Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Julgue o item, relativos à programação orientada a objetos (POO).


A POO introduz a herança com a finalidade de estender objetos existentes. Ela introduz, também, o polimorfismo, que permite que o programador escreva um código genérico.


Julgue o item, relativos à programação orientada a objetos (POO).


Quanto ao relacionamento entre os objetos, existe uma premissa básica que diz que os objetos são dependentes uns dos outros, ou seja, um objeto só pode existir se houver outro objeto relacionado a ele.

Julgue o item, relativos à programação orientada a objetos (POO).


Um termo muito usado na POO é classe, que tem a função de definir os atributos e os comportamentos expostos pelo objeto.

Julgue o item, relativos à programação orientada a objetos (POO).


Um objeto é uma construção de software que encapsula o estado, e não o comportamento.

Julgue o item, relativos à programação orientada a objetos (POO).


Na POO, o domínio pode ser definido como o conjunto de conceitos que representam os aspectos insignificantes de um determinado problema, o qual se está tentando resolver.

No contexto da programação orientada a objetos, uma das vantagens de se construir módulos com alta coesão é

    A) a obtenção de maior facilidade na manutenção do código-fonte.

    B) a compilação mais rápida do código-fonte.

    C) a possibilidade de construir todo o programa em um único arquivo-fonte.

    D) a possibilidade de acesso a atributos e métodos privados de uma classe a partir de outra classe.

    E) a possibilidade de utilizar uma subclasse na qual é esperada a utilização de uma de suas superclasses.

Em programação orientada a objetos, as interfaces têm como finalidade

    A) possibilitar a criação de classes que possuam apenas métodos com visibilidade pública.

    B) realizar anotações no código-fonte para registrar metadados sobre classes.

    C) permitir a utilização de herança múltipla, possibilitando que uma classe seja subclasse direta de um número arbitrário de superclasses, mesmo em linguagens que suportam apenas herança simples.

    D) possibilitar a criação de classes que possuam apenas métodos, mas não possuam nenhum atributo ou propriedade.

    E) definir comportamento comum que pode ser implementado por um conjunto de classes, a despeito de sua hierarquia de superclasses.

Considere as seguintes afirmativas sobre a Programação Orientada a Objeto:
I. Construtor de uma classe determina que ações devem ser executadas quando da criação de um objeto. II. Encapsulamento especifica que, um mesmo tipo de objeto, sob certas condições, pode realizar ações diferentes ao receber uma mesma mensagem. III. Com o Polimorfismo, os mesmos atributos e objetos podem ser utilizados em objetos distintos, porém, com implementações lógicas diferentes. IV. Herança é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos.
Indique a opção que contenha as afirmações verdadeiras.

    A) Somente I e II.

    B) Somente I e III.

    C) Somente I, II e III.

    D) Somente III e IV.

    E) Somente II, III e IV.

Pessoa - nome: string - idade: int - sexo: char - endereço: varchar

Tendo como referência as informações precedentes, julgue o item a seguir, com base na orientação a objetos.

sexo é uma herança de outra classe.

Pessoa - nome: string - idade: int - sexo: char - endereço: varchar

Tendo como referência as informações precedentes, julgue o item a seguir, com base na orientação a objetos.


nome e idade são considerados atributos.

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