Questões sobre Dietoterapia

Lista completa de Questões sobre Dietoterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A nutrição funcional é uma área de conhecimento da nutrição baseada na perspetiva da medicina funcional. O termo “funcional” aplica-se à manifestação de mudanças em processos fisiológicos básicos que refletem sintomas de duração, intensidade e frequência aumentadas, ou seja, não se resume apenas a doenças de origem conhecida, mas alterações precoces nas funções orgânicas que podem evoluir para doenças crônicas ao longo da vida.
As condutas da nutrição funcional são norteadas pelos seguintes princípios básicos:
I. Individualidade bioquímica. II. Tratamento centrado no paciente. III. Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes. IV. Saúde como vitalidade positiva. V. Inter-relações pela teia de interconexões metabólicas.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, III, IV e V.

    E) I, II, III, IV e V.

A anorexia nervosa (CID 10 - F50.0), ou apenas anorexia, é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura. É caracterizada por uma imagem distorcida do próprio corpo e abuso de dietas ou exercícios para emagrecer, mesmo quando já se está abaixo do peso ideal.

Sobre o Tratamento nutricional para a pessoa com anorexia, é correto afirmar que:

I. O Tratamento nutricional inicia-se por uma avaliação nutricional, com determinação do IMC atual e percentagem de perda de peso, bem como o estabelecimento de metas gradativas de ganho de peso para atingir o peso saudável.

II. Na sequência, faz-se um recordatório dietético usual, com horários, tipos de alimentos e quantidades consumidas, para averiguar o hábito alimentar do paciente. “

III. A recomendação mais adequada e sensata é restabelecer o hábito alimentar saudável, respeitando-se as preferências alimentares, na medida do possível, com aumento gradativo das porções e número de refeições. É aconselhável que se estabeleçam seis refeições diárias, de modo que o paciente possa comer menores quantidades por vez.

IV. A pirâmide dos alimentos pode ser utilizada como um instrumento de educação para auxiliar o paciente em suas escolhas alimentares, destacando-se a importância dos nutrientes (e não só o valor energético) de cada alimento.

Estão CORRETAS:

    A) I e II apenas.

    B) III e IV apenas.

    C) I e IV apenas.

    D) II, III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Assinale (1) para Prebióticos, (2) Probióticos e (3) para Simbióticos.

( )Alguns exemplos são bifidobactérias com galactooligossacarídeos, bifidobactérias com frutooligossacarídeos e Lactobacillus com lactitol.

( ) São micro-organismos vivos presentes em alimentos como o iogurte e leites fermentados. Atuam na imunomodulação intestinal evitando a translocação bacteriana, favorecendo a recuperação da permeabilidade intestinal, suprimindo algumas cepas bacterianas e a produção de citocinas como o TNF-?, levando ao aumento da imunoglobulina.

( ) São carboidratos não digeríveis que promovem o crescimento de certas bactérias no cólon, proporcionando benefícios à saúde.

( ) Atuam na proliferação de bactérias benéficas, preservação da mucosa intestinal, manutenção de eletrólitos e fluidos intestinais, defesa contra microorganismos patogênicos, estimulação da imunidade e de certas propriedades nutricionais no trato gastrointestinal.

A sequência CORRETA é:

    A) 3 – 2 – 1 – 1.

    B) 1 – 3 – 2 – 1.

    C) 2 – 3 – 1 – 2.

    D) 3 – 2 – 1 – 3.

    E) 1 – 1 – 2 – 3.

Sobre a conduta alimentar do paciente acometido da doença celíaca, analise os itens:

I. O essencial é evitar alimentos que contenham glúten: pães, biscoitos, macarrão, bolos e outros.

II. Reduzir o consumo de açúcares e laticínios, pois se tornam agressores.

III. Aumentar o fracionamento da dieta e consequentemente reduzir o volume.

IV. Aumentar o consumo de proteínas para a regeneração da mucosa intestinal.

V. Observar as vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) e minerais como cálcio, ferro, potássio e sódio.

Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Doença inflamatória intestinal que apresenta causa e origem desconhecidas. Pode comprometer todo o tubo digestivo, desde a boca até o ânus. A conduta alimentar de um paciente acometido dessa patologia deve:

I. A alimentação deve ser rica em carboidratos complexos e proteínas.

II. Aumentar o aporte de calorias (40 Kcal/Kg) devido ao catabolismo presente no processo inflamatório, elevando a temperatura do corpo

III. Diminuir o consumo de gorduras saturadas, devido à presença de esteatorreia; evitar leite e produtos lácteos (observar antes a tolerância do paciente).

IV. Aumentar o fracionamento da dieta em 7-8 refeições e consequentemente reduzir o volume.

V. Em relação às vitaminas e minerais, observar o ferro, a vitamina C, a B12 e o ácido fólico.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

São características de uma dieta sem irritantes gástricos:

    A) com baixo teor de gorduras e óleos (de 20 a 25% do VET), principalmente das gorduras saturadas (< 7% das calorias totais), até 10% das calorias totais de ácidos graxos poliinsaturados, até 20% das calorias totais de ácidos graxos monoinsaturados e com colesterol < 200mg/ dia.

    B) normocalórica, normoproteica, normoglicídica, hipolipídica, isenta de alimentos fonte de cafeína (chá preto, mate, café, chocolate), frutas e sucos ácidos (de acordo com tolerância individual do paciente), condimentos industrializados e pimenta; menor quantidade de gorduras, óleos, leite e derivados, sobremesas à base de leite.

    C) restrita em alimentos ricos em sódio; exclusão de alimentos processados, enlatados, conservas, embutidos, temperos e molhos industrializados. A dieta é preparada apenas com temperos naturais sem o acréscimo de sal. Somente as proteínas são preparadas com sal reduzido. É entregue ao paciente no almoço e jantar, um sachê de sal (1g) e limão.

    D) normocalórica, normoproteica, normoglicídica, normolipídica, isenta de alimentos como condimentos, leguminosas, leite e derivados, vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, couve, etc.), alho, milho, pimentão, repolho, batata doce, rabanete, nabo, cebola, melão, melancia, abacate, maçã crua, nozes, ovos e uva passa. Pode ser necessária a retirada do açúcar, conforme prescrição dietética.

    E) normocalórica, normoproteica, normoglicídica, normolipídica. Com exclusão de carne bovina, frango e peixe. Substituição por preparações com proteínas vegetais (como soja), ovos e/ou lácteos.

A dieta constipante tem como objetivos suprir as necessidades nutricionais dos pacientes, melhorar o trânsito intestinal, auxiliar no alívio dos sintomas da diarreia, prevenir desidratação e perda de peso.
Dos alimentos não recomendados podemos citar:
I – alimentos pobres em fibras. II – alimentos que contêm lactose (leite e derivados, manteiga, adoçante com lactose). III – alimentos ricos em gordura (frituras, maionese, abacate).
Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) I, II e III.

São alimentos não recomendados em uma dieta laxativa:

    A) caju, goiaba, banana.

    B) caldo de arroz coado e suco de laranja.

    C) água de coco e aveia “flocos crua”.

    D) ameixa seca e frango cozido.

    E) creme de leite e mamão.

Das dietas hospitalares, considere a alternativa que descreve a indicação da prescrição de dieta hipossódica:

    A) pacientes com diarreia.

    B) pacientes com obstipação intestinal.

    C) na insuficiência renal aguda e crônica, insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão arterial, retenção hídrica (ascite, edema), cirrose e encefalopatia hepática, tratamentos com corticoide, etc.

    D) pacientes desnutridos, em estado de hipercatabolismo, queimados, politraumatizados, pós-operatórios.

    E) desnutrição, politraumas e queimaduras (de moderadas a graves), sepse.

A dieta para doença renal crônica em tratamento conservador tem como características ser:

    A) hipoglicídica, hiperproteica e hipolipídica.

    B) normoglicídica, hiperproteica e normolipídica.

    C) hipoglicídica, hipoproteica e hipolipídica.

    D) hipoglicídica, hipoproteica e normolipídica.

    E) normoglicídica, hipoproteica e normolipídica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...