Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Os pronomes seu (l. 03) e sua (l. 19) estabelecem  uma relação entre um elemento possuidor e um  elemento possuído. Assinale a alternativa que  apresenta corretamente o elemento possuidor  seguido pelo elemento possuído na relação estabelecida  por esses dois pronomes, respectivamente.
                                 Os pronomes seu (l. 03) e sua (l. 19) estabelecem  uma relação entre um elemento possuidor e um  elemento possuído. Assinale a alternativa que  apresenta corretamente o elemento possuidor  seguido pelo elemento possuído na relação estabelecida  por esses dois pronomes, respectivamente.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Se a palavra água (l. 11) estivesse no plural, quantas  outras palavras na frase deveriam, necessariamente,  sofrer modificações para fins de concordância?
                                 Se a palavra água (l. 11) estivesse no plural, quantas  outras palavras na frase deveriam, necessariamente,  sofrer modificações para fins de concordância?
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 
                                 
Considere as seguintes afirmações referentes a trechos do texto.
I - O trecho Ele diz que, quando Narciso morreu, vieram as Oréiades  deusas do bosque  e viram que a água doce do lago havia se transformado em lágrimas salgadas (l. 09-12) está em discurso indireto.
II - O trecho Choro por Narciso (l. 14) está em discurso indireto livre.
III - O trecho Mas Narciso era belo?, quis saber o lago (l. 20) está em discurso indireto.
Quais estão corretas?
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa que apresenta uma frase com  sentido literal equivalente ao da frase Quase todo  mundo conhece a história original (grega) sobre  Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia  contemplar seu rosto num lago (l. 01-03).
                                 Assinale a alternativa que apresenta uma frase com  sentido literal equivalente ao da frase Quase todo  mundo conhece a história original (grega) sobre  Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia  contemplar seu rosto num lago (l. 01-03).
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 
                                 
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir.
( ) Os dois-pontos da linha 02 poderiam ser substituídos por um ponto e vírgula sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.
( ) O uso da vírgula depois de perto, na linha 05, é facultativo.
( ) As vírgulas depois de que e manhã (l. 04) estão sendo empregadas pelo mesmo motivo que as vírgulas depois de que (l. 09) e morreu (l. 10).
( ) Os travessões empregados nas linhas 10 e 11 poderiam ser substituídos por parênteses sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa que contém uma versão  correta do trecho Ah, não nos espanta que você  chore por Narciso (l. 15) em discurso indireto.
                                 Assinale a alternativa que contém uma versão  correta do trecho Ah, não nos espanta que você  chore por Narciso (l. 15) em discurso indireto.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Se as ocorrências da palavra você nas linhas 13, 15,  17 e 21 fossem substituídas por ocorrências da palavra  tu, como ficariam as formas verbais chora (l. 13),  chore (l. 15), era (l. 17) e poderia (l. 21), respectivamente,  para fins de concordância?
                                 Se as ocorrências da palavra você nas linhas 13, 15,  17 e 21 fossem substituídas por ocorrências da palavra  tu, como ficariam as formas verbais chora (l. 13),  chore (l. 15), era (l. 17) e poderia (l. 21), respectivamente,  para fins de concordância?
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa que apresenta uma versão  gramaticalmente correta para a frase No lugar onde  caiu, nasceu uma flor, que passamos a chamar  de Narciso (l. 06-07), caso o trecho passamos a  chamar de Narciso fosse substituído por passamos  a simpatizar.
                                 Assinale a alternativa que apresenta uma versão  gramaticalmente correta para a frase No lugar onde  caiu, nasceu uma flor, que passamos a chamar  de Narciso (l. 06-07), caso o trecho passamos a  chamar de Narciso fosse substituído por passamos  a simpatizar.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa que apresenta um verbo conjugado  no presente do modo indicativo e um verbo  conjugado no presente do modo subjuntivo, respectivamente.
                                 Assinale a alternativa que apresenta um verbo conjugado  no presente do modo indicativo e um verbo  conjugado no presente do modo subjuntivo, respectivamente.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente,  as lacunas das linhas 63, 69 e 73.
                                 Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente,  as lacunas das linhas 63, 69 e 73.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
 
        Aguarde, enviando solicitação...