Questões sobre LIBRAS

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Sobre os conceitos e campos epistemológicos apresentados por Skliar (1998), que apreendem a educação de surdos em uma visão socioantropológica, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A. 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
  • B. 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
  • C. 2 – 5 – 3 – 1 – 4.
  • D. 4 – 3 – 2 – 1 – 5.
  • E. 1 – 4 – 2 – 5 – 3.

Considere o seguinte fragmento:

Assinale a alternativa que demonstra o entendimento do autor quanto às relações entre surdez e linguagem.

  • A. Quando a criança surda não adquire uma língua precocemente, ela fica fora do seu estado pleno de humanidade, pois é a linguagem que nos humaniza.
  • B. Quando a criança surda adquire a língua de sinais, ela está apta a demonstrar suas capacidades inatas.
  • C. Quando a criança surda é pré-linguística, ela fica impossibilitada de ter trocas e experiências culturais se não aprender a língua oral.
  • D. Quando a criança surda adquire um sistema linguístico, ela pode desenvolver cultura e aprendizado de vários aspectos sociais importantes, como a relação com seus pais ouvintes.
  • E. Quando a criança surda tem acesso à linguagem, ela aprende a se comunicar livremente com os seus semelhantes ouvintes na língua falada por eles e pode, portanto, adquirir e compartilhar informações.

Karin Strobel, na obra “As imagens do outro sobre a cultura surda” (2009), apresenta a origem etimológica da palavra cultura (do latim colere = cultivar) e tece uma metáfora com o caso dos surdos. Em relação à metáfora do “cultivo” utilizada pela autora, assinale a alternativa correta.

  • A. A experiência sensorial dos surdos precisa ser cultivada no seio familiar, de modo que a língua de sinais floresça e se manifeste nos diferentes meios sociais.
  • B. O sistema de linguagem gestual deve ser cultivado para que os cidadãos surdos tenham acesso aos artefatos historicamente acumulados pela humanidade.
  • C. A linguagem e a identidade são cultivadas de forma coletiva e performativa. No caso dos surdos, o cultivo e a colheita se dão dentro da comunidade surda, campo fértil para o florescimento de sua identidade e de sua cultura.
  • D. A identidade surda é semeada a partir do contato com o outro e a colheita se dá a partir das gerações vindouras de crianças surdas.
  • E. Tanto língua quanto identidade devem ser cultivadas nas relações com o outro diferente, o ouvinte, pois o estranhamento inicial é campo fértil para florescimento de vida social.

Numa sala de aula de 5º ano do Ensino Fundamental de um professor/instrutor de Libras, os alunos ouvintes estão com muita dificuldade em compreender a diferença que a expressão da face tem para indicar aspectos gramaticais. Qual deve ser, nessa situação, a atitude correta do professor?

  • A. Estimular o uso do dicionário bilíngue como uma forma de conhecer o maior número de palavras possível.
  • B. Expor um filme em sala de aula, na língua materna dos alunos, para facilitar a compreensão da história.
  • C. Criar situações em que todos os alunos, obrigatoriamente, teriam que se expressar na língua que estão aprendendo.
  • D. Promover momentos de contação e de reconto de histórias, com posterior reescrita, utilizando a língua materna do aluno.
  • E. Enfatizar na sala de aula as expressões não manuais com situações de uso efetivo, por exemplo, contando uma piada em Libras.

Que modelo é caracterizado pela ideia de que o surdo deve adquirir a língua de sinais como língua materna, uma vez que esta é considerada a língua natural dos surdos, e a língua oficial de seu país como segunda língua, na modalidade oral e/ou escrita?

  • A. Datilologia.
  • B. Ouvintismo.
  • C. Bilinguismo.
  • D. Comunicação total.
  • E. Desenvolvimento da fala.

Um professor ensina português a surdos. Em sua aula sobre a escrita de narrativas, ele trabalha com enredo, isto é, com uma sequência de ações realizadas pelos atores da história que é narrada. Essa sequência, certamente, será expressa pelo passado perfeito ou imperfeito do indicativo. Considerando o conteúdo específico descrito, é necessário que o professor

  • A. use da estratégia de apresentar figuras diversas para que escrevam seus nomes em português.
  • B. conheça as relações semânticas estabelecidas pelas preposições que fazem regência com o verbo.
  • C. dispense um tempo da aula, sem que tome a aula toda, para o ensino do vocabulário na língua materna do aluno.
  • D. saiba a diferença entre tempo e aspectos verbais, de maneira que distinga esses dois fenômenos relacionados ao verbo.
  • E. conheça as razões pelas quais as formas de tratamento da 2ª pessoa do discurso assumiram a flexão gramatical de 3ª pessoa.

Observe a figura.

Dadas as afirmativas,

I. O parâmetro orientação das mãos presente nos sinais se classifica como secundário;

II. A inversão da direção dos sinais pode indicar ideias contrárias de oposição como querer, querer-não e como ir e vir;

III. Os sinais são analisáveis pelo conjunto de unidades menores que combinam a configuração de mãos e ponto de articulação.

Considerando a figura e os parâmetros fonológicos da Libras, verifica-se que está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s),

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Numa sala de aula de 5º ano do Ensino Fundamental, um professor/instrutor de Libras se depara com uma turma formada por alunos surdos e ouvintes. Os surdos já demonstram familiaridade com a Libras pelas condições sociais de acesso e interação com a língua fora da escola; os ouvintes demonstram muitas expectativas, por se tratar de uma situação inusitada para eles, pois o conhecimento superficial que detêm sobre o assunto indica apenas que as formas de comunicação se realizam por meio do uso das mãos. Em um contexto no qual a variedade linguística se faz presente, diante dessa e demais situações, é fundamental considerar a heterogeneidade das formas de ensinar e aprender. A partir da situação apresentada, o professor/instrutor de Libras como segunda língua (L2) deve assumir a(s) seguinte(s) estratégia(s) pedagógica(s) para ouvintes:

I. fazer uso da língua materna dos alunos ouvintes como o sistema linguístico de referência, do mesmo modo que a Libras deve ser a referência para o surdo aprender o português;

II. considerar que a língua portuguesa para o ensino de Libras como segunda língua pode ocasionar consequências insatisfatórias no processo de aprendizagem e de proficiência numa segunda língua;

III. excluir das concepções que pautam as suas estratégias a interferência entre as línguas;

IV. investigar as preferências dos alunos surdos na forma pela qual eles resolvem problemas ou dúvidas em uma determinada atividade.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

A figura representa uma mudança de significado apenas com a alteração de um dos aspectos de uma das categorias dos parâmetros fonológicos da Língua de Sinais.

 Essa mudança de significado foi resultado de qual parâmetro fonológico?

  • A. A disposição das mãos, um dos parâmetros secundários.
  • B. A configuração das mãos, um dos parâmetros primários.
  • C. O ponto de articulação, um dos parâmetros primários.
  • D. A expressão facial, um dos parâmetros secundários.
  • E. O movimento, um dos parâmetros primários.

Sobre a morfologia da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. O tempo verbal é marcado por elementos gramaticais e fonológicos.
  • B. A expressão facial e intensificação dos sinais não fazem parte das características dos adjetivos.
  • C. Nem todos os sinais apresentam flexão de gênero para diferenciar o sexo entre pessoas ou entre animais.
  • D. Os pronomes na Libras são realizados nos mesmos pontos de espaço e os sinais se articulam em referência à pessoa no singular e plural.
  • E. Os numerais são classificados em quantidade absoluta e na indicação de ordem e são diferenciados na articulação dos números pela configuração das mãos.
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