Questões de Português

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Assinale a alternativa que NÃO apresenta erros ortográficos:

    A) Recostou-se a um poste e ficou a observar fascinado, mas com um certo temor, os farois dos automóveis que rodavam sobre o asfalto.

    B) Ficou longo tempo parado sobre o meio-fio, esperando a oportunidade de atravessar a rua, atraído por uma vitrina da calçada oposta.

    C) Estacou, perturbado, e voltou a cabeça para tráz, a fim de verificar se estava sendo seguido.

    D) Se pos de pé e saiu a andar sem rumo certo.

Para responder à questão, leia a tirinha abaixo: 



Acerca da linguagem empregada na tirinha, lei as assertivas:
I. A expressão Dê-me um beijo é própria do registro formal. Em situações de emprego coloquial, mantendo-se o modo verbal, se usaria Me dê um beijo. II. A palavra Bah se configura como um regionalismo usual da região sul do Brasil. III. A onomatopeia, recurso empregado no segundo quadrinho, pouco acrescenta para a produção de sentidos da tirinha, pois diminui a expressividade do discurso.
Pode-se afirmar que:

    A) Apenas a assertiva II está correta.

    B) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    D) As assertivas I, II e III estão corretas.

Analise o emprego das conjunções nas assertivas abaixo e assinale, correta e respectivamente, a ideia expressa por cada uma delas. I. Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia. II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo. III. Ela estudou, a fim de passar no concurso.

    A) Consequência; condição; causa.

    B) Conclusão; causa; explicação.

    C) Explicação; condição; finalidade.

    D) Condição; concessão; conclusão.

TEXTO 01

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


        https://jessicallisekellen.files.wordpress.com/2014/07/sw6.jpg

A partir da análise e interpretação semiótica e linguística do texto acima, é CORRETO afirmar que a resposta da moça ao fundo produz a seguinte figura de linguagem:

    A) Prosopopeia, uma vez que sua resposta conota sentidos humanos para uma tecnologia digital.

    B) Sarcasmo, uma vez que sua proposta não é denotativa e literal, mas crítica e subjetiva, conotativa.

    C) Metáfora, uma vez que sua resposta conota um entendimento mais aprofundado sobre a relação de completude da tecnologia com o ser humano do que o que aparece explícito na sua fala.

    D) Metonímia, uma vez que sua resposta denota o raciocínio da parte do processo ("tentar" a pesquisa) pelo todo (o "sentido para a vida").

Leia atentamente o poema a seguir, escrito por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, para responder a próxima questão.

“Tristeza não tem fim
Felicidade sim…

A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar.

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor.

A felicidade é uma coisa louca
Mas tão delicada, também
Tem flores e amores de todas as cores
Tem ninhos de passarinhos
Tudo isso ela tem
E é por ela ser assim tão delicada
Que eu trato sempre dela muito bem”.
Considere as alternativas a seguir e marque a que indica uma palavra do gênero masculino extraída do poema.

    A) amores

    B) pétala

    C) flores

    D) pluma

Para responder à questão, leia a tirinha abaixo: 



Pode-se afirmar que a construção do efeito de humor na tirinha se dá, principalmente, pela:

    A) Quebra da expectativa evidenciada no último quadrinho em sua relação com a realidade.

    B) Onomatopeia empregada de forma gritante no segundo quadrinho.

    C) Forma de caracterização do príncipe no último quadrinho.

    D) Fala do personagem do primeiro quadrinho, uma vez que se trata de um ser irracional.

Na frase “Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”, os pronomes são classificados, respectivamente, como:

    A) Demonstrativo e indefinido.

    B) Relativo e possessivo.

    C) Demonstrativo e pessoal.

    D) Pessoal e relativo.

Leia atentamente o poema a seguir, escrito por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, para responder a próxima questão.

“Tristeza não tem fim
Felicidade sim…

A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar.

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor.

A felicidade é uma coisa louca
Mas tão delicada, também
Tem flores e amores de todas as cores
Tem ninhos de passarinhos
Tudo isso ela tem
E é por ela ser assim tão delicada
Que eu trato sempre dela muito bem”.
Logo no início do poema, ao fim do segundo verso, aparece o sinal de pontuação denominado reticências (…). Nesse caso, esse sinal de pontuação é empregado para:

    A) demonstrar que o sentido da frase é irônico.

    B) fazer referência a uma citação que está incompleta.

    C) dar ao leitor uma sensação de prolongamento no tempo.

    D) indicar que ocorre no texto a interrupção em um diálogo.

Leia o texto abaixo:
O envelhecimento da população é um fato demográfico insuperável. Sabemos que existe uma possibilidade de aumento da solidão na terceira idade por motivos variados, inclusive pela dificuldade de estabelecer novos laços significativos e até por questões neuroquímicas. Porém, não é um destino: a sociabilidade pode ser explorada, e jovens também podem sentir solidão aguda.
(Leandro Karnal. Adaptado. G1 – Portal de Notícias. 2018).
Considerando que o fragmento acima foi retirado de uma entrevista do historiador Leandro Karnal, pode-se afirmar que as marcas linguísticas empregadas indicam uma linguagem:

    A) Jornalística, tendo por base o suporte de veiculação do texto.

    B) Culta, adequando-se à situação de comunicação.

    C) Coloquial, pelo nível de informalidade expresso no texto.

    D) Regional, pela presença de vocábulos próprios de determinada região brasileira.

VISÕES DA NOITE
Passai, tristes fantasmas! O que é feito
Das mulheres que amei, gentis e puras,
Umas devoram negras amarguras,
Repousam outras em marmóreo leito!
Outras no encalço de fatal proveito
Buscam à noite as saturnais escuras,
Onde empenhando as murchas formosuras
Ao demônio do ouro rendem preito!
Todas sem mais amor! Sem mais paixões!
Mais uma fibra trêmula e sentida!
Mais um leve calor nos corações!
Pálidas sombras de ilusão perdida,
Minh’alma está deserta de emoções,
Passai, passai, não me poupeis a vida!
(Autor: Fagundes Varella) 

VISÕES DA NOITE
Passai, tristes fantasmas! O que é feito
Das mulheres que amei, gentis e puras,
Umas devoram negras amarguras,
Repousam outras em marmóreo leito!
Outras no encalço de fatal proveito
Buscam à noite as saturnais escuras,
Onde empenhando as murchas formosuras
Ao demônio do ouro rendem preito!
Todas sem mais amor! Sem mais paixões!
Mais uma fibra trêmula e sentida!
Mais um leve calor nos corações!
Pálidas sombras de ilusão perdida,
Minh’alma está deserta de emoções,
Passai, passai, não me poupeis a vida!
(Autor: Fagundes Varella) 

Considerando aspectos ortográficos, semânticos e de acentuação, leia as assertivas: I. O sinal de pontuação empregado em “Minh’alma” é denominado apóstrofo. II. Os vocábulos “trêmula” e “pálida” são proparoxítonos. III. O vocábulo “deserta” poderia ser substituído, sem alterar o sentido expresso no texto, por “vazia”. Pode-se afirmar que:

    A) Apenas a assertiva I está incorreta.

    B) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    C) A assertivas I, II e III estão corretas.

    D) Apenas a assertiva III está incorreta.

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