Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.

Com base nas diretrizes metodológicas da pedagogia liberal renovada, os sujeitos do processo de planejamento escolar serão todas as pessoas do sistema e do subsistema educacionais envolvidas direta ou indiretamente com o processo, em seus respectivos setores e segmentos, por meio da elaboração de programas e projetos específicos em cada nível de participação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre as tendências pedagógicas, relacione a coluna da esquerda com a da direita.

A sequência correta de números, de cima para baixo, é:

  • A. 121243
  • B. 212134
  • C. 222134
  • D. 421124
  • E. 321124

Paulo Freire ressalta, na obra Pedagogia da Tolerância, algumas dicotomias presentes no processo educativo.

A primeira dicotomia é a maneira mecanicista de pensar o aprender e o ensinar. A relação entre aprender e ensinar é dialética, quer dizer, ensinar não é uma mera transferência de informações. A segunda dicotomia que Freire apresenta é a separação entre aprender e ensinar. Para ele ensinar e aprender se constituem numa relação que produz conhecimento. Não há separação entre teoria e prática. Quem aprende também ensina, e quem ensina aprende a ensinar. A terceira dicotomia que Freire nos mostra é a separação entre ensinar os conhecimentos existentes, e produzir novos conhecimentos. Não há como ensinar sem pesquisar.

A pesquisa é parte fundamental do ato de ensinar. Dessa maneira, o ato de ensinar é um(a):

  • A. ação somente para os que possuem o dom.
  • B. momento repleto de tomada de decisões.
  • C. constante produção de conhecimento.
  • D. planejamento sobre as necessidades dos alunos.
  • E. persistência em repetição de exercícios.

Pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação, analise as afirmações a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.

( ) O processo pedagógico deve considerar as crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as diferenças entre elas e sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar.

( ) As propostas das instituições de Educação Infantil devem explicitar concepções, bem como definir diretrizes referentes à metodologia do trabalho pedagógico e ao processo de desenvolvimento/aprendizagem, prevendo a avaliação como parte do trabalho pedagógico, que envolve toda a comunidade escolar.

( ) A educação infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre o cuidado e a educação. Além disso, tem função diferenciada e complementar à ação da família, não havendo necessidade de comunicação entre elas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F – F – F.
  • B. V – F – V.
  • C. V – V – F.
  • D. V – V – V.
  • E. F – V – F.

Os processos de assimilação e acomodação são muito importantes para compreendermos a teoria de Piaget a respeito da aprendizagem.

As pesquisas científicas de Piaget sobre as características do pensamento infantil receberam a contribuição de importantes acontecimentos em sua trajetória pessoal.

Esses acontecimentos estão relacionados a

  • A. sua formação acadêmica. Ele frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia, foi doutor em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade.
  • B. seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de literatura medieval e estudava sobre Os Contos de Fadas para crianças.
  • C. ao nascimento de seus três filhos, entre 1925 e 1931 ponto de partida para uma etapa de observação de seus comportamentos.
  • D. conclusão de que a inteligência se desenvolve desde o nascimento e não com o surgimento da fala como se pensava na época.
  • E. crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nos testes, então, o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.

“Conhecer um objeto implica a sua incorporação a esquemas de ação, e isto é verdade desde os comportamentos sensórios-motores elementares até as operações lógico-matemáticas superiores.” Jean Piaget no livro Biologia e Conhecimento Com o conceito de esquemas de ação, Jean Piaget mostrou como as ações dos indivíduos sobre o meio são o motor da aquisição de conhecimento. Para Piaget, a assimilação é um termo que faz referência a uma parte do processo de adaptação do ser humano. Através da assimilação, as pessoas conseguem captar e obter novas informações e incorporá-las nas ideias já existentes dentro de seu psiquismo. Analise as afirmações sobre assimilação.

I. Assimilação é sempre subjetiva, na medida em que cada sujeito vai incorporar uma nova informação (objetivamente dada) de um jeito que será único e individual.

II. De uma maneira ou outra, o processo é essencialmente de memorização e tende a concordar com as crenças existentes anteriormente e não as experiências recentes.

III. Há dois modos básicos através dos quais os sujeitos podem se adaptar a novas experiências e, especialmente, a novas informações: memorizando e/ou rejeitando.

IV. A assimilação consiste na forma mais simples porque não exige um grande nível de ajustamento ou mudança. Cada pessoa pode encontrar e assimilar novas informações aos conhecimentos já adquiridos.

V. Um processo que, em alguns casos, revê os conhecimentos passados na memória, modificando-os e, em outros casos, apenas introjeta as novas informações.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – IV – V.
  • B. I – II – III.
  • C. II – III – IV.
  • D. III – IV – V.
  • E. II – IV – V.

Dentre os motivos que justificam ser a brincadeira importante para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, podemos afirmar que a/ao

  • A. brincadeira é importante, mas não permite a elaboração e a expressão de sentimentos e emoções.
  • B. brincadeira é importante, mas não favorece o equilíbrio afetivo da criança, pois provoca muitas frustrações.
  • C. brincar, a criança constrói novas possibilidades de ação e formas criativas de organizar o ambiente, por outro lado, brincar tem o objetivo de provocar competitividade entre as crianças.
  • D. brincar, a criança envolve-se em uma situação imaginária capaz de torná-la agressiva, causando o isolamento por parte de seus pares.
  • E. brincar, a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos, comunica-se com seus pares, expressa-se através de múltiplas linguagens, descobre regras e toma decisões.

Leia o texto a seguir e reflita sobre a condição socioeconômica que envolve a vida de uma grande maioria dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos que buscam a escola pertencem a uma mesma classe social: são pessoas com baixo poder aquisitivo, que consomem, de modo geral, apenas o básico à sua sobrevivência: aluguel, água, luz, alimentação, remédios para os filhos (quando os têm). O lazer fica por conta dos encontros com as famílias ou dos festejos e eventos das comunidades das quais participam, ligados, muitas vezes, às igrejas ou associações. A televisão é apontada como principal fonte de lazer e informação. Quase sempre seus pais têm ou tiveram uma escolaridade inferior à sua. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. A compreensão dessa realidade levou Paulo Freire, ainda nos anos de 1960, a reconhecer o analfabetismo como uma questão não só pedagógica, mas também social e política.

II. As alunas e os alunos da EJA, em sua maioria, são trabalhadores e, muitas vezes, a experiência com o trabalho começou, em suas vidas, muito cedo. III. Nas cidades, pais saíam para trabalhar e muito deles já eram responsáveis, ainda crianças, pelo cuidado da casa e dos irmãos mais novos. Outras vezes, acompanhavam seus pais ao trabalho, realizando pequenas tarefas para auxiliá-los. E nos centros urbanos, estes alunos comumente realizam diferentes atividades, cuja renda auxilia nos ganhos da família.

IV. Nas regiões rurais, os horários, os períodos de colheita, de chuva e de seca marcam a vida cotidiana das pessoas. Isto, aliado ao calendário escolar que, somente quando em reunião com a participação de representante da comunidade, do fórum da EJA, professores, alunos e sindicatos, é elaborado para atender às necessidades da EJA.

V. Paulo Freire, em sua sabedoria, dizia que educar a favor dos pobres é educar para transformação da sociedade geradora da pobreza.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – III – V.
  • B. I – II.
  • C. III – IV – V.
  • D. I – III – V.
  • E. I – II – III – IV – V.
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