Questões sobre Planejamento de Ensino

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Leia e reflita sobre o texto a seguir.

Avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la, criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados. (H.M. Abrams, citado por Divo Ristof, 1995).

Com base no texto, podemos dizer que a prática de avaliação da aprendizagem

I. possibilita diagnosticar as dificuldades no processo de aprendizagem.

II. propicia, independente dos instrumentos que o professor utiliza, a adequada caracterização dos resultados da aprendizagem alcançada pelos seus alunos.

III. conduz a tomada de decisões dos caminhos necessários para a retomada das aprendizagens em curso.

IV. implica estar disponível para acolher os educandos no estado em que estejam, para, a partir daí, poder auxiliá-los em sua trajetória escolar.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – IV.
  • B. III – IV.
  • C. I – III – IV.
  • D. II – III.
  • E. I – II – III.

Imagine que uma criança do 2º Ano do Ensino Fundamental gosta muito de sua professora, ela a considera linda, paciente, carinhosa e tranquila.

Em um dia, porém, ela se espanta: a professora – tão calma e paciente – fica extremamente irritada com um colega de sala que derrama o suco na carteira. Essa irritação é uma nova informação para a sua concepção a respeito da professora.

Como será que ela irá assimilar este comportamento tão diferente dos demais que ela vinha emitindo? Ela

  • A. não vai assimilar a nova informação porque gosta muito da professora.
  • B. vai justificar a irritação com seu colega como um mau dia.
  • C. vai concluir sobre o suco derramado que dá trabalho para a professora.
  • D. vai passar a ver a professora como uma pessoa com ataques de humor.
  • E. assimilará a nova informação às anteriores, justificando ou não a atitude da professora.

Como modalidade da Educação Básica, a Educação Especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar o(a)

I. dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.

II. busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem.

III. desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A. I – II – III.
  • B. I – II.
  • C. I – III.
  • D. II – III.
  • E. II.

Leia com atenção a proposição e assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) par as FALSAS.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – V – V – F – F – F.
  • B. V – V – F – F – F – V.
  • C. F – F – V – V – V – F.
  • D. F – V – F – V – F – V.
  • E. F – V – V – V – V – F.

Analise a charge a seguir.

Ela apresenta o(a)(as)

  • A. aprendizagem online do professor.
  • B. conflito de gerações na aprendizagem.
  • C. nova sala de aula do aluno.
  • D. práticas em EAD pelo professor.
  • E. uma forma atual de ensinar e aprender.

Por letramento digital compreende-se a capacidade que tem o indivíduo de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital. A sala de aula, espaço coletivo de conhecimento, interação e troca de informações, vive hoje uma boa fase com a chegada de recursos tecnológicos que vão muito além do laboratório de informática ou sala de vídeo. São habilidades desenvolvidas no letramento digital.

I. Comunicação eficiente, segurança digital, colaboração.

II. Marcadores Sociais, Blogs, Vídeos Conferencias.

III. Wikis, comunidades online, microblogging.

IV. Compreensão e inserção cultural e digital, criatividade, curadoria.

V. Habilidades funcionais, raciocínio crítico e avaliação.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. II – IV – V.
  • B. III – IV – V.
  • C. I – II – III.
  • D. I – IV – V.
  • E. II – III – V.

É importante observar que o jogo pode propiciar a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou, ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de autoavaliação pelo aluno. No entanto, para que o ato de jogar na sala de aula se caracterize como uma metodologia que favoreça a aprendizagem, o papel do professor é essencial. Sem a intencionalidade pedagógica do professor, corre-se o risco de se utilizar o jogo sem explorar seus aspectos educativos, perdendo grande parte de sua potencialidade. Trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos

I. uma disputa semelhante aos jogos eletrônicos, eficaz no desenvolvimento do raciocínio.

II. classificar os níveis de dificuldades apresentados nos jogos de acordo com a faixa etária.

III. desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação.

IV. uma série de atitudes como aprender a ganhar e a lidar com o perder, aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras entre outras.

V. um momento de socialização das impressões e de reflexão sobre o que se aprendeu.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – III.
  • B. III – IV – V.
  • C. I – IV – V.
  • D. II – III – IV.
  • E. I – II – IV.
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