Questões sobre Reumatologia

Lista completa de Questões sobre Reumatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as possíveis complicações do tratamento da artrite reumatoide, analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA.

I. Na manutenção das doses de quaisquer agentes anti‐TNF, tanto no início quanto ao final de anos de tratamento, o mais frequente e importante dentre os eventos adversos é representado pelas infecções, que costumam ser prioritariamente bacterianas, afetando principalmente trato respiratório, pele, partes moles e trato urinário. Quando ela é viral, o risco de hospitalização é duas vezes maior no paciente em uso de anti‐TNF do que nos pacientes em uso de MTX isolado e este risco aumenta quatro vezes quando se considera o primeiro semestre de tratamento.

II. O uso de agentes anti‐TNF parece estar associado a alto risco de alterações hematológicas, com ocorrência de plaquetopenia e leucopenia por neutropenia. Como rotina, a avaliação do hemograma deve ser de utilidade imediatamente antes de dar início e no seguimento dos pacientes utilizando imunobiológicos.

III. A maioria das reações cutâneas relacionadas com a administração de inibidores do TNF tem intensidade leve a moderada, requerendo a interrupção do medicamento, e as reações mais frequentes são: eritema, urticária, eczema ou exantema, que podem, por sua vez, ser acompanhadas de dor ou edema.

IV. As doenças reumáticas de natureza inflamatória estão associadas à mortalidade elevada, em grande parte decorrente de causas neurológicas e gastrointestinais.

Marque a opção que apresenta a afirmativa CORRETA.

  • A. I – II – III – IV.
  • B. I – IV.
  • C. II – III.
  • D. III – IV.
  • E. II – III – IV.

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune inflamatória e crônica que apresenta longa duração e alto custo de gerenciamento e monitoramento. Sobre o tratamento da artrite reumatoide, marque a opção INCORRETA.

  • A. Se não tratada, a doença leva a significativa limitação funcional, com perda da qualidade de vida e da capacidade laboral.
  • B. Os agentes biológicos atuam em alvos específicos nos mecanismos celulares e moleculares envolvidos no processo inflamatório, levando a melhora dos sinais e sintomas, prevenindo ou desacelerando o processo de destruição articular, melhorando a capacidade funcional e controlando a atividade da doença.
  • C. Compreender a fisiopatogenia da Artrite Reumatóide, incluindo linfócitos T e B e citocinas pró-inflamatórias, permitiu que fossem desenvolvidas estratégias terapêuticas eficazes com alvos específicos nos mecanismos inflamatórios e autoimunes da doença.
  • D. Os medicamentos modificadores do curso da doença biológicos atualmente representam um dos mais relevantes avanços no tratamento da Artrite Reumatóide.
  • E. Existem apenas oito medicamentos indicados para o tratamento desta patologia no Brasil: abatacepte, adalimumabe, certolizumabe pegol, etanercepte, golimumabe, infliximabe, rituximabe e tocilizumabe.

A tuberculose é um dos principais problemas nos lúpus eritematosos sistêmicos (LES). Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A tuberculose tende a se apresentar nas formas extrapulmonares nos pacientes com LES. A TB renal é a causa mais frequente de TB extrapulmonar.

II. Pacientes com LES apresentam maior índice de infecções devido a vários fatores, incluindo neutropenia/linfopenia, defeitos na quimiotaxia, distúrbios do sistema reticuloendotelial, deficiência do complemento, deficiência da lectina ligada à manose, uso de agentes imunossupressores, particularmente corticosteróides em altas doses. Além destas, é importante ressaltar que fatores étnicos, como raça negra, situação socioeconômica precária e anticorpos anti-DNA de dupla hélice seriam preditores de altos níveis de lúpus em atividade, assim como de doença prévia.

III. É possível que uma tuberculose extrapulmonar de foco renal, após tratamento com tuberculostáticos e remissão clínica, evolua para glomerulonefrite lúpica classe III.

Marque a opção que apresenta a afirmativa CORRETA.

  • A. II – III.
  • B. I – II.
  • C. III.
  • D. I – II – III.
  • E. I.

O excesso de glicocorticoides determina uma doença óssea precoce, o que facilita a ocorrência de fraturas e por isso demanda cuidados e orientações desde o início do tratamento. De quanto em quanto tempo é necessário monitorar paciente em uso crônico de glicocorticoides com exame de densidade mineral óssea (DMO)?

  • A. A cada dois anos.
  • B. A cada 6 meses no primeiro ano e a cada 12 meses após a estabilização da DMO.
  • C. Uma vez por ano.
  • D. De 3 em 3 meses e a cada 12 meses após a estabilização da DMO.
  • E. A cada 6 meses no primeiro ano e a cada 2 anos após a estabilização da DMO.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...