Questões de Línguas Outras da COPEVE/ UFAL

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Marta é professora de Libras para alunos surdos e alunos ouvintes do oitavo e do nono ano. Com a intenção de um ensino produtivo, Marta resolveu fazer um projeto e o intitulou “Por uma comunicação em Libras”. O projeto consistiu de três momentos: o primeiro momento foi destinado à realização de uma pesquisa junto aos pais e à comunidade, na intenção de levantar informações sobre como era, antes, a cidade onde moram; o segundo momento envolveu uma apresentação em sala das informações levantadas; e o terceiro momento foi destinado ao registro em tópicos das informações (que podia ser em Língua Portuguesa ou em Libras), com posterior roda de conversa sobre o tema, envolvendo as duas turmas, mediada pelo professor. O terceiro momento do projeto realizado pela professora Marta se caracteriza, predominantemente, por qual abordagem de aquisição da linguagem?

  • A. Gerativista com reforço e condicionamento.
  • B. Gerativista com resposta operante.
  • C. Interacionista.
  • D. Behaviorista.
  • E. Oralista.

A imagem, que representa a sinalização de trompa de elefante,

refere-se a qual tipo de descrição imagética?

  • A. Transferência espacial.
  • B. Transferência de movimento.
  • C. Transferência de localização.
  • D. Transferência de incorporação.
  • E. Transferência de tamanho e de forma.

Considerando que em toda língua existem a sintaxe e a morfologia, na Língua Brasileira de Sinais

  • A. a morfologia trata da localização dos sinais e seus movimentos, e a sintaxe, da direção desses sinais.
  • B. a sintaxe trata exclusivamente das configurações de mãos, e a morfologia, dos movimentos.
  • C. a sintaxe trata da localização dos sinais, e a morfologia, dos movimentos.
  • D. a sintaxe e a morfologia tratam dos parâmetros da Libras.
  • E. a sintaxe e a morfologia tratam da estrutura das palavras.

Considerando que a imagem representa em Libras o sinal de LARANJA/SÁBADO, no contexto da semântica e da pragmática tem-se um caso de

  • A. polissemia, em que há extensão de significados.
  • B. antonímia, em que há diferença de significados.
  • C. paronímia, em que há semelhança de formas.
  • D. sinonímia, em que há sentidos equivalentes.
  • E. homonímia, em que há diferença de formas.

Um sinal é formado através de convenções que envolvem o movimento e o formato da mão, localizado em um determinado espaço. Qual o sinal que não possui movimento?

  • A. TRABALHAR.
  • B. DANÇAR.
  • C. ALEGRE.
  • D. REI.
  • E. OI.

Dadas as afirmativas quanto à Fonologia da Libras,

I. O correspondente à Fonologia das línguas orais é a Quirologia na Libras.

II. Podemos considerar, segundo contribuições teóricas, o querema como unidade operacional da Fonologia da Libras.

III. Assim como as línguas orais, a Libras é uma língua natural e, portanto, as duas têm os mesmos tipos de fonemas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. II, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Sobre os estudos das questões de variações linguísticas na Libras, é correto afirmar:

  • A. as variações linguísticas na Libras estão presentes tão somente nas Expressões não manuais, na direção do sinal e na intenção do sinalizador.
  • B. na Libras não há variação linguística, pois como se trata de uma língua visual/espacial e restrita a uma comunidade minoritária, essas variações não ocorrem.
  • C. na Libras, as variações linguísticas são percebidas nas conversações e sinalizações na comunidade surda. Tais variações não demonstram regras gramaticais, lexicais ou de outra ordem.
  • D. as variações linguísticas na Libras ainda são estudos recentes e não há comprovação da ciência e de pesquisadores que de fato elas existam ou se façam presentes numa língua que tenha como modalidade a sinalização.
  • E. as variações linguísticas da comunidade Surda consideram as diferentes formas de sinalizar um único sinal em regiões diferentes, mantendo o mesmo significado, bem como a variação social, onde as mudanças estão nos grupos sociais, na forma de sinalizarem.

De acordo com a imagem, o sinal representa

  • A. tribo.
  • B. união.
  • C. família.
  • D. reunião.
  • E. FENEIS.

A imagem representa um exemplo de iconicidade porque,

  • A. sendo o sinal de igreja, pode-se perceber a semelhança ao formato convencional de uma torre de igreja.
  • B. sendo o sinal de rezar, indica como devem ser colocadas as mãos no momento da oração.
  • C. sendo o sinal de pássaro, pode-se perceber a semelhança com o bico de uma ave.
  • D. sendo o sinal de casa, pode-se perceber a semelhança com um telhado.
  • E. sendo o sinal de reverência, indica o encontro com alguma autoridade.
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