixação em lugares públicos.

2. Utilizado internamente por chefes e dirigentes para tratar de assuntos administrativos de interesse do próprio órgão ou entidade; sua divulgação ocorre em várias unidades administrativas.

3. Documento expedido por ministros de Estado ou dirigentes dos órgãos da Administração Pública Federal para as práticas necessárias ao devido andamento dos serviços dentro da área específica de atuação do órgão.

4. Ato administrativo expedido pelo presidente da República, referendado por um ministro de Estado, com fins específicos, gerais ou individuais.

( ) Decreto.

( ) Edital.

( ) Memorando-circular.

( ) Portaria.

  • A. 4/ 1/ 2/ 3
  • B. 3/ 1/ 2/ 4
  • C. 1/ 4/ 2/ 3
  • D. 1/ 2/ 3/ 4
  • E. 3/ 1/ 4/ 2

Levando em consideração o quarto parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. A expressão “A despeito de” introduz, nesse parágrafo, uma ideia de causa e consequência, que também seria exercida se essa expressão fosse substituída por “Por conta de”.
  • B. O trecho “(de que seria exemplo a liberdade religiosa)” pode ser reescrito como “(cujo exemplo seria a liberdade religiosa)”, sem que haja prejuízo para o sentido ou para a correção gramatical.
  • C. O trecho “(de que seria exemplo a liberdade religiosa)” pode ser reescrito como “(cujo exemplo seria a liberdade religiosa)”, sem que haja prejuízo para o sentido ou para a correção gramatical.
  • D. No trecho: “estatísticas indicam que tais direitos estão longe de serem eficazes”, a expressão destacada pode ser substituída por “estes”, sem que haja prejuízo para o sentido ou para a correção gramatical.
  • E. Em “A despeito de o sistema jurídico outorgar”, há uma construção condenada em textos escritos na modalidade padrão da língua; a recomendação, nesse caso, é realizar a contração entre a preposição e o artigo (“do”).

Levando em consideração o último parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Pelo contexto, percebe-se que “consagrada” significa “digna de aclamação”, e “vilipendiados” é sinônimo de “esforçados”, “persistentes”.
  • B. No trecho: “souberam não obstante ensinar aos seus senhores (...)”, a expressão destacada pode ser substituída por “enfim”, sem prejuízo para o sentido original do trecho.
  • C. No último período do texto, a conjunção adversativa “mas” pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido original do trecho, por “entretanto”.
  • D. No trecho: “ensinar aos seus senhores o que valem a dedicação e a retidão moral”, a prescrição gramatical condena a flexão do verbo destacado no singular.
  • E. No último período do texto, acrescentar “nos” como complemento do verbo “legar” (“mas nos legaram qualidades humanas”) seria gramaticalmente aceitável e manteria a coerência com o sentido que a frase original assume no contexto.

Levando em consideração o quarto parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Na expressão: “Pessoas gradas”, no segundo período, o adjetivo destacado significa “agradecidas”, referindo-se, portanto, ao sentimento das pessoas diante do resultado da luta de Maria Velha.
  • B. No trecho: “Depois, recolheu-se à apagada humildade”, a omissão do acento indicativo de crase seria gramaticalmente possível, entretanto implicaria uma alteração no sentido original da frase.
  • C. É opcional o uso da vírgula após “Se não me engano”, assim como seria opcional esse uso antes da conjunção “e” em “As pessoas gradas compareceram e o padre rezou a primeira missa”.
  • D. As ações representadas pelos verbos destacados em “Maria Velha teve um momento” e “ali estavam os brancos” possuem, respectivamente, uma relação de anterioridade e de concomitância com a representada pelo verbo “fazer” em “quem fizera aquela obra de Deus fora ela”.
  • E. O trecho “recolheu-se à apagada humildade” está na voz passiva sintética. Sua transposição para a voz passiva analítica (“a apagada humildade foi recolhida”) não implicaria prejuízo semântico para o texto.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. A expressão “Ignoro”, utilizada no 2º parágrafo, compõe uma cadeia de sentido com construções posteriores do texto, como “creio que na casa dos 80” (3º parágrafo) e “Se não me engano” (4º parágrafo), todas elas reveladoras de uma esperada imprecisão do autor, dado estar relatando memórias antigas.
  • B. O pronome relativo “que”, utilizado no último trecho do 1º parágrafo, pode ser substituído, sem que ocorra desvio à prescrição gramatical ou prejuízo semântico, por “a qual”, visto que manteria correta relação de sentido e de concordância com seu referente “construção”.
  • C. Em “Prometeu construir a capela com o fruto de seu trabalho e de donativos”, a substituição da segunda ocorrência da preposição “de” pela preposição “com” não representaria nenhum prejuízo semântico para o texto nem alteraria efetivamente as relações sintáticas da frase.
  • D. No 1º parágrafo, seria opcional o uso de uma vírgula após “Santa Ifigênia”, sem que isso alterasse o sentido ou a correção gramatical do trecho; já a vírgula após “construção” justifica-se devido ao caráter explicativo da oração adjetiva que a sucede, por isso a opção de tirá-la implicaria alteração no sentido original da frase.
  • E. No 2º parágrafo, em “Prometeu construir a capela”, a substituição do termo sublinhado por um pronome oblíquo átono geraria a construção “Prometeu construí-la”. Conforme as regras vigentes de acentuação, o uso do acento em “construí-la” se dá pelo mesmo motivo que o presente em palavras como “fazê-la” ou “levantá-la”.

Assinale a alternativa que apresenta a melhor reescritura do terceiro parágrafo segundo as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, preservando o sentido que assume no texto.

  • A. Assinale a alternativa que apresenta a melhor reescritura do terceiro parágrafo segundo as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, preservando o sentido que assume no texto.
  • B. Na medida em que há décadas o Movimento Negro brasileiro, sindicatos, universidades e setores progressistas denunciam o racismo e propõem políticas para sua superação, o Governo Federal não havia assumido uma política nacional articulada e contínua para a promoção da igualdade racial.
  • C. O Governo Federal não havia assumido uma política nacional articulada e contínua para a promoção da igualdade racial, tanto que há décadas o Movimento Negro brasileiro, sindicatos, universidades e setores progressistas denunciam o racismo e propõem políticas para sua superação.
  • D. O Governo Federal não havia assumido uma política nacional articulada e contínua para a promoção da igualdade racial, apesar de há décadas o Movimento Negro brasileiro, sindicatos, universidades e setores progressistas denunciarem o racismo e proporem políticas para sua superação
  • E. Há décadas o Movimento Negro brasileiro, sindicatos, universidades e setores progressistas denunciam o racismo e propõem políticas para sua superação; o Governo Federal não havia, pois, assumido uma política nacional articulada e contínua para a promoção da igualdade racial.

Em relação às vozes verbais, analise o trecho abaixo.

Os cálculos foram realizados a fim de precisar o orçamento.

 Assinale a alternativa que apresenta oração com a qual não é possível formar a voz verbal em destaque no trecho acima.

  • A. Precisa-se de novos funcionários.
  • B. Recomenda-se usar novos procedimentos para a manufatura dos produtos.
  • C. Inaugurou-se os novos complexos habitacionais.
  • D. Não se permite o uso de celulares nesta reunião.
  • E. Enviou-se a correspondência aos cuidados do cliente.

Em relação à pontuação, analise as orações abaixo.

I. Todos, aguardavam ansiosos, a chegada do Presidente.

II. Paulo, que entregava nossas cartas aos clientes, faleceu na manhã de hoje.

III. As garotas saíram, e os garotos continuaram de castigo.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. II, apenas.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à colocação pronominal, assinale a alternativa correta.

  • A. Não permitia-se fazer baderna na sala.
  • B. Quem ajudou-lhe a fazer as malas?
  • C. Decidiu ver ela e matar a saudade.
  • D. Conquistá-lo-ei com meus encantos.
  • E. Em tratando-se de honestidade, era meu amigo mais confiável.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...