Questões de Língua Portuguesa da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF)

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A expressão "educação a distância" escreve-se sem uso do sinal indicador da crase sobre o a tendo em vista o seguinte fato:

  • A. Nota-se uma impossibilidade de emprego do sinal da crase pelo fato de o substantivo distância estar no singular.
  • B. Verifica-se que o sinal da crase é dispensável em face da mera possibilidade de regência indireta.
  • C. Trata-se de emprego do substantivo distância sem determinação do artigo definido.
  • D. Cuida-se de uma regência nominal direta no substantivo educação.

"Ao invés de se somarem às tentativas de superação de carências educacionais transformam-se em fontes de investimento privado." Esse trecho do texto é alterado em cada alternativa abaixo. A nova redação não está correta, segundo a norma escrita contemporânea, em:

  • A. Ao invés de se somarem às tentativas de superação de carências educacionais, transformam- se em fontes de investimento privado.
  • B. Ao invés de somarem-se às tentativas de superação de carências educacionais transformam- se em fontes de investimento privado.
  • C. Ao invés de se somarem às tentativas de superação das carências educacionais transformam- se em fontes de investimento privado.
  • D. Ao invés de se somarem à tentativas de superação de carências educacionais transformamse em fontes de investimento privado.

Recebem acento gráfico, em conformidade com a mesma norma, as palavras do texto relacionadas na seguinte alternativa:

  • A.

    perpétuas / indispensável / herético;

  • B.

    visíveis / pseudônimo / juízes;

  • C.

    laboratórios / Júlio / judiciários;

  • D.

    inquérito / polícia / gaúcho;

  • E.

    três / alguém / céu.

Na citação (2) o uso da preposição de em "dele" provém da presença na mesma frase do verbo "receber" (receber algo de alguém); a frase em que o emprego da preposição em destaque está errado é:

  • A.

    devemos apurar a razão por que o crime foi cometido;

  • B.

    não se sabe o assunto sobre que os criminosos discutiam;

  • C.

    não se sabe a que lugares as vítimas foram levadas;

  • D.

    ignoram-se as informações de que a polícia aguardava;

  • E.

    os policiais perderam a arma com que os bandidos assaltaram.

O termo em negrito no período "- Mas, e o senhor por que então está vigiando, se é dia de descanso?" pode ser grafado, em português, de quatro formas distintas, de acordo com o contexto. Das frases abaixo, aquela em que há erro de grafia é:

  • A.

    As portas estavam cerradas, e João Brandão não sabia por quê.

  • B.

    João Brandão desconhecia o motivo porque as portas estavam cerradas.

  • C.

    Por que as portas estão cerradas? – indagou João Brandão.

  • D.

    Só o vigilante sabia o porquê de as portas estarem cerradas.

  • E.

    O vigia informou que as portas estavam cerradas porque era feriado.

Em cada alternativa abaixo, substitui-se uma palavra ou expressão do texto original. A nova redação altera significativamente o sentido do texto em:

  • A.

    Neste diapasão, a eficiência técnica é adotada como parâmetro de qualidade para valorizar o ensino a distância.

    Neste nível, a eficiência técnica é adotada como parâmetro de qualidade para valorizar o ensino a distância.

  • B.

    As tecnologias educacionais dão a crer que possam atenuar disparidades educacionais em várias partes do mundo.

     As tecnologias educacionais levam a inferir que possam atenuar disparidades educacionais em várias partes do mundo.

  • C.

    Ensejando tal perspectiva, projetos de ensino a distância são inseridos em políticas educacionais autodenominadas inclusivas.

    Ensejando tal perspectiva, projetos de ensino a distância são inscritos em políticas educacionais autodenominadas inclusivas.

  • D.

    O discurso da democratização educacional dá lugar aos sutis mecanismos de privatização empreendidos por intermédio de programas de ensino a distância.

    O discurso da democratização educacional cede aos sutis mecanismos de privatização empreendidos por intermédio de programas de ensino a distância.

Em ambigüidades, o trema se justifica para assinalar a pronúncia da semivogal u. Dentre as palavras abaixo, o trema não foi bem empregado em:

  • A. tranqüilidade;
  • B. eqüidade;
  • C. agüentar;
  • D. extingüia.

O pronome de tratamento empregado para , governadores, secretários de estado e oficiais generais é:

  • A.

    Vossa Reverendíssima

  • B.

    Vossa Magnificência

  • C.

    Vossa Eminência

  • D.

    Vossa Senhoria

  • E.

    Vossa Excelência

A característica da redação oficial que consegue transmitir um máximo de informação com um mínimo de palavras é a:

  • A.

    concisão

  • B.

    c l a r e z a

  • C.

    finalidade

  • D.

    formalidade

  • E.

    padronização

Em "Einstein criou uma teoria mais acurada" (linha 3-4), o adjetivo em destaque significa o mesmo que:

  • A.

    inventiva;

  • B.

    depurada;

  • C.

    atualizada;

  • D.

    esmerada.

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