Questões sobre Matrizes e Determinantes

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Instrução: Para responder às questões de números 41 e 42, considere a transformação linear T, de IR3 em IR2, dada por T (x, y, z) = (x + y, x − 2y + z).

O núcleo de T é o conjunto:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A.

    36, 9 e 12.

  • B.

    34, 11 e 16.

  • C.

    34, 12 e 14.

  • D.

    32, 11 e 12.

  • E.

    32, 16 e 14.

Sabendo-se que  quais são os valores de L?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

Sabendo que sua diagonal principal vale:

  • A.

    2

  • B.

    8

  • C.

    12

  • D.

    42

Considere uma matriz A e sua transposta At. Sendo D o determinante de A, podemos afirmar que o determinante de At é:

  • A.

    D2

  • B.

    D/2

  • C.

    D.

  • D.

    D/4.

Considere a matriz M abaixo:

O determinante de M é igual a:

  • A.

    36

  • B.

    0

  • C.

    24

  • D.

    12

  • E.

    45

Em relação às operações entre matrizes, em geral os alunos apresentam pouca ou nenhuma dificuldade no que se refere às adições e ao produto de um número real por uma matriz. Entretanto, na multiplicação entre matrizes ocorre o contrário. A fim de minimizar tais problemas, a utilização de exemplos contextualizados mostra-se uma boa saída. Uma situação-problema que apresenta a multiplicação entre matrizes é:

  • A.

    Dados dois triângulos no plano cartesiano, quantas unidades horizontais e quantas verticais são necessárias para que a translação de um coincida com o outro?

  • B.

    Dada uma matriz com a quantidade de vitórias, empates e derrotas de três times e outra com a quantidade de pontos que vale cada vitória, empate e derrota, quantos pontos cada time conquistou ao final do campeonato?

  • C.

    Conhecendo-se os vértices de um pentágono no plano cartesiano, de qual ordem é a matriz que indica suas coordenadas, sabendo-se que sua abscissa corresponde à linha e sua ordenada corresponde à coluna da matriz?

  • D.

    Duas empresas que concorrem na venda de um determinado produto durante o primeiro trimestre têm seus dados transformados numa tabela. Qual foi a empresa líder de vendas em cada mês?

  • E.

    Marca-se uma sequência de oito pontos no plano cartesiano e numeram-se todos. Escreve-se a matriz. Pede-se que um colega repita o mesmo procedimento. A dupla deve somar as coordenadas dos pontos que possuem a mesma codificação.

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