Questões de Língua Portuguesa da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

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Assinale, CORRETAMENTE, a alternativa em que a palavra apresentada flexiona-se no plural da mesma forma que a palavra sublinhada em "Muitos outros acidentes aconteceram no nosso país e não foram noticiados." (l. 03-04).

  • A.

    "trânsito".

  • B.

    "filha".

  • C.

    "cor".

  • D.

    "mundo".

  • E.

    "namorado".

TEXTO 02 (Para as questões de 14 a 18)

A alternativa que contém uma palavra em que a regra para o uso do acento gráfico difere da regra que orienta a acentuação da palavra científica é:

  • A.

    "vítimas";

  • B.

    "impossível";

  • C.

    "cérebros";

  • D.

    "física";

  • E.

    "máquina".

TEXTO 01 (Para as questões de 01 a 13)

 

Observe os segmentos I e II, abaixo.

 I. "... parte de nossas elites insiste em seguir o esquema dos antigos "amos ausentes"..." (l. 18-19).

II. "É enorme a capacidade de surpreender do conjunto de seres que formam as sociedades (...)." (l. 48-50).

 Considerando-se a concordância verbal, de acordo com a Gramática Normativa, é CORRETO afirmar, em relação aos segmentos I e II:

  • A.

    em I, a concordância está incorreta, pois a forma verbal "insiste", que se apresenta na terceira pessoa do singular, deve concordar com "elites";

  • B.

    em II, a concordância está incorreta, pois a forma verbal "formam", que se apresenta na terceira pessoa do plural, deve concordar com "conjunto";

  • C.

    somente em I a concordância verbal está correta, porque o verbo "insistir", em sua forma "insiste", pode concordar com "parte de";

  • D.

    somente em II a concordância está correta, porque o verbo "formar", da maneira como está contextualizado, concorda com "seres";

  • E.

    "insistir" e "formar", nos respectivos segmentos, estão empregados em sua forma correta: em I, o verbo "insistir" pode ser empregado tanto no singular quanto no plural; em II, o verbo "formar" pode mesmo concordar com "seres".

TEXTO 01 (Para as questões de 01 a 13)

 

Observe a seqüência:

"Perplexa diante desse quadro muito grave, parte de nossas elites insiste em seguir o esquema dos antigos "amos ausentes"; ou seja, tenta manter-se à distância, cercada de muros, ..." (l. 17-21).

 A expressão em destaque, introduz uma seqüência que tem por finalidade:

  • A.

    conferir veracidade à seqüência anterior;

  • B.

    esclarecer a idéia apresentada anteriormente;

  • C.

    opor-se ao que foi apresentado na seqüência anterior;

  • D.

    confrontar teses;

  • E.

    corrigir o pensamento expresso anteriormente.

TEXTO 02 (Para as questões de 14 a 18)

É CORRETO afirmar em relação à seqüência: "...para dar "satisfação" às vítimas do crime." (l. 05-06) que:

  • A.

    a regência verbal está em desacordo com a norma culta porque "às vítimas do crime" deve anteceder "satisfação";

  • B.

    a regência verbal obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo "dar" exige um único complemento – objeto direto -, tal como se apresenta no trecho;

  • C.

    a regência verbal obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo %u201Cdar%u201D é transitivo direto e indireto, logo exige dois complementos, tal como se apresenta no texto ;

  • D.

    a regência verbal obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo "dar" exige um único complemento – objeto indireto -, tal como se apresenta no trecho;

  • E.

    a regência verbal não obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo "dar" é intransitivo mas, no texto, apresenta-se como transitivo indireto.

TEXTO 01 (Para as questões de 01 a 13)

 

No TEXTO 01, as idéias continuam inalteradas se substituirmos:

  • A.

    "Perplexa" (l. 17), por "excluída";

  • B.

    "desarranjos" (l. 01), por "transtornos";

  • C.

    informais" (l. 30), por "vulneráveis";

  • D.

    "desorientados" (l. 59), por "coresponsáveis";

  • E.

    "desafios" (l. 40), por "tarefas".

TEXTO 02 (Para as questões de 14 a 18)

Observe as seqüências I e II, abaixo.

 I. "... ainda que não funcionem como computadores..." (l. 09-10)

 II. "...Talvez atribuir culpa e responsabilidade, bem e mal, sejam constructos mentais de milênios de evolução." (l. 18-20)

Em I e II, os termos destacados podem ser substituídos, sem prejuízo para o sentido do texto, respectivamente, por:

  • A.

    "embora" e "Provavelmente";

  • B.

    "como" e "Efetivamente";

  • C.

    "se" e "Realmente";

  • D.

    "conforme" e "Jamais";

  • E.

    "para que" e "Provavelmente".

TEXTO 01 (Para as questões de 01 a 13)

 

Observe esse trecho do quinto parágrafo do TEXTO 01, transcrito abaixo.

"Para Ignácio Izuzquiza, estamos acostumados a identificar a realidade com um particular sentido de solidez, com a rotina de todos os dias. Mas quanto mais sólidos nos sentimos, mais vulneráveis seremos para a surpresa."

 Esse trecho é constituído por dois períodos que apresentam idéias:

  • A.

    iguais, em função do tema;

  • B.

    que não se opõem, porque ambas referem-se à solidez;

  • C.

    que se opõem, o que é lingüisticamente marcado pela palavra "Mas";

  • D.

    que se opõem, porque em nossa língua não é possível encadearmos idéias similares em períodos distintos;

  • E.

    idênticas, porque em nossa língua os períodos de um mesmo parágrafo não podem apresentar idéias divergentes.

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