Questões de Música da Instituto Federal Brasilia (IFB)

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A notação musical é um sistema de sinais utilizado para representação gráfi ca dos sons musicais. Indique a resposta que representa a CORRETA relação dos símbolos com suas denominações.

Indique a alternativa CORRETA:

  • A. I – Sustenido; II – Clave de Fá; III – Semibreve; IV – Semicolcheia; V – Pausa de Semínima.
  • B. I – Semicolcheia; II – Semibreve; III – Clave de Fá; IV – Pausa de Semínima; V – Sustenido.
  • C. I – Semibreve; II – Sustenido; III – Clave de Fá; IV – Pausa de Semínima; V – Semicolcheia.
  • D. I – Semicolcheia; II – Sustenido; III – Semibreve; IV – Clave de Fá; V – Pausa de Semínima.
  • E. I – Pausa de Semínima; II – Sustenido; III – Semicolcheia; IV – Semibreve; V – Clave de Fá.

Leia as sentenças abaixo:

I) Forma musical bastante utilizada nos períodos barroco e clássico, caracterizada pela dinâmica da orquestra versus solista e geralmente composta por três movimentos (rápido, lento, rápido).

II) Estilo de composição no qual são utilizadas as doze notas da escala cromática, segundo a ordem da escolha do compositor, formando então uma sequência chamada série fundamental, que é repetida de trás para a frente (série retrógrada), de baixo para cima (inversão) ou uma mescla das duas últimas séries citadas (inversão retrógrada).

III) Forma musical vocal monofônica da Idade Média, com desenvolvimento melódico suave e utilização de intervalos próximos (segundas e terças), de ritmo irregular, fundamentado na acentuação das palavras do texto em latim presente nos ritos da igreja católica.

IV) Música instrumental descritiva na qual o compositor procura narrar uma história evocando imagens na mente do ouvinte através dos sons. Apresenta três tipos principais: sinfonia descritiva, abertura de concerto e poema sinfônico.

V) Estilo de composição contrapontística fundamentada na técnica de imitação, em que um tema é apresentado por uma voz ou instrumento e repetido pelas demais vozes, cada qual em sua altura adequada, fazendo parecer que as vozes estão se perseguindo ou fugindo umas das outras.

Escolha a alternativa que associe CORRETAMENTE os enunciados às formas e estilos de composição musicais.

  • A. I – Dodecafonismo; II – Música programática; III – Concerto; IV – Fuga; V – Cantochão.
  • B. I – Cantochão; II – Música programática; III – Concerto; IV – Dodecafonismo; V – Fuga.
  • C. I – Concerto; II – Cantochão; III – Dodecafonismo; IV – Fuga; V – Música programática.
  • D. I – Dodecafonismo; II – Fuga; III – Concerto; IV Música programática; V – Cantochão.
  • E. I – Concerto; II – Dodecafonismo; III – Cantochão; IV – Música programática; V – Fuga.

Durante o século XX, no Brasil, destacaram-se quatro métodos de educação musical: o método analítico de João Gomes Júnior, o método coral de Heitor Villa Lobos, o método de iniciação musical de Antônio Leal Sá Pereira e o método de recreação musical de Liddy Mignone. Sobre esses autores e seus respectivos métodos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O método de iniciação musical de Sá Pereira baseia-se na iniciação sensorial com ênfase na experiência musical antes dos conhecimentos teóricos. Influenciado pelos conceitos musicais de Orff, Dalcroze e Kodaly, e pelos conceitos educacionais de Piaget, propunha uma educação musical servida de atividades espontâneas, envolvendo atividades em grupo, danças e conjuntos de percussão a fim de propiciar a vivência e a experiência do fenômeno musical e das relações entre sons e sonoridades.
  • B. Gomes Júnior criou o Método Analítico em 1915, sendo o pioneiro, apesar de não ser mais utilizado. O método introduziu o canto coral na educação brasileira e apresentava um sistema de sinais análogo ao Manossolfa, podendo ainda ser associado a Dalcroze no que diz respeito ao movimento.
  • C. Após uma série de viagens empreendidas pelo interior do Brasil, onde teve contato com diversas manifestações musicais folclóricas e indígenas, Villa Lobos implantou um método coral nacionalista, cujo repertório é composto por canções indígenas, inclusive com a adição de instrumentos típicos dessa cultura.
  • D. Liddy Mignone criou seu método em 1961, baseando o conceito de educação musical percebida pela criança como recreação, e não como imposição. Defendia o aprendizado musical desde o início da infância e que o contexto musical fosse apresentado através de estórias infantis, jogos, brincadeiras e dramatizações.
  • E. A implantação do método defendido por Villa Lobos como disciplina obrigatória nas escolas do Rio de Janeiro e depois do restante do Brasil surgiu a partir do convite, feito por Anísio Teixeira, para assumir o cargo de diretor da Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA). Apesar de controverso por associar educação musical com ideias de moral e civismo, e por estar ligado ao Estado Novo, o ensino obrigatório do Canto Orfeônico foi a tentativa mais robusta de implantação da educação musical nas escolas brasileiras na época.

“A cultura brasileira e, logicamente, a rica música que se faz e consome no país estruturamse a partir de duas básicas matrizes africanas, provenientes das civilizações conguesa e iorubana. A primeira sustenta a espinha dorsal dessa música, que tem no samba sua face mais exposta. A segunda molda, principalmente, a música religiosa afro-brasileira e os estilos dela decorrentes. Entretanto, embora de africanidade tão expressiva, a música popular brasileira, hoje, ao contrário da afro-cubana, por exemplo, distancia-se cada vez mais dessas matrizes. E caminha para uma globalização tristemente enfraquecedora”. O trecho do texto “A presença africana na música popular brasileira”, do cantor, compositor e pesquisador Nei Lopes, indica a raiz africana como a estrutura principal da música brasileira. De fato, muitas são as manifestações musicais de raízes africanas distribuídas em todo o território nacional, o que eleva o Brasil a país de diversidade cultural sem igual no restante do mundo. Sobre essas manifestações, leia os enunciados abaixo:

 I) “[...] é a grande alucinação do carnaval pernambucano. Trata-se de uma marcha de ritmo sincopado, obsedante, violento e frenético, que é a sua característica principal. E a multidão ondulando, nos meneios da dança, fica a ferver” (Câmara Cascudo).

II) Dança e canto de origem africana, introduzida no Brasil provavelmente por negros escravizados provenientes de Angola. A dança era descrita como indecente e lasciva pelos documentos oficiais, que proibiam sua apresentação nas ruas e nos teatros. Sua forma canção foi a primeira manifestação da música negra aceita pela sociedade colonial brasileira.

III) Introduzido no Brasil no período colonial pelos negros escravizados por meio do batuque e influenciado por elementos da cultura brasileira, esse gênero nasceu no recôncavo baiano, mas se afirmou no Rio de Janeiro, onde tornou-se um dos principais elementos da identidade cultural brasileira. Ocorre em vários estados brasileiros, apresentando características próprias conforme a região.

IV) Manifestações relacionadas aos cortejos dos Reis de Congo, inicialmente com forte componente religioso devido à ligação com as irmandades negras do Rosário. Com a perda da tradição religiosa, o gênero foi convergido para o carnaval, conservando elementos próprios. No final do séc. XX, o ritmo foi incorporado a outros gêneros musicais (rock, hip-hop, música eletrônica), dando origem a um forte movimento cultural, o Manguebit.

V) Manifestação cultural marcada pela música, cantos e danças, de forte componente religioso católico, cujo padroeiro é São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, a grande homenageada. É realizada em regiões do interior de vários estados brasileiros, principalmente Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Pernambuco e Ceará.

Escolha a alternativa que contenha a CORRETA associação entre os enunciados e o gênero musical ao qual se refere.

  • A. I – samba; II – frevo; III – maracatu; IV – congada; V – lundu.
  • B. I – frevo; II – congada; III – maracatu; IV – lundu; V – samba.
  • C. I – congada; II – frevo; III – samba; IV – lundu; V – maracatu.
  • D. I – frevo; II – lundu; III – samba; IV – maracatu; V – congada.
  • E. I – maracatu; II – samba; III – frevo; IV – congada; V – lundu.

Relacione corretamente os métodos ativos em educação musical com seus respectivos autores: (I) Zoltán Kodály (II) Émile Jaques-Dalcroze (III) Carl Orff (IV) Edgar Willens (V) Shinichi Suzuki

( ) Apresenta em sua metodologia princípios como as relações psicológicas estabelecidas entre a música e o ser humano, a não utilização de recursos extramusicais no ensino musical, a ênfase da necessidade do trabalho prático antes do ensino musical propriamente dito e relação do ritmo, melodia e harmonia, com aspectos físicos sensoriais, afetivos e mentais.

( ) Ao perceber que o corpo deveria ser o primeiro instrumento musical a ser treinado, o autor buscou desenvolver um método que traduzisse a linguagem corporal em linguagem musical. Segundo ele, todos os elementos musicais poderiam ser experimentados e vivenciados através do movimento, pois acreditava que há um gesto para cada som e um som para cada gesto.

( ) Propôs uma metodologia com instrumental específico composto por instrumentos melódicos de percussão, com o objetivo central de integração dos elementos da linguagem falada, do ritmo, da canção e da dança. Em sua concepção, o processo de aprendizagem envolve cantar, movimentar-se, tocar, improvisar e compor. Todos são participantes, e não apenas ouvintes, no fazer musical.

( ) O objetivo do método proposto pelo autor é capacitar a criança a tocar com fluência a cada nível de aprendizagem. Sua proposta de “Educação para o talento” traz princípios como: motivação; alegria e autoconfiança; aprendizagem dentro do ritmo de cada um; imitação dos modelos que estão sempre disponíveis e identificação com os mestres.

( ) Desenvolveu um sistema de educação musical dirigida a todas as pessoas com a utilização da música folclórica de seu país de origem, ampla utilização da prática vocal em grupo, do treinamento auditivo e do solfejo.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  • A. II, V, IV, III, I
  • B. III, V, IV, I, II
  • C. III, V, I, IV, II
  • D. IV, II, III, V, I
  • E. IV, III, II, V, I

O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é reconhecido por sua extensa obra, que inclui sinfonias, choros, concertos, música de câmera etc. Sua obra destacase, ainda, por apresentar uma linguagem peculiarmente brasileira, com nuances das culturas regionais e elementos de canções populares e indígenas. Na década de 1930, propôs e implantou um plano de educação musical nas escolas, conhecido como:

  • A. Manossolfa
  • B. Euritmia
  • C. Método Kodály
  • D. Canto Orfeônico
  • E. Educação para o talento

A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical, dos britânicos Keith Swanwick e June Tillman, propõe um processo de aprendizagem musical baseada em estágios, conhecida como modelo (C)LA(S)P ou (T)EC(L)A, que consiste no desenvolvimento de conteúdos de maneira vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de maneira integral. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os parâmetros da educação musical utilizados pela metodologia apresentada:

  • A. Melodia, Harmonia, Timbre, Letra e Ritmo.
  • B. Composição, Harmonia, Execução, Apreciação e Técnica.
  • C. Composição, Literatura, Apreciação, Execução e Técnica.
  • D. Apreciação, Harmonia, Composição, Técnica e Ritmo.
  • E. Apreciação, Melodia, Harmonia, Ritmo e Composição.

Relacione CORRETAMENTE os períodos históricos da música ocidental com seus principais compositores.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  • A. I, III, IV, V, II
  • B. III, V, IV, I, II
  • C. II, IV, V, I, III
  • D. II, V, IV, III, I
  • E. III, V, I, IV, II

Período que apresenta músicas de ritmos enérgicos, de melodias bem ornamentadas, com grande exploração de contrastes da intensidade do som e dos timbres dos instrumentos, uso do baixo contínuo e surgimento das primeiras orquestras. As características apresentadas referemse ao seguinte período da história da música ocidental:

  • A. Período Renascentista (c. 1450 – 1600)
  • B. Período Barroco (c. 1600 – 1750)
  • C. Período Clássico (c. 1750 – 1810)
  • D. Período Romântico (c. 1810 – 1900)
  • E. Período Romântico (c. 1810 – 1900)

“A música, nesta concepção, não era apenas uma imagem passiva do sistema ordenado do universo, era também uma forca capaz de afetar o universo – daí a atribuição dos milagres aos músicos lendários da mitologia. Numa fase posterior, mais científica, passaram a sublinhar-se os efeitos da música sobre a vontade e, consequentemente, sobre o caráter e a conduta dos seres humanos” (GROUT & PALISCA, 1988). A afirmação em destaque refere-se à Doutrina do Ethos, presente na Grécia antiga. Sobre essa doutrina, indique a alternativa INCORRETA.

  • A. A Doutrina do Ethos integrava-se na concepção Pitagórica da música como microcosmos e explicada por Aristóteles através da doutrina da imitação. O conceito trata do modo como a música agia sobre a vontade, o caráter e a conduta do ser humano.
  • B. Relaciona-se com o pensamento filosófico grego, principalmente de Platão e Aristóteles, que defendiam um sistema público de educação cujos dois elementos fundamentais eram a ginástica e a música, respectivamente para a disciplina do corpo e do espírito.
  • C. A afirmação refere-se ao papel da música na liturgia das Igrejas do período medieval, por meio da inclusão de instrumentos musicais na execução dos cantos litúrgicos.
  • D. De acordo com a Doutrina do Ethos, diferentes músicas afetam o caráter de diferentes formas, dividindo-as em duas categorias: a música com efeitos de calma e elevação espiritual e a música que causa excitação e entusiasmo.
  • E. Os efeitos da música no caráter e na conduta dos seres humanos eram associados ao culto de Apolo e Dionísio, representando a música para a elevação espiritual e a música para a excitação.
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