Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa que apresenta uma frase  gramaticalmente correta com sentido literal equivalente  ao do período que inicia com Ela (l. 05) e termina  com saúde (l. 09).
                                 Assinale a alternativa que apresenta uma frase  gramaticalmente correta com sentido literal equivalente  ao do período que inicia com Ela (l. 05) e termina  com saúde (l. 09).
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente,  a classificação gramatical correta para as conjunções  se (l. 28), portanto (l. 59) e embora (l. 76).
                                 Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente,  a classificação gramatical correta para as conjunções  se (l. 28), portanto (l. 59) e embora (l. 76).
Língua Portuguesa - Crase - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 
                                 
Considere as seguintes propostas de substituição de palavras do texto.
I - Substituição de anular (l. 31) por anulação.
II - Substituição de influenciavam (l. 44) por exerciam influência.
III - Substituição de ouvem (l. 51) por valorizam.
Quais dessas substituições criariam condições, no período em que fossem realizadas, para o uso do acento grave, indicador de crase?
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa com um período extraído do  texto que NÃO contém oração na voz passiva.
                                 Assinale a alternativa com um período extraído do  texto que NÃO contém oração na voz passiva.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa que apresenta a classificação  correta relativa ao tempo e modo das formas verbais  fossem (l. 29) e possa (l. 76), respectivamente.
                                 Assinale a alternativa que apresenta a classificação  correta relativa ao tempo e modo das formas verbais  fossem (l. 29) e possa (l. 76), respectivamente.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa que contém substantivo formado  pelo processo de derivação regressiva.
                                 Assinale a alternativa que contém substantivo formado  pelo processo de derivação regressiva.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale o período extraído do texto que NÃO contém  oração na voz passiva.
                                 Assinale o período extraído do texto que NÃO contém  oração na voz passiva.
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 
                                 
Considere o trecho a seguir, extraído do texto.
O National Bureau of Economic Research fez um estudo que revela que, se os anúncios de redes de fast food fossem eliminados, a obesidade infantil diminuiria em até 20%. Também aponta que a publicidade infantil tende a anular a autoridades dos pais, criando um confronto entre as mensagens publicitárias e os valores familiares. (l. 26-33)
Assinale a alternativa que apresenta a classificação gramatical correta para as três palavras sublinhadas no trecho acima, na ordem em que aparecem.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 
                                 
Considere as afirmações a seguir sobre o uso de vírgulas no texto.
I - As vírgulas depois de Empresas (l. 20) e número (l. 21) são usadas em função da mesma regra que exige as vírgulas depois de McNeal (l. 34) e infantil (l. 35).
II - As vírgulas das linhas 47 e 48 são usadas para isolar um vocativo.
III - A vírgula depois de produtos (l. 61) é usada em função da mesma regra que exige a vírgula da linha 70.
Quais estão corretas?
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
 Assinale a alternativa que apresenta oração subordinada  adjetiva explicativa extraída do texto.
                                 Assinale a alternativa que apresenta oração subordinada  adjetiva explicativa extraída do texto.
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