Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.

Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.

A atitude da professora ao separar os alunos na classe foi adequada, pois ela está preocupada em não prejudicar os que têm condições de seguir para a 2.ª série.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.

Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.

Como os alunos são da mesma origem socioeconômica, a divisão da turma em grupos de alunos fortes e de alunos fracos não caracteriza discriminação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Elaborado o programa de capacitação, a próxima etapa consiste na execução do treinamento propriamente dito. Apesar de essa etapa ser orientada pelo planejamento instrucional, uma série de providências torna-se necessária, tanto porque a maioria das organizações prefere comprar pacotes prontos de cursos, na esperança de que estes sejam válidos e úteis, a planejar suas próprias ações educacionais. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

As turmas de treinamento deverão ser organizadas a partir da natureza dos objetivos geral e específicos definidos no planejamento instrucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda em relação à etapa de planejamento instrucional, o gestor e sua equipe devem ser capazes de escolher devidamente estratégias e recursos instrucionais, com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem durante as ações educacionais. Geralmente, por não conhecer as alternativas possíveis, a maioria das organizações limita consideravelmente os processos de capacitação à medida que estratégias de ensino são escolhidas por conveniência, e não por finalidade, ou das firmas conveniadas ou do próprio setor de treinamento e desenvolvimento. Em relação à escolha de estratégias de ensino adequadas a situações de treinamento, julgue os itens a seguir.

A dramatização, que consiste na representação de situações reais de forma simulada, é a mais adequada quando se deseja alcançar objetivos do domínio afetivo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o gestor da área de treinamento e sua equipe tenham identificado que um grave problema de desempenho da gerência de atendimento decorra de falta de conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas, a próxima atividade daquele setor refere-se à elaboração do programa de capacitação ou do planejamento instrucional. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

A definição dos critérios de avaliação de aprendizagem deve ser realizada a partir dos objetivos instrucionais, que refletem medidas do nível de desempenho esperado dos treinandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

Na prática, observa-se que, independentemente do domínio a que pertencem, os resultados de aprendizagem (afetivos, psicomotores e cognitivos) ocorrem simultaneamente. Exercem influência uns sobre os outros e, em várias situações, há certo predomínio de um resultado sobre o outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

O material impresso é um dos meios de entrega mais utilizados em treinamentos a distância. Essa mídia serve também de apoio a cursos presenciais e semipresenciais. Porém, o material impresso deve ser totalmente substituído por novas tecnologias da informação e comunicação, tanto nos ambientes educacionais quanto nos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

Os métodos de ensino podem ser adequadamente escolhidos antes da análise das características motivacionais, demográficas, profissionais e cognitivas da clientela alvo, pois devem pautar-se na natureza dos objetivos de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Três alunos sugeriram uma visita a um museu. Todos concordaram. Então, passaram a uma nova etapa: começaram a organizar a atividade. As crianças foram falando o que precisavam fazer para organizá-la e a professora foi listando os itens na lousa: a definição da data, as informações sobre o horário de visita ao museu, o transporte para o deslocamento, o melhor trajeto do ônibus, o comunicado aos pais, o lanche, o roteiro da visita e a forma de registro. Entre uma fala e outra, o grupo ia aprovando algumas decisões e modificando outras.

Diante da situação descrita e considerando o planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

A organização de atividades extra classe compartilhada entre professor e alunos é uma prática pedagógica valorizada pela escola tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

Segundo a abordagem instrucional, um plano de ensino adequado deverá incluir os seguintes eventos instrucionais: criar expectativas de sucesso ou de confirmação de desempenho, dirigir a atenção do aprendiz para os estímulos de ensino, informar os objetivos de ensino ao aprendiz, provocar a lembrança de conhecimentos pré-requisitos, apresentar materiais de estímulo, prover orientações de aprendizagem, ampliar o contexto da aprendizagem por meio de situações e novos exemplos, programar ocasiões de prática, provocar o desempenho descrito nos objetivos de ensino e prover retroalimentação para confirmar ou corrigir desempenhos dos aprendizes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...