Questões de Língua Portuguesa da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF)

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"Suas lógicas antagônicas irão se opor na disputa para prover inadiáveis demandas educacionais." O verbo prover, usado na frase acima, está mal conjugado em:

  • A. Várias instituições não-governamentais proveriam projetos educacionais.
  • B. Apenas uma instituição não-governamental proveu projetos educacionais.
  • C. Não se esperava que instituições não-governamentais provissem projetos educacionais
  • D. Não se pode impor que instituições não-governamentais provejam projetos educacionais.

A conjunção que não substitui de forma adequada a conjunção mas, na citação (3) é:

  • A.

    no entanto;

  • B.

    todavia;

  • C.

    contudo;

  • D.

    porém;

  • E.

    no entretanto.

"A apropriação privada distorce proposições formais de universalização do ensino através das novas tecnologias educacionais." Escrita na voz passiva, essa frase passa a ter a seguinte estrutura:

  • A. Proposições formais de universalização do ensino distorcem a apropriação privada através das novas tecnologias educacionais.
  • B. Distorcem proposições formais de universalização do ensino através das novas tecnologias educacionais pela apropriação privada.
  • C. Proposições formais de universalização do ensino através das novas tecnologias educacionais são distorcidas pela apropriação privada.
  • D. A apropriação privada é distorcida pelas proposições formais de universalização do ensino através das novas tecnologias educacionais.

"Até o começo do século 20, a ciência recorria às idéias criadas no século 17 por Isaac Newton para entender a gravidade." Nessa frase do texto, há três palavras acentuadas graficamente: ciência, idéias e século. O acento gráfico tem, respectivamente, o mesmo amparo gramatical na seguinte alternativa:

  • A.

    ausência, céu, pêlo;

  • B.

    ímpio, estréia, néctar;

  • C.

    ópio, cordéis, âmbito;

  • D.

    paciência, instruí-las, célere.

"Em 1916 o alemão Karl Schwarzschild sugeriu que um corpo muito denso poderia curvar o espaço- tempo de tal forma que nada escapasse à sua atração, nem mesmo a luz." Nessa passagem do texto, o sinal indicador da crase deve ser avaliado da seguinte maneira:

  • A.

    É optativo, pois a crase não se configura obrigatoriamente.

  • B.

    Decorre da regência nominal em que figura o substantivo 'atração'.

  • C.

    Mostra-se indispensável para que se preserve o sentido do verbo 'escapar'.

  • D.

    Visa eliminar a ambigüidade do texto, provocada pelo pronome possessivo.

Dentre as frases abaixo, aquela em que não se respeitam as regras de concordância verbal é:

  • A.

    Disse que tinha sido eu quem lhe ensinara a Teoria da Relatividade.

  • B.

    Algum de vocês aqui por acaso sabem algo sobre a Teoria da Relatividade?

  • C.

    A maioria das pessoas sequer supõe o que significa a Teoria da Relatividade.

  • D.

    Cerca de dez minutos faz que eles iniciaram a estudar a Teoria da Relatividade.

"próximo à faixa de Gaza". O emprego do acento grave indicativo da crase está equivocado em:

  • A.

    Viajamos à Paris.

  • B.

    Escrevo cartas à mão.

  • C.

    Dirigi-me à secretaria.

  • D.

    Pago as contas à vista.

  • E.

    Mandei as notícias à França.

A alternativa em que as palavras extraídas do texto seguem a mesma regra de acentuação gráfica é:

  • A.

    dependência / cínica / paraíso;

  • B.

    vários / carência / continuará;

  • C.

    até / considerá-lo / jabaculê;

  • D.

    pródigo / caráter / análise;

  • E.

    tê-las / há / mídia.

Na redação do trecho “Há casos seculares” a alteração feita que está incorreta quanto à concordância é:

  • A.

    Existem casos seculares.

  • B.

    Deve haver casos seculares.

  • C.

    Podem existir casos seculares.

  • D.

    Hão de existir casos seculares.

  • E.

    Têm havido casos seculares.

No trecho "Inventado para redimir os agiotas na outra vida, desde que nessa doassem parte dos juros auferidos à Igreja", a conjunção em destaque tem sentido de:

  • A.

    conseqüência;

  • B.

    comparação;

  • C.

    concessão;

  • D.

    condição;

  • E.

    causa.

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