Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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A Constituição brasileira estabelece, em seu artigo 205, que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Quanto aos princípios em que o ensino se baseia para ser ministrado, o artigo 206 enumera: “I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V – valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII – garantia de padrão de qualidade”.

Considerando esses mandamentos constitucionais e a realidade objetiva do sistema educacional brasileiro nos dias atuais, julgue os itens subseqüentes.

Há consenso entre os especialistas de que o êxito do FUNDEF, malgrado suas limitações, entre as quais o fato de voltar-se apenas para o nível fundamental da educação básica, deveu-se ao montante de recursos financeiros novos, vindos do orçamento da União, com os quais pôde contar para redistribuir aos estados e municípios.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Constituição brasileira estabelece, em seu artigo 205, que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Quanto aos princípios em que o ensino se baseia para ser ministrado, o artigo 206 enumera: “I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V – valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII – garantia de padrão de qualidade”.

Considerando esses mandamentos constitucionais e a realidade objetiva do sistema educacional brasileiro nos dias atuais, julgue os itens subseqüentes.

Ao decidir-se por estimular a expansão da rede privada de educação superior, especialmente a partir de meados da década passada, o Estado brasileiro fez uma leitura singular do inciso III do art. 206 da Constituição, transferindo a estados e municípios o ônus da oferta de vagas na educação básica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Constituição brasileira estabelece, em seu artigo 205, que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Quanto aos princípios em que o ensino se baseia para ser ministrado, o artigo 206 enumera: “I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V – valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII – garantia de padrão de qualidade”.

Considerando esses mandamentos constitucionais e a realidade objetiva do sistema educacional brasileiro nos dias atuais, julgue os itens subseqüentes.

O texto constitucional indica que, a despeito de todos os avanços acerca da concepção de educação verificados no mundo contemporâneo, o Brasil insiste na velha idéia, que vigorou em quase todos os países até por volta dos anos 60 do século XX, de que um bom sistema educacional existe para fornecer mão-de-obra qualificada para um mercado de trabalho em constante transformação.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.

O Programa Nacional de Alfabetização, lançado pelo governo João Goulart, tinha a obra de Paulo Freire como referência teórico-metodológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.

Tendo como um de seus objetivos garantir o direito de todos à educação para o pleno exercício da cidadania, foi instituído, há mais de dez anos, o programa permanente de alfabetização e educação básica para jovens e adultos, por meio de uma lei decretada pela CLDF e sancionada pelo governador do DF.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.

Com base nesse depoimento, a mãe do estudante demonstra clara compreensão sobre a proposta de educação prevista pela LDB vigente, no que diz respeito ao atendimento das necessidades básicas de aprendizagem dos adolescentes empobrecidos, para enfrentarem o mundo contemporâneo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.

Em conformidade com a legislação educacional vigente, cabe à educação básica capacitar profissionalmente os adolescentes, principalmente aqueles das classes desfavorecidas, a exemplo do estudante depoente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à Antropologia e à Educação, julgue o próximo item.

Antropologia e Educação têm como centro da reflexão o homem e sua natureza humana, e como condição e produto dessa natureza, a capacidade de criar símbolos nos processos de interação com o meio e com o outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de educação e cidadania, julgue os itens seguintes.

Com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as escolas de ensino fundamental passaram a oferecer disciplinas para ajudar crianças e jovens a compreenderem a cidadania, por meio da participação individual, do exercício de deveres políticos e do respeito aos símbolos culturais brasileiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.

A educação é equivalente à socialização, mas só alcançará seus objetivos se for realizada de acordo com os interesses que a sociedade define como condições necessárias a sua manutenção.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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