Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O texto "Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro", interpretado em seu conjunto, mostra-nos a preocupação de Edgard Morin com

  • A.

    a cultura da paz e sua construção por meio da educação.

  • B.

    a educação dos jovens, diante de um mundo repleto de incertezas e imprevistos que demandam o "conhecer como se conhece".

  • C.

    o racismo, a violência, o desprezo e a incompreensão entre os povos que demandam o "aprender a conviver".

  • D.

    a democracia, conquistada com muitas lutas, ao longo dos séculos e que se vê ameaçada pela falta de ética.

  • E.

    a espécie humana, seu autoconhecimento, suas condi-ções de vida, sua convivência e sobrevivência.

Para Paulo Freire, "Há uma incompatibilidade total entre o mundo humano da fala, da percepção, da inteligibilidade, da comunicabilidade, da ação, da observação, da comparação, da verificação, da busca, da escolha, da divisão, da ruptura, da ética e da possibilidade de sua transgressão e a

  • A.

    criticidade".

  • B. politicidade".
  • C.

    neutralidade".

  • D.

    afetividade".

  • E.

    cientificidade".

"Em muitas sociedades é grave a crise da escola pública e a crescente fragmentação do sistema de ensino – grupos sociais, em geral os mais pobres, só têm acesso a determinadas escolas públicas, e outras faixas da população, de maior poder aquisitivo, freqüentam as melhores escolas públicas e escolas particulares consideradas de excelência."

Segundo Vera Maria Candau, esta crescente diferenciação do sistema traduz também uma equação de menor a maior qualidade e visibiliza a tendência

  • A.

    à inserção da educação na lógica do mercado, como um produto que se compra, segundo as possibilidades econômicas de cada um.

  • B.

    dos profissionais da educação a descomprometerem-se com uma escola de qualidade na rede pública, privilegiando seu trabalho na rede privada.

  • C.

    equivocada de procurar responsabilizar a falta da qualidade do ensino na formação dos educadores.

  • D.

    de responsabilização somente aos órgãos centrais da oferta de uma educação de qualidade a todos.

  • E.

    à atuação dos órgãos administrativos centrais no estabelecimento de políticas educacionais que priorizam o acesso e não a qualidade de ensino.

Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática pedagógica, José Mário Pires Azanha afirma que:

I. as posições e divergências se revelam nos esforços de realização histórica do ideal de uma educação democrática.

II. as propostas e debates sobre educação democrática revelam que as controvérsias ideológicas se concentram no significado desse ideal.

III. a extensão das oportunidades educacionais é, sobretudo, uma medida política que toma a educação como variável social.

IV. a democratização da educação é um processo exterior à escola, que toma a educação como uma simples variável pedagógica.

V. a qualidade de ensino é uma questão meramente pedagógica, podendo ser aferida apenas numa perspectiva técnica.

As afirmativas coerentes com as idéias do Prof. Azanha são, APENAS,

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I e III

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    III e IV

  • E.

    IV e V

A garantia do direito à educação é certamente um dos requisitos para a diminuição das disparidades sociais existentes. De um lado, são inegáveis os avanços no plano formal; de outro lado, o cotidiano das escolas contradizem o ideal de uma educação de qualidade para todos. Este é um problema antigo da educação brasileira. Anísio Teixeira, há décadas, denunciava a distância entre valores proclamados e valores reais, indicando que

  • A.

    a má formação dos educadores constitui o principal entrave à realização da proposta educacional.

  • B.

    a falta de motivação dos alunos, e até uma certa hostilidade, representa o principal obstáculo à ação dos educadores.

  • C.

    a escola é, em si, uma instituição artificial e incompleta, sem recursos para realização de um projeto educacional.

  • D.

    a duplicidade de objetivos educacionais decorre de uma sociedade dividida entre ricos e pobres.

  • E.

    a escola brasileira deveria ser inventada e não recriada, visto que a escola real é um prolongamento da escola européia.

Considere os itens abaixo.

I. Cada escola deverá se organizar de forma a oferecer, no ensino fundamental e médio, carga horária mínima de 800 (oitocentas) horas anuais ministradas em, no mínimo, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, respeitada a correspondência, quando for adotada a organização semestral.

II. Consideram-se de efetivo trabalho escolar, os dias em que forem desenvolvidas atividades regulares de aula ou outras programações didático-pedagógicas, planejadas pela escola, desde que contem com a presença de professores e a freqüência controlada dos alunos.

III. Para cumprimento da carga horária prevista em lei, o tempo de intervalo entre uma aula e outra, assim como o destinado ao recreio, serão considerados como atividades escolares e computados na carga horária diária da classe ou, proporcionalmente, na duração da aula de cada disciplina.

 

É correto o que está afirmado em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    apenas II e III.

  • C.

    apenas I e III.

  • D.

    apenas II.

  • E.

    apenas I.

O Diretor da Escola estava insatisfeito com o trabalho da Tânia, zeladora da escola. Havia muita interferência da família no seu trabalho. Muitas vezes o marido reclamava que a jornada de trabalho dela era dupla uma vez que, além de zeladora, era funcionária da escola. Às vezes o fechamento da escola tinha que ser feito pela direção porque o marido impedia a esposa de fazê-lo, alegando que depois das 23 h não tinha cabimento que ela ainda fosse trabalhar. Como faltava um ano para completar o prazo de avaliação, o Diretor resolveu tomar as providências cabíveis.

Para solucionar o caso a que o texto se refere o Diretor de Escola

  • A.

    encaminhou solicitação à Diretoria de Ensino para substituir a atual zeladora.

  • B.

    convocou o Conselho de Escola para avaliar a atuação da ocupante da zeladoria.

  • C.

    instalou processo administrativo para apurar responsabilidades da zeladora.

  • D.

    protocolou, na Coordenadoria de Ensino, pedido de instalação de inquérito.

  • E.

    constituiu comissão especial de sindicância para avaliar a negligência.

Considere os seguintes casos:

I. Kátia, professora de matemática, com carga horária semanal de 25 horas a serem cumpridas na unidade escolar, deixou de atender à convocação para a reunião pedagógica que se realizou na escola das 7h às 12h.

II. Elen, professora de química, com carga horária semanal de 12 horas a serem cumpridas na unidade escolar, faltou em determinado dia da semana na primeira e na segunda aula do período noturno.

 

Tendo em vista a legislação que dispõe sobre critérios relativos à apuração de faltas do pessoal docente, pode-se afirmar que

  • A.

    o primeiro caso caracteriza-se como "falta-aula", e o segundo como "falta-dia".

  • B.

    o primeiro caso caracteriza-se como "falta-dia", e o segundo como "falta-aula".

  • C.

    tanto o primeiro como o segundo caso caracterizam-se como "falta-aula".

  • D.

    tanto o primeiro como o segundo caso caracterizamse como "falta-dia".

  • E.

    somente o primeiro caso caracteriza-se como "falta-dia".

A partir do texto, é correto afirmar que, em relação à Primeira República brasileira,

  • A.

    a forma de governo local promovia uma redução das desigualdades sociais.

  • B.

    o coronelismo garantia a ampliação da participação política popular estadual.

  • C.

    a política dos governadores consistia num acordo entre a União e os estados.

  • D.

    as oligarquias estaduais defendiam a centralização política do poder da União.

  • E.

    o sistema representativo possuía mecanismo que impedia a fraude eleitoral local.

Considere os itens abaixo.

I. Conceder prorrogação de prazo para exercício dos funcionários e servidores.

II. Dar exercício aos funcionários e servidores designados para a unidade sob sua subordinação.

III. Propor, quando for o caso, modificações nos horários de trabalho dos funcionários e servidores.

IV. Conceder o gozo de férias, relativas ao exercício em curso, aos subordinados.

V. Aprovar a escala de férias dos funcionários e servidores. S

 

ão competências do Secretário de Escola o que está afirmado APENAS em

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    III e V

  • E.

    IV e V

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