Questões de Odontologia do ano 0000

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Marque a alternativa CORRETA que indica três exemplos de analgésicos opioides.

  • A. Codeína, oxicodona e paracetamol.
  • B. Levorfanol, paracetamol e hidrocodona.
  • C. Morfina, ibuprofeno e metadona.
  • D. Ibuprofeno, codeína e metadona.
  • E. Codeína, morfina e metadona.

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são usados como analgésico, anti-inflamatório e antitérmico. Atuam inibindo a atividade da enzima cicloxigenase, que catalisa a biossíntese das prostaglandinas e tromboxanos a partir do ácido araquidônico. Os AINEs são divididos nos seguintes grupos: salicilatos: AAS, diflunisal, salicilamida, salicilato de sódio; derivados da 5 pirazolona: aminofenozona, bumadizona, fenilbutazona, oxifembutazona. Devem ser utilizados por período curtos.

A posologia da fenilbutazona é:

  • A. drágeas de 200 mg de 8/8 h.
  • B. comprimido de 200 mg de 12/12 h.
  • C. drágeas de 100 mg de 8/8 h.
  • D. comprimido de 100 mg de 12/12 h.
  • E. drágeas de 200 mg de 12/12 h.

Os principais vasoconstritores utilizados em odontologia são: adrenalina, noradrenalina, levonordefrina, fenilefrina e felipressina. Calculando a quantidade de solução anestésica por consulta, levando-se em consideração um paciente saudável, a dose máxima de adrenalina é 0,2 mg, e cada tubete possui 1:1100.000 (0,018 mg). Um paciente pode receber por consulta a seguinte quantidade de tubetes:

  • A. 4.
  • B. 6.
  • C. 9.
  • D. 11.
  • E. 13.

O índice de fluorose dentária foi um dos primeiros índices desenvolvidos especificamente para a Odontologia. Neste índice, o código 2 (fluorose muito leve) corresponde, clinicamente, a

  • A.

    esmalte liso, brilhante e com forma normal.

  • B.

    manchas esbranquiçadas, irregulares, porosas, envolvendo 25% da superfície vestibular da coroa dentária.

  • C.

    alteração do formato da coroa, com aspecto de corrosão.

  • D.

    esmalte com manchas marrons e alteração da anatomia do dente.

  • E.

    opacidade em 50% da superfície da coroa dentária.

O processo de ensino e aprendizagem dos pacientes pode ser facilitado por certos princípios, entre os quais

  • A.

    a execução metódica e treinada dos métodos de higiene bucal, de maneira a obter o máximo rendimento do paciente na remoção da placa bacteriana, independentemente da habilidade motora do paciente.

  • B.

    a verificação da disponibilidade de tempo do paciente para se educar lendo folhetos ou outros materiais educativos a ele fornecidos.

  • C.

    a avaliação teórica periódica dos conhecimentos adquiridos pelo paciente, por exemplo, através de testes de múltipla escolha.

  • D.

    a demonstração de técnicas de escovação, sem a preocupação de explicar o motivo de cada um dos movimentos da escova, já que a maioria dos pacientes não assimila estas informações.

  • E.

    a utilização de linguagem técnica para que o paciente dê o devido valor aos procedimentos que estão sendo a ele ensinados.

Em relação ao papel do cirurgião-dentista e do técnico em higiene dental quanto à educação do paciente em relação a sua saúde bucal, é correto afirmar que

  • A.

    o processo educativo é de inteira responsabilidade do cirurgião-dentista, não devendo ele delegar funções relativas a este assunto ao técnico em higiene dental.

  • B.

    o técnico em higiene dental pode suprir deficiências de compreensão do paciente relativas a algum material educativo posto a sua disposição.

  • C.

    cabe ao técnico em higiene dental supervisionar o programa de educação e orientar o paciente sempre que necessário.

  • D.

    o cirurgião-dentista pode delegar ao técnico em higiene dental esclarecimentos sobre o diagnóstico, medidas preventivas e alternativas de tratamento.

  • E.

    orientações sobre escovação, uso de fio dental e motivação do paciente devem sempre ser feitas pelo cirurgião- dentista.

Os exames radiográficos periapicais são realizados levando- se em conta uma determinada região dos arcos dentários. Dessa forma, em uma única tomada radiográfica pode-se avaliar um ou mais dentes, desde que as imagens não apresentem distorções. Com base nestes princípios, quando se pretende avaliar radiograficamente um canino inferior, a radiografia periapical a ser realizada dever ser a da região de

  • A. canino inferior.
  • B. canino e incisivo lateral inferiores.
  • C. canino e incisivos inferiores.
  • D. canino e primeiro pré-molar inferiores.
  • E. canino e pré-molares inferiores.

Algumas falhas técnicas durante a execução das tomadas radiográficas intra-orais podem resultar em alterações nas imagens obtidas após o processamento do filme. Assinale a alternativa que relaciona a falha técnica e o respectivo efeito nas imagens radiográficas

  • A.

    Superexposição e imagens muito claras.

  • B.

    Posicionamento incorreto do filme e imagens duplas.

  • C.

    Angulação vertical incorreta e alongamento das imagens.

  • D.

    Ângulo de incidência incorreto e imagem de meia-lua.

  • E.

    Filme dobrado e imagem de meia-lua.

Sabe-se que alguns tecidos e órgãos podem ser particularmente sensíveis a baixas doses de radiação ionizante, como as produzidas nas radiografias intra-orais, no que diz respeito ao desenvolvimento de neoplasias malignas. Entre outros, os tecidos ou órgãos que sofrem maior risco de indução de câncer após radiografias dentais são

  • A.

    os pulmões, o coração, as mamas e o cérebro.

  • B.

    as gônadas, os olhos, as glândulas salivares e o coração.

  • C.

    tireóide, as gônadas, as glândulas salivares e os olhos.

  • D.

    a tireóide, as glândulas salivares, as mamas e a medula óssea.

  • E.

    gônadas, os pulmões, o cérebro, os olhos e as mamas.

A sensibilidade, densidade e definição de um filme ou radiografia podem ser conceituadas, respectivamente, como

  • A.

    a capacidade de registrar detalhes muito finos, a capacidade de produzir imagens com maior ou menor quantidade de radiação e o grau de escurecimento da imagem após o processamento.

  • B.

    a capacidade de produzir imagens com maior ou menor quantidade de radiação, a capacidade de registrar detalhes muito finos e o grau de escurecimento da imagem após o processamento.

  • C.

    a capacidade de produzir imagens com maior ou menor quantidade de radiação, os diferentes matizes de branco, cinza e preto obtidos após o processamento e a capacidade de registrar detalhes muito finos.

  • D.

    a capacidade de registrar detalhes muito finos, a capacidade de produzir imagens com maior ou menor quantidade de radiação e os diferentes matizes de branco, cinza e preto obtidos após o processamento.

  • E.

    a capacidade de produzir imagens com maior ou menor quantidade de radiação, o grau de escurecimento da imagem após o processamento e a capacidade de registrar detalhes muito finos.

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