Questões sobre Sintaxe

Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe os períodos abaixo e assinale a alternativa em que o lhe funciona como adjunto adnominal:

    A) “… anunciou-lhe: Filho, amanhã vais comigo.”

    B) O peixe cai-lhe na rede.

    C) Ao traidor, não lhe perdoaremos jamais.

    D) Comuniquei-lhe o fato ontem pela manhã.

Para responder a questão, considere o texto abaixo.


A roda dos não ausentes


O nada e o não,

ausência alguma,

borda em mim o empecilho.

Há tempos treino

o equilíbrio sobre

esse alquebrado corpo,

e, se inteira fui,

cada pedaço que guardo de mim

tem na memória o anelar

de outros pedaços.

E da história que me resta

estilhaçados sons esculpem

partes de uma música inteira.

Traço então a nossa roda gira-gira

em que os de ontem, os de hoje,

e os de amanhã se reconhecem

nos pedaços uns dos outros.

Inteiros. 


(EVARISTO, Conceição. Poemas da Recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017, p. 12)

No verso “ tempos treino/ o equilíbrio sobre” (v.4/v.5), destacam-se dois verbos. Ao analisá-los com atenção, é correto afirmar que:

    A) O verbo “hᔠé impessoal e poderia ser substituído por “existir”.

    B) “treino” está no singular, concordando com um substantivo “equilíbrio”.

    C) “hᔠestá flexionado na primeira pessoa do singular, assim como “treino”.

    D) O verbo “treino” concorda com um sujeito que não está explícito no verso.

    E) O verbo “hᔠpoderia, facultativamente, concordar com o substantivo “tempos”.

TEXTO 

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

A MENSAGEM NO ATO DA COMUNICA HYPERLINK

(1º§) A mensagem é um elemento fundamental da comunicação e transmitida por algum meio. A análise de uma comunicação é complexa, uma vez que existe a participação de vários elementos: o emissor, o receptor, o canal, código, o contexto e a mensagem. Cada um desses elementos tem suas peculiaridades, funções e variáveis. Entretanto, o processo global é sintetizado e resumido em algo muito específico: a mensagem.

(2º§) A finalidade de uma mensagem é dar a oportunidade de conhecer algo. A forma e o fundo são fatores determinantes, pelas palavras empregadas, pela abordagem em função da intenção do emissor. Neste sentido, adaptar o tipo de mensagem ao contexto é provavelmente a chave para alcançar o objetivo na comunicação. (...)

(3º§) Compreender a mensagem, compreender-se na mensagem, compreender-se pela mensagem - eis aí os três propósitos fundamentais da leitura, que em muito ultrapassam quaisquer aspectos utilitários ou meramente "livrescos", da comunicação leitorintro-texto. Ler é, em última instância, não só uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.

(Silva (2002, p. 45) - (https://conceitos.com/mensagem/) 
Marque a alternativa com análise INCORRETA.

    A) A palavra: "livrescos" enuncia o aumentativo de "livro" e se opõe a livrete.

    B) Em: ". Neste sentido, adaptar o tipo de mensagem ao contexto é provavelmente a chave para alcançar o objetivo na comunicação". - na primeira oração, temos um verbo de primeira conjugação na forma nominal do infinitivo, seguido de objeto direto e indireto.

    C) O período: "A finalidade de uma mensagem é dar a oportunidade de conhecer algo" - inicia com oração com os termos essenciais explícitos e dispostos em ordem direta.

    D) No período: "A forma e o fundo são fatores determinantes" - temos exemplo de sujeito composto e concordância verbal e nominal.

Com base nas relações lógico-discursivas do texto, no trecho Saiu da sala assim que tocou o sinal, os termos sublinhados expressam ideia de:

    A) Tempo

    B) Condição

    C) Causa

    D) Concessão

Assinale abaixo a alternativa que apresenta sujeito composto:

    A) Miguel conversou com Cláudia e foram embora mais tranquilos.

    B) Pedro viu Joana na rua e a chamou para tomar café.

    C) Samuel junto de Guilherme viajaram para o Canadá mês passado.

    D) João levou Maria até a padaria.

Na frase: “Para a realização das provas do concurso, chegamos no ônibus das 7h.” A expressão refere-se a:

    A) Adjunto adverbial de meio.

    B) Adjunto adverbial de tempo.

    C) Adjunto adverbial de lugar.

    D) Adjunto adverbial de meio e de tempo.

Assinale a alternativa que apresenta ERRO de regência nominal.

    A) A médica tinha um jeito afável para com os pacientes.

    B) O rapaz estava propenso em convidá-la para jantar.

    C) A garçonete não deu atenção a ninguém.

    D) Já estava acostumada com o barulho do vento na janela.

"É preciso sofrer depois de ter sofrido , e amar, e mais amar, depois de ter amado."
João Guimarães Rosa
Na frase acima, o trecho marcado é composto por duas orações, sendo uma delas subordinada substantiva. Assinale abaixo a alternativa que corresponde à função sintática que exerce essa oração subordinada:

    A) Subjetiva.

    B) Predicativa do sujeito.

    C) Objetiva indireta.

    D) Objetiva direta.

Com base nas relações lógico-discursivas do texto, no trecho Saiu da sala assim que tocou o sinal, os termos sublinhados expressam ideia de:

    A) Causa

    B) Concessão

    C) Condição

    D) Tempo

Observe as seguintes frases:


Fazem dois anos que me formei.

É necessário cautela na interpretação das informações.


Considerando os aspectos de concordância verbal e nominal, pode-se afirmar que:

    A) Ambas as frases apresentam problemas de concordância verbal e nominal.

    B) Apenas a segunda frase está incorreta, visto que o termo “necessário” deve concordar com o substantivo que o sucede.

    C) Ambas as frases contemplam os pressupostos de concordância verbal e nominal.

    D) Apenas a primeira frase está incorreta, visto que o verbo “fazer” se torna impessoal quando indica sentido de tempo transcorrido, não devendo ser flexionado no plural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...