Questões de Língua Portuguesa da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF)

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O termo em negrito no enunciado "Mas não para pânico público, nem para sair comprando do próprio bolso caixas e caixas de oseltamivir (marca registrada Tamiflu)" (4º §) tem o seguinte propósito, em relação ao conteúdo do tópico do quarto parágrafo:

  • A.

    justificar;

  • B.

    especificar;

  • C.

    analisar;

  • D.

    refutar;

  • E.

    retificar.

No trecho "Até que haja contágio entre humanos, e não de ave para homem, corre-se o risco de gastar dinheiro à toa", a oração introduzida pela conjunção até que expressa, em relação à oração em negrito, um fato:

  • A.

    posterior, visto em seu término;

  • B.

    anterior, visto em seu início;

  • C.

    imediatamente anterior;

  • D.

    simultâneo;

  • E.

    reiterado.

No trecho "Talvez, apenas, na nunca materializada pandemia de Sars, a 'pneumonia asiática', que tirou o sono de muita gente em novembro de 2002 e causou menos de 800 mortes", a conjunção em negrito está empregada com o mesmo valor relacional que na seguinte passagem de Graciliano Ramos:

  • A.

    "Madalena estava prenha, e eu pegava nela como em louça fina."

  • B.

    "Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente."

  • C.

    "O nordeste começou a soprar, e a porta bateu com fúria."

  • D.

    "Aproximei-me na ponta dos pés e li o endereço de Azevedo Gondim."

  • E.

    "Saiu da cadeia e tornou-se um cidadão respeitado."

"Poderia ser também uma espécie de cauda do pavão"; nesse segmento do texto estaria errado escrever-se a forma calda, de significado distinto. A alternativa em que se trocou a forma da palavra sublinhada é:

  • A.

    O resultado da pesquisa é iminente;

  • B.

    O conserto do microscópio permitiu ver o fio de cabelo;

  • C.

    Os cientistas alemães emigraram para os Estados Unidos;

  • D.

    A costureira esperava terminar de cozer todo o vestido;

  • E.

    Alguns primatas são predatórios.

A concordância verbal está em conformidade com a norma preconizada pela gramática em:

  • A.

    Não existe atualmente no Brasil grandes projetos em curso na área de educação.

  • B.

    Fazem muitos anos que a educação deixou de ser prioridade entre nós.

  • C.

    Os projetos que deveria estar em votação no Congresso encontram-se arquivados.

  • D.

    Antigamente haviam homens que se preocupavam com a educação no País.

  • E.

    A maioria dos projetos brasileiros pertencem a setores da educação tecnológica.

Todos os pronomes abaixo destacados remetem a elemento anterior a eles no texto, COM EXCEÇÃO do que se encontra na alternativa:

  • A.

    "mais precisamente com proteínas de sua superfície" (6º §);

  • B.

    "do que ainda não se tem notícia" (7º §);

  • C.

    "de que isso se torne uma realidade" (7º §);

  • D.

    "nada garante que isso vá ocorrer" (8º §);

  • E.

    "que no entanto teria efeitos devastadores" (9º §).

Levando-se em conta a língua culta padrão, pode-se afirmar que a escolha do pronome átono revela desconhecimento de regência verbal no seguinte fragmento de diálogo:

  • A.

    - Professores tinham um alto reconhecimento social? / - Tinham-no, certamente, há algum tempo atrás.

  • B.

    - Quem vai substituir os atuais mestres à medida que eles forem se aposentando? / - Boa pergunta: quem vai substituir-lhes?

  • C.

    - Existem estímulos para procurar essa carreira? / - Não, por isso procurá-la é cada vez menos comum.

  • D.

    - A falta de investimentos em educação tem desagradado à população brasileira? / - Sim, tudo indica que lhe tem desagradado muito.

  • E.

    - Alunos do terceiro ano do ensino médio tiveram seu nível de conhecimento classificado entre crítico e muito crítico? / - Sim, infelizmente o tiveram.

No texto, para assinalar o término do período, usa-se ponto depois de:

I - “em último em matemática.” (2º §)

II - “não é muito melhor.” (2º §)

III - “mas também de prestígio.” (5º §)

IV - “não permite tergiversações.” (6º §)

Sem prejuízo das normas de pontuação em vigor, o sentido dos enunciados torna possível a substituição do referido sinal pelo sinal de dois pontos em:

  • A.

    I, II, III;

  • B.

    I, II, IV;

  • C.

    I, III, IV;

  • D.

    II, III, IV;

  • E.

    todas as hipóteses apresentadas.

Pêlo é uma palavra que recebe acento gráfico porque deve indicar que sua vogal é tônica, ao contrário de pelo (contração da preposição por + artigo), em que a mesma vogal é átona. O mesmo ocorre no vocábulo:

  • A. pôde;
  • B. pára;
  • C. saúde;
  • D. têm;
  • E. contém.

Leio o texto com atenção e responda às perguntas que seguem.

A locução isto é, com duas ocorrências (3º § e 7º §), introduz no texto, em relação ao que foi dito anteriormente, uma:

  • A. explicação;
  • B. retificação;
  • C. dedução;
  • D. especificação;
  • E. síntese.
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