Questões de Matemática da RG Assessoria

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Uma lanchonete localizada no centro da cidade de Faxinal dos Guedes (SC), vende suas pizzas em pedaços de um quarto (quatro partes) de pizza. Em um certo dia restam cinco pizzas e meia, quantos pedaços ainda poderão ser vendidos?

  • A. 10 pedaços.
  • B. 16 pedaços.
  • C. 18 pedaços.
  • D. 20 pedaços.
  • E. 22 pedaços.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, em relação às estruturas aditivas, apresentam quatro idéias de adição a serem trabalhadas em sala de aula: 12

Idéia A: idéia de combinar estados para obter um outro.

Idéia B: idéia de transformação.

Idéia C: idéia de comparação.

Idéia D: idéia de composição de transformações.

 Esse documento mostra ainda exemplos de problemas associados a cada uma dessas idéias:

Problema 1: Hoje Carlos mede 1,83 m de altura. Neste último ano ele cresceu 7 cm. Qual era sua altura há um ano?

Problema 2: Carlos pesa 65,5 kg e Paulo pesa 7,5 kg a mais que Carlos. Qual é o peso de Carlos?

Problema 3: os resultados de uma pesquisa sobre os esportes preferidos pelos alunos de uma escola indicam que 2/5 preferem futebol, 1/4 prefere voleibol, 1/3 prefere basquete e os demais não optaram por nenhuma dessas modalidades. Qual é a fração do total de alunos que indica a opção por esses três esportes?

Problema 4: no início de um jogo Ricardo tinha um certo número de pontos. No decorrer do jogo ele ganhou 10 pontos e, em seguida, perdeu 25 pontos. O que aconteceu com seus pontos no final do jogo?

Associando cada idéia a cada um dos problemas podemos obter a seguinte relação:

  • A. A-3, B-2, C-1 e D-4.
  • B. A-1, B-2, C-3 e D-4.
  • C. A-3, B-1, C-2 e D-4.
  • D. A-4, B-3, C-2 e D-1.
  • E. A-4, B-1, C-2 e D-3.

Na Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes, o número de Agentes Comunitários de Saúde varia entre 10 (dez) e 40 (quarenta). Se formarmos grupos de 4 (quatro) Agentes, sobram 2 (dois), e se formarmos grupos de 5 (cinco) Agentes sobra 1 (um). Quantos agentes Comunitários de Saúde têm a Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes?

  • A. 22 Agentes.
  • B. 24 Agentes.
  • C. 26 Agentes.
  • D. 28 Agentes.
  • E. 30 Agentes.

Um funcionário da Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes (SC) que recebeu um salário de R$ 768,00 (setecentos e sessenta e oito reais), utilizou a terça parte do mesmo para o pagamento do "rancho" no supermercado, R$ 68,00 (sessenta e oito reais) para o consumo de luz (energia elétrica), R$ 21,00 (vinte e um reais) para o consumo de água e R$ 56,00 (cinqüenta e seis reais) para a fatura de telefone. Quanto sobrou do seu salário?

  • A. R$ 200,00
  • B. R$ 367,00
  • C. R$ 467,00
  • D. R$ 401,00
  • E. R$ 357,00

Uma turma de torcedores de um time de futebol quer encomendar camisetas com o emblema do time para a torcida.

  • A. 180
  • B. 200
  • C. 160
  • D. 240
  • E. 60

Considere as afirmativas abaixo:

Afirmativa A: a situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática.

Afirmativa B: o problema é um exercício, em que o aluno aplica uma fórmula ou um processo operatório.

Afirmativa C: a resolução de problemas é uma atividade a ser desenvolvida como aplicação de aprendizagens realizadas.

 De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, ao tratar da resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem de matemática, estariam corretas:

  • A. apenas a afirmativa B.
  • B. todas as três afirmativas.
  • C. apenas a afirmativa C.
  • D. apenas as afirmativas B e C.
  • E. apenas a afirmativa A.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, resolver um problema em uma situação de aprendizagem de matemática pressupõe que o aluno adote certos posicionamentos. Dentre os posicionamentos abaixo, qual NÃO se encontra adequado às orientações desse documento?

  • A. Validar seus procedimentos.
  • B. Elaborar um ou vários procedimentos de resolução.
  • C. Comparar seus resultados com os de outros alunos.
  • D.

    Demonstrar que sabe utilizar as estratégias ensinadas pelo professor.

  • E.

    Realizar simulações, fazer tentativas e formular hipóteses.

Considere as seguintes afirmações de três professores, em relação à utilização da calculadora na sala de aula de matemática:

Professor 1: a calculadora pode ser utilizada como instrumento de autoavaliação.

Professor 2: a calculadora pode favorecer a percepção de regularidades matemáticas.

Professor 3: a calculadora impede que os alunos aprendam a tabuada.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, estariam corretas:

  • A. apenas a afirmação do Professor 1.
  • B. apenas a afirmação do Professor 2.
  • C. apenas a afirmação do Professor 3.
  • D. apenas as afirmações dos Professores 2 e 3.
  • E. apenas as afirmações dos Professores 1 e 2.

Um professor de Matemática elaborou a seguinte ficha para acompanhar o processo de aprendizagem de frações de seus alunos de 5ª série, desenvolvido no início do 1º bimestre.

Assinale a alternativa mais pertinente em relação a estes registros.

  • A.

    São importantes porque permitem acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, identificando os aspectos que não foram desenvolvidos satisfatoriamente, e possibilitar, desse modo, o planejamento das ações visando à recuperação.

  • B.

    São desnecessários, pois as menções/notas dos alunos nas provas, apontadas no diário de classe, já indicam suas diferentes capacidades com relação às frações.

  • C.

    São importantes, mas da forma como foram apresentados, são dispensáveis, pois, para avaliar os alunos no tema em questão, bastaria constar na ficha os respectivos desempenhos em cada uma das quatro operações com frações.

  • D.

    São importantes de serem feitos, principalmente para informar e justificar o baixo rendimento de alguns alunos aos seus pais, ao coordenador, ao diretor da escola e ao supervisor de ensino.

  • E.

    São importantes, no entanto, evidenciam que o professor explora aspectos pouco relevantes das frações, sem enfatizar o trabalho mais essencial, que envolve as técnicas operatórias.

"Resolução de Problemas" é uma alternativa para o ensino de Matemática, que vem sendo discutida e implementada ao longo dos últimos anos.

Dentre as alternativas, assinale a que não traduz corretamente as idéias veiculadas sobre essa questão.

  • A.

    Os problemas devem ser propostos porque proporcionam o contexto em que se podem apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.

  • B.

    As situações-problema devem ser encaradas como atividades que apresentam desafios e obstáculos a serem ultrapassados pelos alunos com o objetivo de mobilizar seu interesse e orientar suas ações.

  • C.

    A metodologia de "Resolução de Problemas" pressupõe que se considere que o mais importante não é a atividade matemática em si mesma, mas sim os resultados, definições, propriedades e demonstrações.

  • D.

    Resolver um problema significa compreender o que foi proposto e dar respostas aplicando procedimentos adequados, e não apenas aprender a dar uma resposta correta, pois isto, apenas, não garante a apropriação do conhecimento envolvido.

  • E.

    Resolver um problema pressupõe também que o aluno elabore um ou vários procedimentos de resolução, compare seus resultados com os de outros alunos e valide seus procedimentos.

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