Questões de Línguas Outras da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Assinale a opção que apresenta corretamente um contraste entre a modalidade de língua vísuo-espacial e a oral-auditiva enunciado no texto 15A3BBB.

  • A. A modalidade vísuo-espacial desafia o conceito de linguagem, dadas as diferenças que apresenta em relação às línguas orais-auditivas.
  • B. A língua vísuo-espacial é imotivada; a língua oral-auditiva tem motivação perceptual.
  • C. Na modalidade oral-auditiva, as expressões faciais e o ritmo são traços de segmentos, bem como o são o contorno melódico e a intensidade, nas línguas vísuo-espacial.
  • D. Na modalidade vísuo-espacial, a codificação da atitude do falante em relação ao que está sendo descrito não é identificada como categoria linguística; na modalidade oral-auditiva é uma categoria identificável.
  • E. As expressões fisionômicas se põem em sincronia com os segmentos fônicos nas línguas vísuo-espacial; nas línguas audiovisual, o contorno melódico está em sincronia com o movimento manual.

Considerando as informações do texto 15A3BBB, assinale a opção que apresenta uma frase no imperativo diretivo.

  • A. O médico afirmou que podia chegar no início do plantão.
  • B. Negaria tudo que fosse dito sobre ele diante do juiz.
  • C. Ordene que seu filho entre na escola.
  • D. Aconselhamos os melhores alunos a participarem do concurso, repetiu o diretor.
  • E. Em algumas horas, saberemos o resultado das eleições.

Conclui-se do texto 15A3BBB que

  • A. o caráter arbitrário do signo linguístico se apresenta nas línguas visuais por meio da representação icônica.
  • B. línguas orais a línguas visuais são idênticas quanto à simultaneidade na realização e categorias linguísticas.
  • C. a arbitrariedade do signo linguístico predomina nas línguas vísuo-espacial, em comparação ao que ocorre nas línguas orais.
  • D. a relação entre o significante e significado nas línguas vísuo-espaciais é mais transparente que nas línguas orais.
  • E. a presença de traços suprassegmentais é característica das línguas apenas.

O status da língua de sinais e seu lugar na educação e na integração social do surdo têm sido motivo de muitos debates. É consenso, porém, que a escola deve propiciar aos estudantes surdos

  • A. o ensino da língua de sinais e da língua portuguesa como primeira língua.
  • B. o mesmo material didático adotado para os estudantes ouvintes, em todos os componentes curriculares.
  • C. o bimodalismo como meio mais eficaz de comunicação com os colegas ouvintes.
  • D. o acesso exclusivo à língua portuguesa como segunda língua.
  • E. interações sociais que assegurem o direito de pensar e expressar seu pensamento.

Tendo como referência inicial o texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. O surdo que se comunica em LIBRAS possui uma defasagem inerente ao fato de comunicar-se por meio de uma modalidade linguística diferente da modalidade oral.
  • B. As línguas de sinais permitem o acesso dos surdos a todo tipo de informação, comunicação e conhecimento.
  • C. As línguas de sinais são um instrumento de socialização dos surdos e um meio de permitir o desenvolvimento da língua oral.
  • D. Embora a LIBRAS seja muito importante para os estudantes surdos, ela inibe o aprendizado da língua portuguesa.
  • E. Se o surdo não for exposto à escrita da língua de sinais, seu desenvolvimento linguístico ficará limitado.

Considerando o quadro precedente, em que se apresenta um conjunto de configurações de mão, assinale a opção correta acerca da produção dos classificadores em LIBRAS.

  • A. PESSOAS-SE-APROXIMANDO pode ser representado pelas configurações de mão (49) ou (54).
  • B. PESSOA-CORRENDO e PESSOA-ANDANDO podem ser representados, respectivamente, pelas configurações de mão (39) e (42).
  • C. AVE-CAMINHANDO pode ser representado pelas configurações de mão (25), (33) ou (39).
  • D. PEIXE-NADANDO pode ser representado pelas configurações de mão (51), (52) ou (54).
  • E. PESSOA-SE-APROXIMANDO pode ser representado por qualquer uma das seguintes configurações de mão: (26), (27), (28), (29) ou (30).

Carlos Skliar propõe a redefinição do problema da surdez, rejeitando a ideia de que o surdo seja deficiente. Essa proposta

  • A. nega os estudos surdos, culturais e identitários, na busca de um modelo que, biologicamente, iguale os surdos aos ouvintes.
  • B. foi construída de forma condizente com as necessidades reais de uma minoria linguística e cultural, sendo considerada totalmente pronta.
  • C. aproxima-se mais do paradigma patológico da surdez.
  • D. concebe o paradigma socioantropológico como o mais adequado para lidar com questões relativas ao sujeito surdo.
  • E. distancia o surdo da construção histórica, linguística e cultural da qual faz parte.

No ensino de estudantes surdos, a abordagem bilíngue

  • A. envolve o ensino da LIBRAS, nas modalidades articulada e escrita, e da língua portuguesa, nas modalidades oral e escrita.
  • B. preconiza que o ensino da LIBRAS seja secundário em relação ao ensino da língua portuguesa.
  • C. parte do pressuposto de que os estudantes aprendem o conteúdo sozinhos e naturalmente.
  • D. implica mudanças na concepção de surdez e de surdo, nas metodologias de ensino e na postura pedagógica.
  • E. caracteriza-se pelo ensino da língua portuguesa como primeira língua para todos os estudantes surdos.

Considerando a filosofia bilíngue de educação de surdos, assinale a opção correta.

  • A. A língua de sinais pressupõe a leitura labial.
  • B. O professor deve, preferencialmente, ser usuário da LIBRAS ou bilíngue.
  • C. O bilinguismo consiste na utilização simultânea da língua de sinais e da língua oral.
  • D. Na perspectiva do surdo, a língua de sinais é sua segunda língua, e o português escrito, a primeira.
  • E. A língua de sinais deve ser aprendida após a aquisição do português escrito.

No Brasil, o ensino da LIBRAS

  • A. é ofertado, prioritariamente, à comunidade surda.
  • B. não está regulamentado.
  • C. deve ser ofertado em cursos de licenciaturas e de fonoaudiologia.
  • D. está em fase de discussão nas instâncias legislativas.
  • E. é ministrado, em caráter exclusivo, no nível superior de ensino.
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