Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As crianças cresciam em altura e maturidade. O crescimento das crianças se dava na mesma proporção em que cresciam as preocupações dos pais com o futuro delas. Cresciam também as preocupações com o presente das crianças. As preocupações existiam porque aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma.

Cada alternativa apresenta uma proposta de organização das frases acima em um só período. O que está claro, coerente e em conformidade com a norma-padrão, sem prejudicar o sentido original, é:

  • A. As preocupações dos pais cresciam, por causa do futuro e também do presente, na medida em que cresciam as crianças, em altura e maturidade, sendo que aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma.
  • B. Proporcionalmente, cresciam as crianças em altura e maturidade e também cresciam as preocupações dos pais, pelo seu futuro e até presente, mesmo porque aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma.
  • C. Devido ao crescimento das crianças, em altura e maturidade, naquela pequena vila que há tempos não era mais a mesma, os pais também se preocupavam com o seu presente e o seu futuro.
  • D. À medida que as crianças cresciam em altura e maturidade, cresciam também as preocupações dos pais, tanto em relação ao futuro quanto ao presente delas, uma vez que aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma.
  • E. Aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma e em relação a isso, quando as crianças cresciam em altura e maturidade, os pais também o faziam, preocupados tanto com o presente quanto com seu futuro.

Atente para as seguintes frases:

I. O sentido controverso da palavra discussão, deve-se ao modo pelo qual costumam agir, os contendores, ao exporem seus argumentos.

II. Há discussões nas quais, por excesso de paixão, os argumentos sequer são considerados, dada a exacerbação dos ânimos.

III. Parece improvável que numa discussão acirrada, possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são analisados.

Quanto à virgulação, está inteiramente correto o que consta APENAS em

  • A. II.
  • B. I.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

O segmento do texto que está traduzido de maneira a não prejudicar o sentido original é:

  • A. Esse lento vir a ser / Esse fugaz começar a ser o que não era antes.
  • B. ao mesmo tempo matemático e falastrão / simultaneamente preciso e de superlativa eficiência.
  • C. vai pouco a pouco desfigurando nosso velho semblante cultural / vai paulatinamente atualizando nosso antiquado perfil cultural.
  • D. no batido ramerrão do imaginário religioso nacional / na surrada e monótona repetição do imaginário religioso nacional.
  • E. introdução gradual, mas nem por isso menos corrosiva / inserção pontual, mas nem por isso menos avassaladora.

A frase em que há emprego da voz passiva e em que todas as formas verbais estão adequadamente correlacionadas é:

  • A. Um amigo de verdade seria sempre necessário para que fôssemos impelidos a acreditar mais em nós mesmos.
  • B. A ausência do amigo seria uma lacuna insanável caso não venhamos a contar com nossa memória, que nos povoa com imagens.
  • C. Ao passarmos a olhar as coisas com os olhos do amigo que perdemos, estaríamos convencidos do valor que déramos à sua perspectiva.
  • D. São falsos amigos aqueles que, em qualquer ocasião, passassem a desfiar elogios quando, de fato, merecermos recriminações.
  • E. Teríamos tido decepções com alguns amigos se esperarmos que eles possam nos oferecer todo o afeto de que precisássemos.

Falava das decisões tomadas de “cabeça fria”... (2º parágrafo)

O verbo que, no contexto, possui o mesmo tipo de complemento do grifado acima está em:

  • A. Satisfação no trabalho não significa necessariamente prazer... (4º parágrafo)
  • B. A sugestão parece imprudente... (2º parágrafo)
  • C. ... quando uma escolha não faz sentido... (4º parágrafo)
  • D. ... as razões que mais pesam nas grandes escolhas... (2º parágrafo)
  • E. ... a construção de sentido requer tempo e persistência. (4º parágrafo)

Considerando-se o contexto, mantêm-se a correção e o sentido de um segmento do texto caso se venha a

  • A. excluir as vírgulas em Já os conservadores, que negam a teoria de Darwin (...), pregam o darwinismo social (2ºparágrafo).
  • B. substituir o elemento sublinhado em o que vai contra suas convicções progressistas (1º parágrafo) por o que ratifica.
  • C. substituir a construção não quer outra coisa senão um planejamento (3ºparágrafo) por não abre mão além de um planejamento.
  • D. iniciar com a forma verbal Pregam o período que começa por A sobrevivência, portanto (...) (2º parágrafo).
  • E.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A. mutações fortuitas na evolução (1ºparágrafo) // transformações taxativas da progressão
  • B. aceitar posições conservadoras (1º parágrafo) // ir de encontro a teses retrógradas
  • C. aceita a ascendência de macacos (3º parágrafo) // acata a superioridade de símios
  • D. deve seu progresso à ganância (3º parágrafo) // assume como vitoriosa sua ambição
  • E. denunciam a interferência indevida (4º parágrafo) // acusam a intromissão inoportuna

A respeito da pontuação do texto, afirma-se corretamente:

  • A. A vírgula assinala a elipse do verbo em Outros, que se trata de uma projeção neurótica imaginária. (1º parágrafo)
  • B. Uma vírgula pode ser acrescentada imediatamente após “que”, sem prejuízo da correção e da clareza, em Kierkegaard nos lembra que o amor só se conhece pelos frutos. (último parágrafo)
  • C. Em A falta de amor na vida produz um certo ceticismo em relação ao mundo, uma vírgula pode ser inserida imediatamente após “vida”. (3º parágrafo)
  • D. O sinal de dois-pontos pode ser acrescentado imediatamente após “porque” no segmento porque este é sempre visto com desprezo. (5º parágrafo)
  • E. Em Isso implica que não há propriamente uma percepção do amor que não seja prática, uma vírgula pode ser acrescentada imediatamente após “há”, sem que se faça nenhuma outra modificação na frase. (último parágrafo)

Os elementos sublinhados são exemplos de uma mesma função sintática no seguinte segmento:

  • A. Nas redes sociais, emoções destemperadas convivem com confissões perturbadoras...
  • B. Os mais velhos devem se lembrar do tempo em que era feio "ouvir conversa alheia”.
  • C. Hoje é impossível transitar por qualquer espaço público sem recolher informações pessoais...
  • D. Ainda é possível ter privacidade em meio a celulares (...)?
  • E. ...a reclamação por privacidade é recebida como o mais condenável egoísmo.

Freud uma vez recebeu carta de um conhecido pedindo conselhos...

Sem prejuízo da correção e do sentido, o elemento sublinhado acima pode ser substituído por:

  • A. através de que se pedia
  • B. que lhe pedia
  • C. da qual pedia-lhe
  • D. onde pedia-se
  • E. em que se pedia
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