Questões de Psicologia do ano 2017

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O campo da psicologia tem pouco mais de cem anos de existência. Uma pessoa a quem muitas vezes se credita a fundação do campo é Wilhelm Wundt, responsável pelo desenvolvimento do primeiro laboratório de psicologia da Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1879. A psicologia organizacional, como campo de especialização, data do início dos anos 1900, quando psicólogos começaram a estudar problemas relacionados ao trabalho e ao comportamento no trabalho. Apesar de a maioria das pessoas atribuir a Walter Scott, a Hugo Münsterberg, ou a ambos, o crédito de fundação da psicologia industrial/organizacional, um outro autor teve uma profunda influência no campo que então desenvolvia Frederick W. Taylor, um engenheiro que sustentava que princípios científicos poderiam ser aplicados para o replanejamento do ambiente de trabalho. Com base nos estudos de Taylor, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A motivação não resulta dos ganhos financeiros.
  • B. Os melhores trabalhadores devem ser selecionados e treinados no novo “método melhor”.
  • C. Os métodos de trabalho podem ser cientificamente planejados visando à eficiência, o que resulta em “um método melhor” para se executar uma tarefa.
  • D. Deve haver uma atmosfera íntima e cordial de cooperação entre a administração e os trabalhadores; a administração e os trabalhadores devem compartilhar a responsabilidade pelo planejamento e pela condução do trabalho.

De acordo com o referido fragmento de texto e em relação ao construto da personalidade nos estudos da psicologia das diferenças individuais, assinale a afirmativa correta.

  • A. A investigação das diferenças de personalidade é influenciada pelos genes ou pelo ambiente; os autores usam testes fatoriais que são aplicados em pessoas geneticamente idênticas (gêmeos).
  • B. A teoria de Eysenck constitui um indicador de referência e é utilizada internacionalmente para analisar o problema de determinar até que ponto as diferenças de personalidade são herdadas ou são produtos das condições socioambientais.
  • C. Os projetos de pesquisa, voltados a encontrar dados acerca de como as condições socioambientais em que vivemos influenciam na expressão da personalidade, têm se intensificado na tentativa de explicitar um conjunto de testes baseados em evidências psicométricas.
  • D. Os escores de indivíduos com diversos graus de parentesco genético e ambiental, provenientes de testes, são submetidos a diferentes tipos de análise estatística visando realizar as correspondentes estimativas quanto ao peso da influência de ambos os fatores nas diferenças de personalidade.

George Kelly propõe uma teoria na qual um dos conceitos centrais é o de constructo pessoal. Esse conceito fez com que a teoria de Kelly se diferenciasse das demais teorias de personalidade, sendo referenciada, por vezes, como teoria cognitiva, teoria comportamental e, em outros momentos, como teoria existencial ou teoria fenomenológica. Sobre a teoria de personalidade proposta por George Kelly, assinale a afirmativa correta.

  • A. Todas as pessoas antecipam acontecimentos devido ao fato de todos serem capazes de interpretar ou atribuir significados a esses acontecimentos, eventos e experiências vivenciadas.
  • B. Os significados pessoais são conceitos da teoria de Kelly que abrangem relações interpessoais, percepção de si e dos demais indivíduos, acolhimento e incondicionalidade, congruência e consciência de si.
  • C. Os significados dinâmico, estrutural e de desenvolvimento da teoria de Kelly explicitam um arcabouço inato ao indivíduo, provido de dispositivos que orientam repostas e demais eventos que se seguem, bem como a possibilidade de recorrência das mesmas em um dado contexto social.
  • D. Todas as pessoas constituem fatores dinâmicos em suas relações psicológicas, com diversas dimensões, os quais delimitam uma extensão vital que envolve todos esses fatores para a expressão de uma pessoa ou grupo, sendo, portanto, essencialmente operacionais e voltados para o bem-estar.

A referida citação sinaliza a concepção de Fromm a respeito das necessidades humanas. Dessa forma, é correto afirmar que

  • A. uma necessidade humana consiste em uma estrutura de orientação, a qual dá mobilidade ao indivíduo e impede ações despropositadas e inconsistentes.
  • B. a estrutura de orientação flexível e maleável em contraposição a uma estrutura sólida e rígida permite ao indivíduo mais confiabilidade em dar sentido aos eventos e fenômenos da vida.
  • C. uma necessidade humana consiste em uma necessidade de relacionamento, a qual pode ser satisfeita pela submissão, dominação ou amor; mas, apenas a transcendência é uma força criativa individualizante.
  • D. estrutura de orientação pautada na busca pela cessação da insatisfação e no pleno ajustamento, desprovidos de forças destrutivas e de filosofia irracional, é a única forma base para o crescimento da personalidade total.

Um dos pilares iniciais da teoria de personalidade proposta por Freud é o conceito de repressão. Esse conceito conduz ao entendimento de que um indivíduo possui menos probabilidade de lembrar material proveniente ou associado à ansiedade. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta sobre esse conceito.

  • A. Trata-se de um sintoma originário do desenvolvimento psicossexual, quando ocorrem as frustrações sociais trazidas ou mediadas por outros indivíduos.
  • B. Trata-se de um impulso proibido, o qual é recanalizado para um curso mais seguro e em que novas formas de expressão, muitas vezes, disfarçadas e que são mais aceitáveis para o ego e o superego.
  • C. Consiste no principal mecanismo de defesa de um indivíduo, protege-o contra ansiedade, sobretudo quando compreendido em associação a outros mecanismos para reforçar a barreira do recalque.
  • D. Consiste no principal mecanismo de defesa de um indivíduo e por meio do qual o desejo é compensado por seu equivalente oposto, propiciando a interpretação de sentimentos ou atos que sejam mais aceitáveis.

Em seu relato, um paciente diz: “Lembra do desastre em Mariana? Aconteceu porque fui à praia nadar. Começou a chover e todos que estavam na praia começaram a correr tentando recolher seus pertences que estavam sujos por conta da combinação de areia e água. Imaginei muita água com lama, desespero e morte envolvendo muita gente, como na praia que eu estava. Ao chegar a minha casa, vi a notícia na TV. Aquela situação foi terrível e muitos perderam não só seus pertences, mas também a vida! Isso já tem um ano [...]” Nesse relato, identifica-se a ocorrência de

  • A. um Afrouxamento Associativo.
  • B. um Neologismo.
  • C. um Pensamento Mágico.
  • D. uma Associação Livre.
  • E. um Ato Falho.

Durante um atendimento psicológico, uma paciente feminina, que se encontrava hospitalizada para tratamento de uma pneumonia, fez o seguinte comentário: “Eu disse a minha filha que não deveria fazer caminhadas ao ar livre, mas ela insistia e dizia que eram recomendações médicas. Veja o que me aconteceu! Seu eu tivesse ficado em casa como gostaria, não teria ficado doente. Quando receber alta médica, não vou mais dar ouvidos a minha filha.” Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o mecanismo defensivo descrito.

  • A. Negação.
  • B. Deslocamento.
  • C. Racionalização.
  • D. Resistência.
  • E. Intelectualização.

Diane Krumm, em seu livro Psicologia do Trabalho: Uma introdução à Psicologia Industrial/organizacional, revela que podem ser considerados alguns princípios tópicos de estudo da Psicologia Organizacional atual; analise-os.

I. Questões legais e sociais tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.

II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.

III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.

IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).

V. Forma física, saúde e estresse.

VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.

VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.

VIII. Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.
  • B. I, II, III, IV, V e VI, apenas.
  • C. II, III, IV, VII e VIII, apenas.
  • D. I, II, V, VI, VII e VIII, apenas.

A perspectiva humanista enfatizou o potencial inerente à autorrealização do ser humano. Não é de estranhar que os terapeutas humanistas almejem alavancar a autorrealização, ajudando as pessoas a crescer na autoconsciência e autoaceitação. Como a psicanálise, as terapias humanistas tentaram reduzir os conflitos internos que impedem o desenvolvimento natural, munindo os clientes com novos insights. De fato, com frequência, nos referimos às duas vertentes como terapias de insight. No entanto, os terapeutas humanistas diferem dos psicanalistas por focarem:

I. O presente e o futuro mais que o passado. Eles exploram os sentimentos à medida que ocorrem, em vez de obter insights sobre as origens infantis dos mesmos.

II. Pensamentos conscientes ao invés de inconscientes.

III. Assumir responsabilidade imediata por seus sentimentos e suas ações, em vez de desvelar determinantes ocultos.

IV. Promover crescimento em vez de curar uma doença. Assim, a pessoa em terapia torna-se “cliente” em vez de “paciente”.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

Sobre transtornos de personalidade, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Pessoas com TP bordeline têm instabilidade de humor e em suas relações interpessoais e usualmente têm baixa autoestima. Essas pessoas muitas vezes se sentem vazias e correm o risco de cometer suicídio.
  • B. Um transtorno de personalidade é um padrão persistente de emoções, cognições e comportamentos que resultam em um sofrimento emocional duradouro para a pessoa afetada e/ou para outros e pode causar dificuldades no trabalho e nos relacionamentos.
  • C. Pessoas com transtorno de personalidade paranoide são excessivamente desconfiadas e suspeitam de outras pessoas, sem nenhuma justificativa; porém, elas tendem a confidenciar aos outros de forma natural, embora achem que outras pessoas irão lhe fazer mal.
  • D. O DSM-5 divide os transtornos de personalidade em três grupos e isso provavelmente continuará até que uma base científica sólida seja estabelecida para considerá-los de outro modo. A divisão dos grupos baseia-se na semelhança. Grupo A é o dos esquisitos ou excêntricos; inclui os transtornos da personalidade paranoide, esquizoide e esquizotípica. O grupo B é o das pessoas que se mostram dramáticas, emotivas ou imprevisíveis; abrange os transtornos de personalidade antissocial, borderline, histriônica e narcisista. O grupo C é o das pessoas ansiosas ou medrosas; inclui os transtornos de personalidade evitativa, dependente e obsessivo-compulsiva.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...