Questões de Pedagogia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito à avaliação no processo educacional atual, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar.

( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque.

( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processo de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino.

( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar.

( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido).

A sequência correta é:

  • A. F, F, F, V, V
  • B. F, F, V, V, V
  • C. F, V, V, V, V
  • D. F, F, V, F, V

No que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.
  • B. Indisponibilidade da equipe para aceitar inovações.
  • C. Práticas de gestão participativa.
  • D. Capacidade de liderança dos dirigentes.

O currículo é um documento complexo que reúne todas as ações de uma determinada instituição de ensino. Ele pode apresentar diversas extensões ou dimensões, que culminam na exposição de suas ações, podendo apresentar-se de forma explícita, implícita ou por intermédio de ações intencionais ou não-intencionais. Assim, sobre as diversas dimensões que compõem o currículo, relacione a primeira coluna com a segunda:

A- Currículo oficial

B- Currículo formal

C- Currículo em ação ou real

D- Currículo explícito

E- Currículo vazio ou nulo

( ) É o que foi planejado oficialmente para ser trabalhado nas diferentes disciplinas e séries de um curso. É o que consta na Proposta Curricular do Estado, nas Propostas Curriculares das Secretarias de Educação ou nos livros didáticos, elaborados a partir dessas.

( ) São todos os tipos de aprendizagem que os estudantes realizam pelo fato de já estarem escolarizados. É a consequência de viver uma experiência num ambiente que propõe-impõe todo um sistema de comportamento e valores, e não só de conteúdos, de conhecimentos a assimilar.

( ) Abrange todas as atividades e conteúdos planejados para serem trabalhados na sala de aula. Incluiu também o currículo oficial. ( ) Representa a dimensão visível do currículo e se constitui nas aprendizagens intencionalmente buscadas ou deliberadamente promovidas por meio do ensino.

( ) Constitui-se nos conhecimentos ausentes, tanto das propostas curriculares (currículos formais) como das práticas da sala de aula (currículo em ação), que, muitas vezes, abrangem conhecimentos significativos e fundamentais para a compreensão da realidade e para a atuação nela. Também chamado “campos de silêncio” ou de “omissões”, seu significado é fundamental para entender o currículo como espaço de afirmação e negação de elementos das diferentes culturas, produzindo efeitos sobre o estudante, tanto em função do que diz como daquilo que silencia.

A sequência correta é:

  • A. D, C, B, A, E
  • B. A, B, C, D, E
  • C. A, C, B, D, E
  • D. D, A, B, C, E

Planejar currículo implica em tomar decisões educacionais, compreendendo os conceitos curriculares existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da educação e do homem que se pretende formar. Ele é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento. Dessa maneira, o planejamento curricular terá de se fundamentar de modo que:

  • A. Priorize testes, provas e exames como métodos de avaliação eficazes para analisar o potencial de cada aluno.
  • B. Considere o saber como algo a ser transmitido, desconsiderando o que o aluno já possui.
  • C. Compreenda o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem, indo ao encontro das suas capacidades e interesses, pois tudo que o cerca, em todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
  • D. Transforme a sala de aula num ambiente de escuta e recepção, onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para saber posteriormente o que o professor explicou.

“Para ele, o professor libertador é aquele que ultrapassa as fronteiras de um repassador de conteúdos e surge como alguém que instiga seus educandos à compreensão e à transformação. O diálogo se consolida. De acordo com esse autor, a educação cumpre sua função na medida em que promove a construção de um cidadão que, por intermédio de sua formação, busca compreender a realidade e modificá-la em benefício de si e dos outros. A educação deve ir além de uma ação que vise à manutenção do que já existe.”

O texto se refere a:

  • A. Paulo Freire
  • B. Augusto Comte
  • C. Lev Vygotsky
  • D. Friedrich Froebel

O método cartesiano, proposto por René Descartes em sua obra “O Discurso do Método”, é um método que segue o caminho da dúvida e que tem como objetivo identificar a verdade. Na educação, esse modelo se faz presente nas “grades curriculares”, onde é estruturado o todo educativo, aparecendo, em seus diversos quadros, as disciplinas e seus respectivos conteúdos a serem trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada. Esse método de raciocínio proposto por Descartes, consiste em seguir quatro regras básicas:

  • A. A regra da evidência, a regra da competição, a regra simples e a regra da enumeração.
  • B. A regra da concorrência, a regra da análise, a regra da dificuldade e a regra da enumeração.
  • C. A regra da análise, a regra simples, a regra composta e a regra numérica.
  • D. A regra da evidência, a regra da análise, a regra da ordem e a regra da enumeração.

Sobre as tendências pedagógicas que norteiam a prática docente, analise as afirmativas a seguir:

I. A tendência pedagógica tradicional é uma tendência onde o professor é o dono do saber e cabe a ele a função de transmitir informações, isto é, os conhecimentos já existentes, não se preocupando com a construção de novos saberes.

II. A tendência pedagógica crítica, conhecida como crítico-social, chegou ao Brasil no início da década de 1970, sendo contemporânea ao modelo tecnicista.

III. Na tendência pedagógica libertária, os conteúdos possuem a missão de difundir a cultura acumulada historicamente.

IV. Na tendência pedagógica tecnicista, a sala de aula é organizada de forma racional; os alunos são dispostos de maneira que o professor possa atingir a todos. Muitas vezes, as aulas acontecem em laboratórios, oficinas mecânicas ou ateliês de costura. A relação professor/aluno é objetiva, cabendo ao professor transmitir as informações e ao aluno, fixá-las.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • B. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que diz respeito às características que devem compor o processo avaliativo: ( ) A avaliação deve ser quantitativa: o processo avaliativo deverá ocorrer em um único momento, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. ( ) A avaliação deve ser formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos educandos, considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o considerando como manifestação de um processo em construção, dessa forma, aprendendo com o erro. ( ) A avaliação deve ser diagnóstica: através da aprendizagem que será identificado quais conhecimentos deverão ser retomados e, ainda, quais práticas pedagógicas deverão ser redimensionadas. ( ) A avaliação deve ser contínua: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, com visão reflexiva, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. A sequência correta é:

  • A. V, V, V, V
  • B. F, F, V, V
  • C. V, V, V, F
  • D. F, V, V, V

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quando à sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Assim, considerando a sua relevância, ele deve ser assumido como:

  • A. Um processo de reflexão envolvendo todas as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico.
  • B. Uma ficha formal preenchida pelo educador com uma lista do que se pretende fazer na sala de aula.
  • C. Uma busca de resultados quantitativos com base na observação das atividades desenvolvidas na escola.
  • D. O registro do educador, contendo as estratégias e informações necessárias à reprodução do conhecimento.

As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente na prática pedagógica em sala de aula, onde é necessário que se estimule a capacidade do aluno de aprender, preparando-o para a resolução de novos e complexos problemas. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que representa um exemplo relativo a esta prática:

  • A. Trabalhar os conteúdos de forma descontextualizada.
  • B. Reconhecer a sala de aula como um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos.
  • C. Desenvolver atividades contidas no livro didático, propondo modelos de trabalho que sigam o conteúdo curricular.
  • D. Colocar o aluno frente a situações novas e desafiadoras.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...