Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU)

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Considerando as várias possibilidades de alteração dos constituintes e da pontuação dada na máxima de Celsus (enunciado da questão anterior), assinale a alternativa CORRETA que não al-tera o sentido original.

  • A.

    Saber as leis, não é recordar as palavras suas. É compreender-lhes, portanto, a força e o espí-rito.

  • B.

    Saber as leis, não é recordar as suas palavras, compreender-lhes, contudo, a força e o espírito.

  • C.

    Saber as leis não é recordar as suas palavras. É compreender-lhes a força e o espírito.

  • D.

    Saber as leis é não recordar as suas palavras, mas compreender-lhes a força, e o espírito.

Complete as lacunas com as palavras grafadas corretamente, na ordem em que aparecem:

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    há – trás – organisações – banalisação – omição – brechas – encaixa – detêm – obtensão

  • B.

    a – tráz – organizações – banalisação – omissão – brexas – encaicha – detém – obtenção

  • C.

    há – trás – organizações – banalização – omissão – brechas – encaixa – detém – obtenção

  • D.

    à – tráz – organizações – banalização – omição – brexas – encaixa – detêm – obtenção

A crase é usada no trecho: O culpado, disseram, cedera à monomania do assassínio e do roubo porque o verbo ceder exige a preposição a (transitivo indireto). Assinale a alternativa em que a regra de uso da crase NÃO corresponda à regência verbal.

  • A.

    A população, atendendo às confissões do réu, resolveu ajudar.

  • B.

    A descrição do réu permitiu às pessoas ordenar os fatos do crime.

  • C.

    O testemunho de algumas pessoas foi favorável à redução da pena do réu.

  • D.

    O culpado renovou as declarações, sem fugir às evidências.

Analise a concordância nominal nas frases abaixo e escreva (C) para CERTO e (E) para ERRADO.

( ) Esses livros devem ter custado caros.

( ) Leia este artigo e estas cartas antigas.

( ) Ando meia cansada ultimamente.

( ) O jantar foi preparado por elas mesmas.

( ) Depois da viagem da filha, eles estão se sentindo só.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo é:

  • A.

    C – C – E – E – C

  • B.

    E – C – C – E – E

  • C.

    C – E – C – C – C

  • D.

    E – C – E – C – E

Sobre o acento indicativo da crase, escreva (C) para CERTO e (E) para ERRADO.

( ) O combate mais eficaz à organização criminal da pirataria é o de prevenção e de repressão.

( ) A garçonete moreninha com rosto de indiana indicou à mesa.

( ) Enviei o relatório diretamente à casa do diretor da empresa.

( ) Peça a colega que arrume a sala de reuniões para às 16 horas.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo é:

  • A.

    C – E – E – E

  • B.

    C – E – C – E

  • C.

    E – C – E – C

  • D.

    E – C – C – C

Assinale a alternativa em que o verbo destacado está CORRETAMENTE empregado.

  • A.

    Noventa por cento dos infectados pelo Mal de Chagas tomaram caldo de cana na barraca Na-vegantes II

  • B.

    Os Estados Unidos interviram no conflito.

  • C.

    Erros pretéritos não justificam medidas que contém o propósito de aumentar a arrecadação de impostos.

  • D.

    Sobraria, portanto, somente duas opções para a tomada de decisões.

Considerando o Texto 2, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    O trecho: como daquele general que, tendo combinado com o inimigo uma trégua de trinta di-as, devastava seus campos à noite, alegando que a trégua era dos dias, não das noites (linhas 4-6) mostra um exemplo de "viciosa interpretação do direito"

  • B.

    O texto de Cícero denuncia as interpretações equivocadas do direito a favor de uma minoria que se sente prejudicada pela justiça.

  • C.

    O conhecido provérbio Summum ius, summa iniuria depõe contra a justiça em geral.

  • D.

    O vocábulo também (linha 1) garante que outras injustiças causadas por certa dose de má-fé ocorrem além daquelas exemplificadas no texto.

Há muitas palavras acentuadas no Texto 1. Elas podem ser distribuídas em grupos de acordo com variadas regras de acentuação gráfica. Assinale a alternativa em que as palavras acentuadas estejam agrupadas por motivos distintos:

  • A.

    concluíram, réu, juízes;

  • B.

    vítima, dúvida, hipocondríaca;

  • C.

    assassínio, partidários, comédia;

  • D.

    supôs(-se), escondê(-lo), está.

Lendo com atenção as proposições abaixo, assinale a opção que preencha, seqüencialmente, as lacunas.

I - O amor é um lugar ................... as mulheres se sentem seguras.

II - Esta é a escritora francesa, .................. obra ganhou muitos prêmios.

III - Podemos afirmar .................: os portões serão abertos às 15 horas.

IV - O carro ....................... o delegado perseguiu os bandidos voltou intacto.

  • A.

    em cujo – que a cuja – isso – que

  • B.

    onde – cuja – isto – com o qual

  • C.

    aonde – cuja – que – cujo

  • D.

    que – esta – isto – com cujo

Assinale a alternativa CORRETA.

As expressões "dessa época", "esse século" e "a", destacadas no texto 2, referem-se, respecti-vamente, aos seguintes termos:

  • A.

    "do século XVIII", "o século XVIII" e "o aparecimento da palavra sociologia".

  • B.

    "do século XVIII", "o pensamento ocidental" e "a dupla revolução".

  • C.

    "da Idade Média", "o século XVIII" e "o surgimento da sociedade capitalista".

  • D.

    "do século XIX", "o ocidente europeu" e "a revolução industrial".

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