Questões de Pedagogia do ano 2014

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Tendo em vista as propostas apontadas por Soares (2007) para a melhoria das escolas em relação aos resultados de seus alunos, é INCORRETO afirmar que

  • A. há necessidade de aumentar a autonomia da escola.
  • B. se faz necessário padronizar as práticas pedagógicas das escolas.
  • C. é preciso ter as escolas funcionando com seus ritos e ritmos identificados.
  • D. a escola precisa se transformar numa comunidade educativa.

Conforme Sanmartí (2009), a avaliação mede resultados e também condiciona o que e como se ensina, principalmente, o que aprendem os estudantes e de que maneira eles o fazem.

Analise as afirmativas sobre a avaliação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A avaliação deve consistir em uma atuação mais ou menos pontual em uns poucos momentos do processo de ensino e aprendizagem.

( ) O propósito principal da avaliação é a regulação, tanto do ensino, quanto da aprendizagem.

( ) A avaliação inicial, a avaliação enquanto se está aprendendo e a final são identificadas como os três momentos chave do processo de ensino, compondo a avaliação somativa, que apresenta características e finalidades específicas.

( ) Ao ser realizada ao longo do processo de aprendizagem, a avaliação contribui para os alunos superarem os obstáculos em espaços de tempo menores, no momento em que são detectados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. F V F V.
  • C. V F F V.
  • D. F V V F.

Para Jonnaert, Etayebi e Defise (2010), o currículo de um sistema educativo deve possibilitar a definição clara de suas finalidades e a operacionalização do conjunto de um plano de educação e sua aplicabilidade por meio de um plano de ação administrativo.

Analise as seguintes afirmativas sobre o currículo.

I. Um mesmo currículo pode ser entendido segundo três níveis de interpretação bem diferentes: currículo oficial, currículo implantado e currículo assimilado.

II. Entre as correntes curriculares está a que se refere a uma abordagem cultural do currículo, a qual gerou a pedagogia por objetivos e a pedagogia (do domínio).

III. Uma abordagem focalizada nos alunos não exclui, nem os saberes disciplinares, nem os interesses para a sociedade.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Conforme as abordagens psicológicas e suas repercussões no processo de ensino e aprendizagem consideradas por Gomes (2002) associe as abordagens pedagógicas da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 3 2 4 1.
  • B. 2 4 1 3.
  • C. 4 2 3 1.
  • D. 1 4 2 3.

Tendo como base as reflexões feitas por Saviani (2005) sobre as concepções pedagógicas na história da educação brasileira, é INCORRETO afirmar

  • A. que em 1549, os primeiros colégios implantados pelos jesuítas no Brasil tiveram incentivo e subsídio da coroa portuguesa.
  • B. que a implantação das reformas pombalinas da instrução pública, contrapondo ao predomínio das ideias religiosas e baseadas nas ideias laicas influenciadas pelo Iluminismo, estabelece o privilégio do Estado em matéria de instrução, a partir de 1759.
  • C. que em 1932, o movimento dos renovadores lançou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, defendendo a influência da Igreja Católica no ensino.
  • D. que na década de 60, a teoria do capital humano foi desenvolvida e divulgada, tendo como consequência o entendimento da educação como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção.

Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino agrícola no Brasil e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Iniciou-se, em 2006, a expansão das escolas federais de educação profissional e tecnológica, visando uma sintonia com os arranjos produtivos sociais e culturais locais.

( ) A discussão atual sobre a formação técnica, assim como as práticas educativas das escolas agrotécnicas, distanciam da concepção politécnica e de uma educação emancipatória.

( ) A história do ensino técnico se diferencia do agrotécnico quanto à sua origem, visto que a formação técnica urbana foi solicitada juntamente com a industrialização técnica no Brasil, e a agrotécnica teve sua emergência a partir das décadas de 50-60.

( ) O ensino agrícola de nível médio teve sua primeira regulamentação estabelecida com a Lei Orgânica do Ensino Agrícola , no início da década de 60.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. F V F V.
  • C. V F F V.
  • D. F V V F.

Para Cunha (2004), o desenvolvimento do ensino superior se dá por um processo desigual e combinado de diversos setores.

Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino superior no Brasil.

I. Não são mencionados os exames (concursos) vestibulares na Lei de Diretrizes e Base/96, porém é feita referência à aprovação em processos seletivos e à exigência de conclusão do ensino médio como condições para um candidato ser admitido a qualquer curso de graduação.

II. As universidades devem cumprir requisitos específicos, relativos à qualificação e dedicação dos docentes: dois terços deles devem ter títulos de pós-graduação de mestre ou de doutor; um terço deve atuar na instituição em tempo integral.

III. As instituições de ensino superior brasileiras oferecem cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão como também cursos sequenciais.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Com base nas reflexões de Krawczyk (2011) sobre o ensino médio, é INCORRETO afirmar

  • A. que desde os primeiros anos da década de 1990, vem ocorrendo uma significativa expansão do ensino médio público brasileiro.
  • B. que a ideia de que o ensino médio facilita a inserção no mercado do trabalho é reforçada pelo discurso dominante: o político, o empresarial e o da mídia.
  • C. que embora existam outros espaços de trocas sociais além da escola, a escola média é a única instituição pública para os jovens sob a proteção de adultos.
  • D. que a expansão do ensino médio já pode ser caracterizada como um processo de universalização e de democratização tendo por base as altas taxas de acesso, permanência e aprovação dos jovens.

Sobre as barreiras mencionadas por Cury (2008) para instituir um sistema nacional de educação, é INCORRETO afirmar que

  • A. a barreira que se tem para instituir o sistema nacional de educação é a da desigualdade social.
  • B. o manifesto buscou combater a dualidade de redes por meio de uma estrutura educacional sob a proteção da escola pública.
  • C. o conflito social privilégio (das elites) x direito (abertos a todos e a qualquer um) fez com que aparecesse na Constituição de 1934: a educação como direito e a obrigação dos poderes públicos de prestá-la gratuita, a vinculação de porcentuais de impostos federativos para a instituição escolar, a concessão do Estado para a abertura de escolas sob o regime privado e o estabelecimento de um plano nacional de educação.
  • D. do ponto de vista jurídico-político, o modo histórico de como se revestiu o federalismo no Brasil concebeu uma interpretação de que um sistema nacional de educação feriria a autonomia dos entes federativos estaduais e municipais.

Uma das finalidades da educação do futuro é “(...) ensinar a compreensão entre as pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade” (MORIN, 2011, p. 93).

De acordo com as reflexões sobre a compreensão realizadas por Morin (2011), é INCORRETO afirmar que

  • A. a comunicação garante a compreensão.
  • B. existem duas formas de compreensão: a compreensão intelectual ou objetiva e a compreensão humana intersubjetiva.
  • C. a incompreensão de si é fonte muito significativa da incompreensão de outro.
  • D. a ética da compreensão pode ser entendida como a arte de viver que nos solicita, primeiramente, compreender de modo desinteressado.
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