Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

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Leia o texto abaixo e responda ao item 17.

Texto 6

CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR A disciplina está associada às diferentes áreas do conhecimento. Temos no currículo escolar diferentes disciplinas. Muitas vezes encontramos para uma mesma área do conhecimento várias disciplinas. A Matemática, por exemplo, está nos currículos dividida em disciplinas como álgebra, geometria, etc. Organizamos os conhecimentos que foram selecionados para serem incorporados ao currículo escolar, de uma maneira que cada conteúdo deve ser alocado em um espaço definido, em uma disciplina específica. O MEC orienta que o novo currículo está estruturado sobre os eixos da interdisciplinaridade e da contextualização, sendo que esta última vai exigir que “todo conhecimento tenha como ponto de partida a experiência do estudante, o contexto onde está inserido e onde ele vai atuar como trabalhador, cidadão, um agente ativo de sua comunidade”.

Baseado no texto acima e nos seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade e contextualização, marque com C para Contextualização e I para Interdisciplinaridade e depois relacione os conceitos à resposta certa. (C) Contextualização. (I) Interdisciplinaridade.

( ) Conteúdos intercruzados e unificadores de temas.

( ) Aponta para o tratamento de certos conteúdos como contexto de outros.

( ) Imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.

( ) Inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas.

( ) Perspectiva de articulação interativa entre as diversas disciplinas no sentido de enriquecê-las através de relações dialógicas entre os métodos e conteúdos que as constituem.

  • A. C – C – I – I – C.
  • B. I – I – C – C – I.
  • C. I – C – C – I – I.
  • D. C – I – C – I – C.
  • E. I – I – C – I – I.

O currículo do Ensino Médio deve, dentre outros aspectos, organizar os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação de tal forma que ao final do Ensino Médio o estudante demonstre:

I. domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.

II. conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

III. apreço pela atividades integradoras artístico-culturais, vinculadas ao meio ambiente e à prática social.

IV. valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I e IV.
  • E. I e III.

De acordo com Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998) a educação infantil deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças de zero a três anos, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:

  • A. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade.
  • B. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
  • C. Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
  • D. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

De acordo com a visão de Neira e Nunes (2008), assinale a afirmativa correta.

  • A. O currículo transmite uma visão de sociedade historicamente construída.
  • B. O currículo deve conter os conhecimentos não contestados da cultura corporal.
  • C. O currículo precisa ser transcendente e atemporal em relação à sociedade em que está inserido.
  • D. O currículo é um elemento neutro de transmissão de conhecimento social.
  • E. O currículo precisa ser técnico e não sociocultural.

A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.

  • A. A aquisição desse conhecimento revela a totalidade do currículo escolar.
  • B. A natureza desse conhecimento deve estar modelada pelos códigos que estruturam o currículo.
  • C. A descoberta desse conhecimento amplo e irrestrito foi construída no ambiente escolar.
  • D. A aprendizagem sobre esse tema, dentro ou fora da escola, acontece da mesma forma.
  • E. O conhecimento de um novo tema deve ser valorizado pela escola.

Observe a imagem a seguir.

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino Fundamental, é correto é afirmar:


  • A. reforça a hegemonia de um conhecimento em detrimento de outro e cria um imaginário que vê as culturas de forma hierarquizada e inferior.
  • B. apresenta uma situação típica do currículo monocultural.
  • C. comprova que o processo de hierarquização de conhecimentos foi superado.
  • D. ilustra e introduz uma nova disciplina nos currículos escolares.
  • E. ilustra a construção de um currículo intercultural, o lugar da diversidade nas práticas curriculares.

A respeito do documento

 “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. exercícios – habilidades – a escrita - as artes – das repetições
  • B. vivências – linguagens – a escrita - a matemática – da pesquisa
  • C. práticas – facetas – a escrita - a matemática – da pesquisa
  • D. vivências – linguagens – as artes - a música – da pesquisa
  • E. interesses – habilidades – a escrita - a matemática – das repetições

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.

II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Sobre o artigo anterior, analise as afirmativas a seguir.

I. Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

II. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

III. Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

IV. O ensino da história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

V. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática também obrigatória ao aluno.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II, IV e V.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, III e IV.

Os teóricos críticos entendem o currículo como

  • A. experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades dos estudantes.
  • B. organização do ensino por meio de uma grade de conteúdos, na qual de define a quantidade de aulas por disciplinas para cada ano de ensino.
  • C. planos pedagógicos elaborados pelos professores da unidade escolar, em concordância com as determinações da secretaria da educação.
  • D. conjunto de objetivos a serem alcançados no final do ano, por meio de conteúdos a serem ensinados e aprendidos durante o processo de ensino.
  • E. projeto político pedagógico elaborado pelas escolas, com a colaboração dos professores e de especialistas de ensino e aprovado pelos órgãos regionais de educação.
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