Questões de Línguas Outras da Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR)

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Considere as imagens abaixo, extraídas de Strobel e Fernandes (1998):

 Com base nessas imagens, assinale a alternativa correta.

  • A. A imagem A representa variações sociais dos sinais, e a imagem B refere-se à representação das alterações decorrentes dos costumes da geração que o utiliza.
  • B. A imagem A representa as variações regionais do sinal VERDE, e a imagem B refere-se a variações dialetais.
  • C. A imagem A representa as variações sociais do sinal VERDE, e a imagem B refere-se a variações da motivação do sinal, ou seja, mudança do status de iconicidade para arbitrariedade.
  • D. A imagem A representa as variações de sinais de uma cidade para outra, no mesmo país, e a imagem B refere-se a variações na configuração das mãos e/ou no movimento, não modificando o sentido do sinal.
  • E. A imagem A representa a variação na composição morfológica dos sinais e a imagem B refere-se a variações sociais do sinal de AJUDAR.

Rodrigues e Valente (2011) colocam o uso do espaço como um apontamento útil ao cotidiano do tradutor-intérprete de Libras. As autoras dizem que, por serem línguas espaço-visuais, os usuários das línguas de sinais empregam o espaço linguisticamente. Em relação ao uso do espaço como recurso linguístico, assinale a alternativa que apresenta fenômenos da Libras que estão na base da constituição do sistema pronominal e da concordância verbal.

  • A. Trata-se dos elementos dêiticos, que são construídos pela apontação para lugares específicos no espaço, os quais remetem a referentes diferentes, e dos verbos direcionais (com concordância), em que a direção de realização do sinal indica o sujeito e o objeto do verbo.
  • B. Trata-se do apontamento direcional no uso do pronome. Por exemplo, o sinal de EU é realizado com o apontamento para o receptor da mensagem, e o pronome de segunda pessoa é realizado com o apontar para quem é emissor da mensagem.
  • C. Trata-se da apontação para lugares específicos no espaço, os quais remetem a referentes diferentes, e dos verbos simples, em que a direção de realização do sinal indica o sujeito e o objeto do verbo. Como exemplo, pode-se citar a concordância do verbo ENTREGAR, em que o sujeito é a terceira pessoa, e o objeto indireto, a segunda pessoa.
  • D. Trata-se do espaço real, onde o referente que se procura representar participa do ambiente físico real no qual ocorre a situação de comunicação, e do espaço token, em que o referente que se pretende representar diz respeito à terceira pessoa.
  • E. Trata-se dos elementos dêiticos, que são construídos no processo de incorporação de gestos como signos linguísticos nas línguas de sinais, e dos verbos que classificam os referentes em pontos específicos ao redor do corpo do sinalizante.

Considere o texto abaixo:

No que diz respeito à relação entre estudos linguísticos e línguas de sinais, sob o ponto de vista das autoras, é correto afirmar:

  • A. O interesse em relação ao estudo das línguas de sinais se deu por conta da reestruturação linguística e da proposição de concepções teóricas modernas.
  • B. Os estudos linguísticos evidenciam a riqueza e a complexidade da modalidade da língua brasileira de sinais para seu campo descritivo-conceitual.
  • C. As línguas de sinais, há um bom tempo, vêm sendo objeto de estudo no meio acadêmico, e nessas pesquisas constatou-se que elas não podem ser analisadas à luz de teorias tradicionais das línguas orais.
  • D. Os estudos linguísticos da Libras no Brasil só emergiram na academia após a regulamentação legal do idioma e a sua inserção nos currículos dos cursos superiores.
  • E. O interesse em relação ao estudo das línguas de sinais se deu por conta da fragilidade conceitual dos constructos das línguas orais.

Sobre a relação entre língua oral e língua de sinais apontada por Gesser (2009), identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A língua de sinais tem estrutura própria e é autônoma, ou seja, independente de qualquer língua oral em sua concepção linguística. Apesar disso, no bimodalismo, a estrutura sintática do português, muitas vezes, é presente durante o uso da Libras.

( ) As marcas de imposição da estrutura do português em falares sinalizados se caracteriza como uma forma de hibridismo e funciona como uma estratégia para aqueles ouvintes que estão iniciando o contato e a aprendizagem da língua de sinais, sendo que a fala oral é inerente à cultura dos ouvintes e, portanto, é difícil desvencilhar-se dela.

( ) As marcas de imposição da estrutura do português em falares sinalizados advêm das mãos de surdos oralizados (congênitos ou adquiridos) que, em primeiro lugar, fazem uso da oralidade e rejeitam a língua de sinais. A partir do momento em que passam a utilizar a língua de sinais, eles o fazem ainda tendo em vista a supremacia da fala.

( ) A comunidade surda está inserida na e cercada pela comunidade majoritária ouvinte, e isso faz com que as línguas de sinais estejam em contato direto com as línguas orais locais. Essa “coabitação” linguística faz com que haja não compreensão entre surdos e ouvintes.

( ) A relação entre as línguas não é, nem nunca foi, neutra ou simétrica. Sempre há em jogo questões de poder e as decorrentes situações de conflito, como no caso da língua oral e da língua de sinais, em que a língua dominante tenta abocanhar a língua dominada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – F – F.
  • B. F – F – V – V – F.
  • C. V – V – V – F – F.
  • D. F – F – V – V – V.
  • E. V – V – F – F – V.

A glosa ao lado se refere ao registro de uma interação em Libras. Baseando-se na transcrição dos sinais, assinale a alternativa correta.

  • A. No cumprimento dos interlocutores, o sinal O-I expressa a informalidade da interação.
  • B. No segundo bloco de interação, em “LEMBRAR NÃO” há demonstração de que o verbo LEMBRAR em Libras é produzido com incorporação da negação.
  • C. No terceiro bloco de interação, “VOCÊ 2sENSINAR1s LIBRAS. AQUI. LEMBRAR?”, há demonstração de que o sinal AQUI é usado em Libras como um pronome interrogativo.
  • D. No terceiro bloco de interação, em “VOCÊ 2sENSINAR1s LIBRAS. AQUI. LEMBRAR?” há demonstração de que o sinal LEMBRAR é um verbo que possui marca de concordância pessoal em Libras.
  • E. Na expressão “EU IR AULA” há demonstração de que o verbo IR é classificado em Libras como um verbo de locomoção.

A imagem ao lado ilustra um importante fato histórico de duas pessoas conhecidas pela comunidade surda representado no clássico filme “O milagre de Anne Sullivan”. Sobre a narrativa, assinale a alternativa que descreve a relação entre as duas personagens da imagem.

  • A. A professora chamada Helen Keller ensinava a menina, que era surdocega. A menina chamava-se Anne Sullivan.
  • B. A professora Anne Sullivan era cega e, apesar disso, ensinava língua de sinais tátil a Helen, que tinha síndrome da surdez.
  • C. A professora chamada Helen Keller ensinava a menina Anne Sullivan por meio da leitura e da escrita, pois na época em que viveram não existia o Braille e a língua de sinais.
  • D. Helen Keller ficou surda e cega aos 2 anos de idade em consequência de febre alta e seus pais procuraram uma professora especializada: Anne Sullivan.
  • E. A professora Anne Sullivan tentava oralizar Helen Keller, colocando os dedos da menina sobre sua garganta, lábios e nariz.

Sobre os conceitos e campos epistemológicos apresentados por Skliar (1998), que apreendem a educação de surdos em uma visão socioantropológica, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A. 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
  • B. 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
  • C. 2 – 5 – 3 – 1 – 4.
  • D. 4 – 3 – 2 – 1 – 5.
  • E. 1 – 4 – 2 – 5 – 3.

Considere o seguinte fragmento:

Assinale a alternativa que demonstra o entendimento do autor quanto às relações entre surdez e linguagem.

  • A. Quando a criança surda não adquire uma língua precocemente, ela fica fora do seu estado pleno de humanidade, pois é a linguagem que nos humaniza.
  • B. Quando a criança surda adquire a língua de sinais, ela está apta a demonstrar suas capacidades inatas.
  • C. Quando a criança surda é pré-linguística, ela fica impossibilitada de ter trocas e experiências culturais se não aprender a língua oral.
  • D. Quando a criança surda adquire um sistema linguístico, ela pode desenvolver cultura e aprendizado de vários aspectos sociais importantes, como a relação com seus pais ouvintes.
  • E. Quando a criança surda tem acesso à linguagem, ela aprende a se comunicar livremente com os seus semelhantes ouvintes na língua falada por eles e pode, portanto, adquirir e compartilhar informações.

Karin Strobel, na obra “As imagens do outro sobre a cultura surda” (2009), apresenta a origem etimológica da palavra cultura (do latim colere = cultivar) e tece uma metáfora com o caso dos surdos. Em relação à metáfora do “cultivo” utilizada pela autora, assinale a alternativa correta.

  • A. A experiência sensorial dos surdos precisa ser cultivada no seio familiar, de modo que a língua de sinais floresça e se manifeste nos diferentes meios sociais.
  • B. O sistema de linguagem gestual deve ser cultivado para que os cidadãos surdos tenham acesso aos artefatos historicamente acumulados pela humanidade.
  • C. A linguagem e a identidade são cultivadas de forma coletiva e performativa. No caso dos surdos, o cultivo e a colheita se dão dentro da comunidade surda, campo fértil para o florescimento de sua identidade e de sua cultura.
  • D. A identidade surda é semeada a partir do contato com o outro e a colheita se dá a partir das gerações vindouras de crianças surdas.
  • E. Tanto língua quanto identidade devem ser cultivadas nas relações com o outro diferente, o ouvinte, pois o estranhamento inicial é campo fértil para florescimento de vida social.
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