Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 65 anos de idade, previamente anticoagulado em decorrência do diagnóstico de fibrilação atrial crônica, foi internado por hemorragia digestiva alta. O paciente recebeu duas unidades de concentrado de hemácias e plasma. Após cerca de quatro horas da última transfusão, ele começou a apresentar piora do padrão respiratório, que evoluiu de forma rápida e progressiva, sendo necessárias a intubação orotraqueal e a ventilação mecânica. Na radiografia de tórax, foi observado infiltrado pulmonar difuso bilateral.
Acerca dessa situação clínica, julgue os próximos itens.
O paciente não deve receber mais nenhum hemoderivado dos mesmos doadores dos hemoderivados que precederam o início do quadro respiratório.Segundo descrito na literatura, a pneumonia hospitalar é responsável por mais de 25% das infecções em terapia intensiva e por mais de 50% dos antimicrobianos prescritos em ambiente hospitalar. Julgue os itens a seguir, referentes à pneumonia nosocomial.
A mortalidade por pneumonia associa-se à bacteremia e ao tratamento com antimicrobiano inadequado.
No que concerne ao tratamento fisiátrico dos reumatismos de partes moles, julgue os itens a seguir.
O spray congelante associado ao alongamento é o método não invasivo mais útil para inativar pontos gatilhos agudos na disfunção miofascial.
Acerca da tipologia dos antígenos endógenos, que são aqueles originados no próprio hospedeiro, julgue os próximos itens.
Antígenos xenogênicos ou heterólogos são aqueles encontrados em espécies não relacionadas filogeneticamente.
Alguns biomarcadores têm sido utilizados no rastreamento de diversos tipos de cânceres. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A dosagem do biomarcador HER-2/neu é muito útil e eficaz no rastreamento do câncer de mama.
Acerca do uso da capsaicina no tratamento da dor, julgue os itens a seguir.
Preparações tópicas contendo capsaicina, uma neurotoxina de ação seletiva e irreversível em nociceptores, podem ser efetivas em condições dolorosas envolvendo disfunção das fibras não mielinizadas.
A respeito da técnica de sling para o tratamento da IUE, julgue os seguintes itens.
Os sintomas de bexiga hiperativa e a confirmação de hiperatividade detrusora no estudo urodinâmico são fatores preditivos de insucesso ao se realizar sling em pacientes com IUE.
No que concerne a insuficiência aórtica e radiologia do coração, julgue os itens que se seguem.
Pacientes com insuficiência aórtica podem apresentar, em plano frontal, deslocamento para baixo e para a esquerda do ventrículo esquerdo.
Muitos nódulos hepáticos exibem características de imagem típicas, que permitem o diagnóstico não invasivo. Quanto à caracterização não invasiva dos nódulos hepáticos, julgue os itens seguintes.
Hemangiomas gigantes apresentam-se como massas heterogêneas, muitas vezes contendo cicatriz central sem realce, decorrente de trombose intralesional.
Considerando que o choque é o final comum de muitas doenças infecciosas e é um diagnóstico de exclusão obrigatório, tanto quando se avalia uma criança previamente hígida quanto nas crianças com algum tipo de doença subjacente, julgue os itens subsequentes.
Em paciente na fase quente do choque refratário a volume e resistente a dopamina, deve-se iniciar a infusão contínua de dobutamina 0,2 micrograma/kg/min.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...