Questões de Música do ano 2017

Lista completa de Questões de Música do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é reconhecido por sua extensa obra, que inclui sinfonias, choros, concertos, música de câmera etc. Sua obra destacase, ainda, por apresentar uma linguagem peculiarmente brasileira, com nuances das culturas regionais e elementos de canções populares e indígenas. Na década de 1930, propôs e implantou um plano de educação musical nas escolas, conhecido como:

  • A. Manossolfa
  • B. Euritmia
  • C. Método Kodály
  • D. Canto Orfeônico
  • E. Educação para o talento

A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical, dos britânicos Keith Swanwick e June Tillman, propõe um processo de aprendizagem musical baseada em estágios, conhecida como modelo (C)LA(S)P ou (T)EC(L)A, que consiste no desenvolvimento de conteúdos de maneira vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de maneira integral. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os parâmetros da educação musical utilizados pela metodologia apresentada:

  • A. Melodia, Harmonia, Timbre, Letra e Ritmo.
  • B. Composição, Harmonia, Execução, Apreciação e Técnica.
  • C. Composição, Literatura, Apreciação, Execução e Técnica.
  • D. Apreciação, Harmonia, Composição, Técnica e Ritmo.
  • E. Apreciação, Melodia, Harmonia, Ritmo e Composição.

Relacione CORRETAMENTE os períodos históricos da música ocidental com seus principais compositores.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  • A. I, III, IV, V, II
  • B. III, V, IV, I, II
  • C. II, IV, V, I, III
  • D. II, V, IV, III, I
  • E. III, V, I, IV, II

Período que apresenta músicas de ritmos enérgicos, de melodias bem ornamentadas, com grande exploração de contrastes da intensidade do som e dos timbres dos instrumentos, uso do baixo contínuo e surgimento das primeiras orquestras. As características apresentadas referemse ao seguinte período da história da música ocidental:

  • A. Período Renascentista (c. 1450 – 1600)
  • B. Período Barroco (c. 1600 – 1750)
  • C. Período Clássico (c. 1750 – 1810)
  • D. Período Romântico (c. 1810 – 1900)
  • E. Período Romântico (c. 1810 – 1900)

“A música, nesta concepção, não era apenas uma imagem passiva do sistema ordenado do universo, era também uma forca capaz de afetar o universo – daí a atribuição dos milagres aos músicos lendários da mitologia. Numa fase posterior, mais científica, passaram a sublinhar-se os efeitos da música sobre a vontade e, consequentemente, sobre o caráter e a conduta dos seres humanos” (GROUT & PALISCA, 1988). A afirmação em destaque refere-se à Doutrina do Ethos, presente na Grécia antiga. Sobre essa doutrina, indique a alternativa INCORRETA.

  • A. A Doutrina do Ethos integrava-se na concepção Pitagórica da música como microcosmos e explicada por Aristóteles através da doutrina da imitação. O conceito trata do modo como a música agia sobre a vontade, o caráter e a conduta do ser humano.
  • B. Relaciona-se com o pensamento filosófico grego, principalmente de Platão e Aristóteles, que defendiam um sistema público de educação cujos dois elementos fundamentais eram a ginástica e a música, respectivamente para a disciplina do corpo e do espírito.
  • C. A afirmação refere-se ao papel da música na liturgia das Igrejas do período medieval, por meio da inclusão de instrumentos musicais na execução dos cantos litúrgicos.
  • D. De acordo com a Doutrina do Ethos, diferentes músicas afetam o caráter de diferentes formas, dividindo-as em duas categorias: a música com efeitos de calma e elevação espiritual e a música que causa excitação e entusiasmo.
  • E. Os efeitos da música no caráter e na conduta dos seres humanos eram associados ao culto de Apolo e Dionísio, representando a música para a elevação espiritual e a música para a excitação.

O pensamento de Murray Schafer é caracterizado por três eixos que podem ser encontrados em sua produção, de forma explícita ou velada. São eles:

I) A relação música/movimento.

II) A relação som/ambiente.

III) A confluência das artes.

IV) A relação da arte com o sagrado.

V) A relação da arte com a natureza.

Dentre as opções apresentadas, estão CORRETAS as alternativas:

  • A. I e IV
  • B. III, I e II
  • C. II, III e IV
  • D. II, III e V
  • E. II e V

Em uma escala cromática, a distância entre os sons é de:

  • A. Tom
  • B. Quarto de tom
  • C. Coma
  • D. Semitom
  • E. Tom e meio

“Passe alguns minutos em silêncio, simplesmente ouvindo os sons ao seu redor. Registre, em seu caderno, os sons que escutar. Se estiver em grupo, compare a sua lista de sons com as de seus companheiros, cada um lendo em voz alta o que anotou. Marque as diferenças. Lembre-se de que a escuta é muito pessoal. Por este motivo, todos terão listas diferentes, mas o importante é que todas estarão corretas. Se estiver trabalhando com crianças pequenas, em vez de lista escrita, promova uma conversa em que todos contem os sons ouvidos. A discussão poderá ser feita a partir do que o grupo contar”.

O trecho acima é uma atividade de aperfeiçoamento da escuta, sugerida pelo educador:

  • A. Hans-Joachim Koellreutter
  • B. John Paynter
  • C. Keith Swanwick
  • D. Raymond Murray Schafer
  • E. George Self

“[...] o trabalho de Murray Schafer seria mais bem classificado como educação sonora do que propriamente educação musical, termo, em certa medida, comprometido com procedimentos, escolas e métodos de ensino. O que ele propõe deveria anteceder e permear o ensino de música, por promover um despertar para o universo sonoro, por meios de ações muito simples, capazes de modificar substancialmente a relação ser humano/ambiente sonoro” (FONTERRADA, Marisa Trench de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008. p. 196). O compositor canadense Murray Schafer é representante da educação musical contemporânea, criador da expressão “paisagem sonora”, que significa:

  • A. o conjunto das músicas produzidas em um determinado período histórico.
  • B. os sons provenientes da natureza ou de elementos naturais (água, vento, chuva etc.).
  • C. o conjunto de diferentes sons que compõem um ambiente, sejam eles de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.
  • D. a invocação mental de paisagens visuais por meio dos sons.
  • E. o conjunto de ruídos industriais e tecnológicos, típicos dos grandes centros urbanos.

Organologia é a área que descreve e classifica os instrumentos musicais de acordo com sua forma, material do qual foi construído, timbre etc. Diante dessa informação, relacione as colunas abaixo:

Escolha a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. I, II, III, IV
  • B. II, III, I, IV
  • C. I, IV, III, II
  • D. II, III, IV, I
  • E. IV, II, III, I
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...