Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No primeiro parágrafo do texto, no trecho: “deverão proceder ao enquadramento dos mesmos no Plano de Carreira”, a expressão destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo de sentido, por “destes”.

  • B.

    A última oração do primeiro parágrafo, “de que trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005.”, pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “de que se trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005.”.

  • C.

    A primeira oração do segundo parágrafo do texto, “O enquadramento dos servidores será promovido em cada IFE”, pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Se promoverá o enquadramento dos servidores em cada IFE”.

  • D.

    Na primeira oração do segundo parágrafo do texto, “O enquadramento dos servidores será promovido em cada IFE pela Comissão nstituída nos termos do art. 19”, o autor deveria ter utilizado uma vírgula antes do trecho destacado.

Assinale a alternativa que apresenta erro de acentuação.

  • A.

    Tendão/ clavícula/ claudicação.

  • B.

    Crepitação/ desinfecção/ dorsiflexão.

  • C.

    Luxação/ liofilização/ neurólise.

  • D.

    Mediope/ órtese/ protese.

Assinale a alternativa que apresenta erro na pontuação.

  • A.

    José, Maria e João, filhos de Joaquim, viajam todos os dias para estudar.

  • B.

    Por favor, você sabe onde fica esta rua?

  • C.

    Muitas das pessoas que chegaram atrasadas, ficaram sem convite.

  • D.

    Quando seu pai chegar, vou contar a ele o ocorrido.

Assinale a alternativa correta em relação à pontuação.

  • A.

    A vida não é a que a gente viveu: e sim a que a gente recorda e como recorda para contá-la.

  • B.

    A vida não é, a que a gente viveu e, sim, a que a gente recorda; e como recorda para contá-la.

  • C.

    A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.

  • D.

    A vida, não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda e, como, recorda para contá-la.

Leia os períodos abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

1. Espero que Fernando tenha __________ (trazer) os brinquedos que prometeu.

2. Se __________ (caber) todos nos carro, iríamos juntos.

3. Renata __________ a prova antes de entregar.

  • A.

    trago/ couberdes/ reveu

  • B.

    trazido/ coubéssemos/ reviu

  • C.

    trago/ caibamos/ reviu

  • D.

    trazido/ coubéssemos/ reveu

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à ocorrência ou não de crase, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Estamos dispostos à correr mais, para perder peso.

  • B.

    O dia a dia do profissional da saúde é bastante agitado.

  • C.

    Já informamos àqueles pacientes que faremos uma nova contratação.

  • D.

    Estávamos nos referindo a pessoas que ainda não foram atendidas.

Em relação ao plural dos nomes, assinale a alternativa correta de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa.

  • A.

    Peão – peães.

  • B.

    Tórax – tóraxes.

  • C.

    Míssil – míssis.

  • D.

    Cidadão – cidadãos

A pontuação empregada no trecho “Depois de prefeituras e governos estaduais receberem ou adquirirem cerca de 600 mil laptops, por meio do Programa Um Computador por Aluno (UCA), o Ministério da Educação (MEC) acena com a possibilidade de inserir os tablets nas salas de aulas das escolas públicas brasileiras, e os coordenadores educacionais agradam-se da medida” segue as mesmas regras das presentes em

  • A.

    “Após muitos anos de trabalho, o vencedor do prêmio Jabuti, que contempla uma pessoa do setor literário, sentiu-se agraciado e recompensado pelas horas, dias e anos de trabalho”.

  • B.

    “Apesar da insistência dos alunos e dos pais, o horário das aulas, do turno da manhã e da tarde, não seriam modificados, nem tampouco diminuídos”.

  • C.

    “Se as aulas forem ministradas no pátio escolar, provavelmente, os alunos, com dificuldade em manter a atenção, serão prejudicados”.

  • D.

    “Quando os mestres definiram as tarefas bimestrais, depois de apresentarem o conteúdo programático muitos pais agradaram-se da metodologia adotada, e os filhos entenderam o significado do desafio lançado”.

Quanto à ortografia e de acordo com o contexto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A Diretoria reconheceu os esforços do gerente de departamento e seu trabalho foi exalçado.

  • B.

    Impedido de ir à excurção, o filho chorou e não quis mais ir à escola.

  • C.

    Este profissional tem larga experiência; é esperto em xilogravura.

  • D.

    A sala era modesta: no canto, uma mesa de madeira; as cortinas eram de renda e as cadeiras eram alcochoadas.

  • E.

    Aquele motorista incalto provocou o acidente que matou a equipe de vôlei da cidade.

De acordo com os estudos linguísticos, as ideias expressas nos conectivos destacados em “Especialistas concordam que o sucesso do uso das tecnologias em educação não depende apenas da plataforma utilizada e dos conteúdos digitais disponíveis, mas também da forma como a escola irá inserir essas ferramentas no aprendizado.” Exprimem, respectivamente,

  • A.

    adversidade e consequência.

  • B.

    adição e adição.

  • C.

    adição e ênfase.

  • D.

    restrição e conclusão.

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