Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos mecanismos de ação dos medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) em pacientes com insuficiência cardíaca (IC), assinale a opção correta.
O uso dos IECA induz aumento dos níveis de citocinas, como, por exemplo, o fator de necrose tumoral (TNF) e a interleucina-6.
Em pacientes com IC, os medicamentos IECA estão associados à piora da função pulmonar e à redução da capacidade de difusão da membrana capilar dos alvéolos pulmonares.
Os IECA aumentam a atividade simpática sobre o coração, o que induz o aumento do inotropismo cardíaco.
Com o uso dos IECA, verifica-se redução do nível das cininas, especialmente da bradicinina, o que, por sua vez, contribui para intensificar o efeito diurético desses medicamentos.
A utilização dos IECA está associada à inibição da liberação de endotelina e à melhora da função endotelial em pacientes com IC.
Considerando um sistema de marca-passo artificial com código VVIRO, bem como a nomenclatura (código) proposta pela North American Society of Pacing (NASPE) e pelo British Pacing and Electrophysiology Group (BPEG), chamado código genérico NBG, é correto afirmar que
o sistema de marca-passo artificial possui função antitaquicardia.
o sistema em questão estimula tanto o átrio, quanto o ventrículo.
o átrio e o ventrículo são as câmaras sentidas nesse sistema.
o referido sistema, em resposta à detecção de um sinal elétrico cardíaco natural, deflagra uma espícula sobre cada onda P e sobre cada complexo QRS do eletrocardiograma.
esse sistema possui um biossensor que ajusta a frequência de estimulação cardíaca em resposta à atividade física do paciente.
Assinale a alternativa CORRETA.
As estruturas denominadas como A1, A2, A3, P1, P2 e P3 são relacionadas:
à valva aórtica.
à valva pulmonar.
à valva tricúspide.
a tipos de comunicação interventricular.
à valva mitral.
A amplitude do pulso arterial pode variar em associação com os movimentos respiratórios como, por exemplo, na constatação da presença de pulso paradoxal. A esse respeito, assinale a opção correta.
Em paciente com diagnóstico prévio de pericardite aguda, a constatação do pulso paradoxal é indicativo de melhora da função diastólica cardíaca associada à redução no processo inflamatório pericárdico.
O principal mecanismo fisiopatogenético desse tipo de pulso arterial é representado pelo importante aumento, durante a inspiração, da pré-carga de trabalho para o ventrículo esquerdo.
Esse tipo de pulso arterial pode ser constatado em pacientes com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), choque hipovolêmico e miocardiopatia restritiva.
O aumento da amplitude do pulso arterial e da pressão arterial sistólica (maior que 20 mmHg) durante a inspiração caracteriza o quadro de pulso paradoxal.
O pulso paradoxal é um sinal semiológico que representa, do ponto de vista da variação do nível da pressão arterial sistólica, uma inversão do que é observado em condições fisiológicas normais.
Assinale a alternativa CORRETA.
A cirurgia de Manouguian é utilizada para:
o alargamento anular posterior da valva aórtica.
o alargamento da via de saída do ventrículo direito.
a correção do átrio único.
o alargamento anular anterior da valva aórtica.
a correção da insuficiência tricúspide por doença degenerativa.
A pericardite aguda apresenta alterações evolutivas (estágios) características no eletrocardiograma (ECG) de doze derivações. Acerca desses estágios eletrocardiográficos evolutivos, assinale a opção correta.
No estágio II, a única modificação no padrão eletrocardiográfico em relação ao estágio anterior é a elevação do segmento PR, que passa a ser concordante com as alterações do segmento ST.
Observa-se acentuação da elevação difusa do segmento ST, que assume concavidade direcionada para baixo e ondas T que se tornam simétricas e mais apiculadas, no estágio III.
No estágio IV, ocorre inversão difusa do padrão do segmento ST, que se torna deprimido em associação com a inversão (concordante) das ondas T.
No estágio V, verifica-se um retorno do nível do segmento ST (torna-se isoelétrico) e do padrão da onda T a seus estados pré-pericardite.
No estágio I, observa-se elevação difusa do segmento ST, com concavidade direcionada para cima, as ondas T apresentam polaridade concordante com a elevação do segmento ST e depressão do segmento PR (discordante das alterações do segmento ST).
Indique a opção CORRETA quanto à indicação à terapia da ressincronização cardíaca (FEVE = fração de ejeção do ventrículo esquerdo; CF= classe funcional).
FEVE < 35%, fibrilação atrial permanente, CF III, QRS 120 ms, com indicação de marcapasso.
FEVE < 35%, ritmo sinusal, CF III, tratamento clínico otimizado, QRS > 150 ms.
FEVE < 35%, ritmo sinusal, CF III, tratamento clínico otimizado, QRS > 110 ms.
FEVE < 35%, indicação formal de marca-passo, CF II, tratamento otimizado, QRS > 120 ms.
FEVE < 35%, portador de cardioversor-desfibrilador automático, CF II, QRS = 100 ms.
Analise as afirmativas abaixo, identificando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Deve ser indicado o tratamento cirúrgico aos pacientes com insuficiência aórtica, assintomáticos, fração de ejeção de ventrículo esquerdo < 50%, diâmetro sistólico do ventrículo esquerdo > 55 mm e diâmetro diastólico de ventrículo esquerdo > 75 mm.
( ) Para corrigir a estenose mitral durante a gravidez é recomendável a circulação extracorpórea com alto fluxo, fluxo pulsátil, pressão arterial média > 60 mmHg, hematócrito > 25% e hipotermia moderada.
( ) A avaliação de doador de coração para o transplante cardíaco inclui o eletrocardiograma, o ecocardiograma transtorácico, coronariografia e ventriculografia em todos os doadores acima de 40 anos.
( ) Na insuficiência mitral aguda, dois terços dos casos decorrem da disfunção ou ruptura do músculo papilar posteromedial.
( ) As complicações mais frequentes nos transplantes cardíacos feitos com técnica clássica são as arritmias, a insuficiência tricúspide e os trombos atriais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
V V V F F
V F F V V
F V F V V
F F V V F
V F V F V
Assinale a alternativa que relaciona as contraindicações absolutas ao transplante cardíaco.
Incompatibilidade ABO na prova cruzada prospectiva receptor-doador, doença vascular periférica grave, dependência química.
Doença hepática irreversível, úlcera péptica em atividade, doença pulmonar grave.
Hemocromatose, embolia pulmonar com menos de 03 semanas, infecção sistêmica ativa.
Doença cerebrovascular grave, diabete insulino-dependente, sarcoidose.
Resistência vascular pulmonar fixa > 5 unidades Wood, síndrome da imunodeficiência adquirida, doença psiquiátrica.
Falência aguda dos enxertos na cirurgia de revascularização do miocárdio. Analise as afirmativas abaixo.
I. A falência aguda é aquela que ocorre até 30 dias após a cirurgia.
II. Nos pacientes com sintomas de isquemia, a causa é a falência do enxerto em 75% dos casos.
III. No tratamento da falência de enxerto está indicada a angioplastia no corpo da artéria nativa ou da artéria torácica interna.
IV. Quando se opta por angioplastia, esta deve ser realizada no local da anastomose.
V. Nova cirurgia está indicada apenas quando o território acometido for aquele irrigado pela coronária interventricular anterior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente II, III e IV estão corretas.
Somente I, II e III estão corretas.
Somente III, IV e V estão corretas.
Somente II, III e V estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...