Questões sobre Avaliação Psicológica

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Em relação à intervenção de um profissional psicólogo na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A intervenção pode acontecer em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando o profissional que realizou o atendimento dará imediata ciência ao profissional responsável pelo caso.

II. Um psicólogo nunca poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional.

III. A intervenção pode acontecer quando informado, expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente I está correta
  • B. Somente II está correta
  • C. Somente I e III estão corretas
  • D. Todas estão corretas
  • E. Todas estão incorretas

Assinale a alternativa correta. Na entrevista realizada com um paciente internado na ala de psiquiatria de um hospital geral após tentativa de suicídio, o psicólogo vivenciou, a partir do conteúdo apresentado pelo paciente, sentimentos de raiva e repulsa. Tais conteúdos mobilizaram o entrevistador em seus núcleos inconscientes. Dentro da linha teórica psicanalítica, pode-se sugerir que o profissional em questão esteja diante de um evento conhecido na prática clínica como:

  • A. Racionalização
  • B. Contratransferência
  • C. Sublimação
  • D. Regressão
  • E. Transferência

A seguir são apresentadas definições de tipos de entrevista segundo sua finalidade, comumente utilizadas na prática clínica.

I. Tipo de entrevista que é fundamental para avaliar a gravidade de uma situação, e tem como objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento, sendo geralmente utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais, onde existe a procura contínua por uma diversidade de serviços psicológicos, e torna-se necessário avaliar a adequação da demanda em relação ao encaminhamento pretendido.

II. Tipo de entrevista que tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, sendo considerada uma técnica de entrevista que pode ser facilmente estruturada cronologicamente. Embora sua utilidade seja mais claramente vislumbrada na terapia infantil, muitas abordagens que integram ou valorizam o desenvolvimento precoce podem se beneficiar deste tipo de entrevista.

III. Tipo de entrevista muito utilizado para avaliar casais e famílias, principalmente quando há a demanda de atenção psicológica para crianças e adolescentes. Elas podem focalizar a avaliação da estrutura ou da história relacional ou familiar, além de avaliar aspectos importantes da rede social de pessoas e famílias.

Assinale a alternativa que apresenta os conceitos corretos para cada definição de entrevista.

  • A. I – devolutiva; II – triagem; III – anamnese
  • B. I – devolutiva; II – triagem; III – anamnese
  • C. I – triagem; II – anamnese; III – sistêmica
  • D. I – sistêmica; II – triagem; III – devolutiva
  • E. I – anamnese; II – sistêmica; III – diagnóstica

Quanto ao aspecto formal as entrevistas podem ser divididas em estruturadas, semi-estruturadas, e de livre estruturação. Analise as afirmações abaixo como V (verdadeira) ou F (falsa) a respeito das entrevistas apresentadas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) As entrevistas estruturadas são as mais indicadas para a utilização na prática clínica.

( ) Um exemplo de entrevista de livre estruturação é a entrevista epidemiológica.

( ) As entrevistas semi-estruturadas privilegiam a objetividade, sendo que as perguntas são quase sempre fechadas ou delimitadas por opções previamente determinadas, e buscam respostas específicas a questões específicas.

( ) As entrevistas semi-estruturadas são assim denominadas porque o entrevistador tem clareza de seus objetivos, de que tipo de informação é necessária para atingi-los, de como essa informação deve ser obtida, quando ou em que sequência, em que condições deve ser investigada e como deve ser considerada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A. F; F; F; V
  • B. V; F; V; F
  • C. F; V; V; F
  • D. V; V; F; V
  • E. F; F; V; V

Assinale a alternativa que contenha somente documentos produzidos pelo psicólogo em sua prática profissional, que sejam decorrentes de avaliação psicológica.

  • A. Laudo psicológico; Parecer psicológico
  • B. Atestado psicológico; Relatório psicológico
  • C. Declaração; Parecer psicológico
  • D. Relatório psicológico; Declaração
  • E. Parecer psicológico; Atestado psicológico

Ao produzir documentos a partir de um processo de avaliação psicológica, cabe ao psicólogo respeitar princípios técnicos para garantir a qualidade de tais documentos. Assinale a alternativa cuja afirmação condiz com tais princípios.

  • A. O documento deve considerar a natureza dinâmica, definitiva e cristalizada do seu objeto de estudo
  • B. A linguagem nos documentos deve ser clara, inteligível e prolixa
  • C. Pode-se utilizar nos documentos todas as informações coletadas na avaliação, até mesmo aquelas que não tenham relação com a finalidade do documento específico, já que podem nortear possíveis intervenções
  • D. Os documentos devem ser baseados exclusivamente nos instrumentais técnicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa atendida
  • E. Deve-se assinar a última lauda do documento, não sendo necessário, assim, rubricar todas as laudas anteriores

De acordo com o Manual de elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo decorrentes de avaliação psicológica, assinale a alternativa incorreta a respeito da avaliação psicológica.

  • A. A avaliação é entendida como o processo técnicocientífico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade
  • B. O resultado da avaliação tem com finalidade servir como instrumentos para atuar exclusivamente sobre o indivíduo
  • C. Para realizar uma avaliação, é necessária a utilização de estratégias psicológicas como métodos, técnicas e instrumentos
  • D. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo
  • E. O processo de avaliação pode atuar na modificação de condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica

O processo de avaliação clínica e diagnóstico é essencial para o estudo da psicopatologia e, em última análise, para o tratamento dos transtornos psicológicos. A partir desse conceito, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação clínica refere-se à avaliação e à medição sistemáticas dos fatores psicológicos, biológicos e sociais em um indivíduo que apresenta um possível transtorno psicológico.

II. O diagnóstico é o processo a partir do qual se determina se um problema em particular que esteja afetando o indivíduo satisfaz todos os critérios de um transtorno psicológico, como definido no DSM.

III. A avaliação clínica busca utilizar o raciocínio científico para interpretar o comportamento.

IV. A avaliação clínica permite descrever exemplos de aplicações práticas e relevantes dos princípios psicológicos na vida diária.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

As ferramentas de avaliação da personalidade são úteis para os estudiosos da personalidade ou terapeutas. Essas ferramentas diferem porque são adaptadas a teorias específicas. Acerca de como os clínicos de tradição freudiana tentam avaliar as características da personalidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A primeira exigência seria ter uma espécie de estrada para o inconsciente, para identificar reminiscências de experiência da primeira infância – algo que vai além da superfície e revela conflitos e impulsos ocultos. Pois Freud acreditava que a associação livre e a interpretação dos sonhos podiam revelar o inconsciente. Os psicanalistas descartam as ferramentas de avaliação objetiva, tais como questionários do tipo concordo-discordo ou falso-verdadeiro, pois consideram que elas meramente tocam a superfície do consciente.

II. Os testes projetivos visam a fornecer esse “raio-x psicológico” ao apresentar um estímulo ambíguo e, depois, solicitar aos participantes que o descrevam ou que contém uma história sobre ele. Henry Murray introduziu o Teste de Apercepção Temática (TAT), no qual as pessoas viam quadros com figuras ambíguas e depois construíam histórias sobre elas. Um uso da narração de histórias tem sido avaliar a motivação de realização. Ao observar um jovem em devaneio, aqueles que imaginam o que ele está fantasiando sobre uma realização é visto como projetando seus próprios objetivos.

III. O teste mais usado e mais conhecido é o teste Rorschach, em que as pessoas descrevem o que veem em uma série de pranchas com borrões de tinta. Embora com posições conflitantes, a sociedade de avaliação da personalidade (2005) recomenda o uso “responsável” do teste e em resposta às críticas de resultados e interpretações, foi desenvolvida uma ferramenta de codificação e interpretação, assistida por computador e baseada em pesquisa que almeja melhorar a concordância entre avaliadores e aumentar a validade do teste (Erdberg, 1990: Exner, 2003).

IV. É feito o inventário de interesses.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e III.
  • B. I, II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, III e IV.

O exame do estado mental, ou exame psíquico, envolve a observação sistemática do comportamento de alguém. O desafio para os clínicos, naturalmente, é organizar as observações de forma que seja possível dispor de informações suficientes para determinar se um transtorno psicológico pode estar presente. Os exames de estado mental podem ser estruturados e detalhados (Barlow e Durand Psicopatologia. Uma abordagem integrada, SP, Cencage 2015 páginas 74 e 75.), mas, na maioria das vezes, são desenvolvidos de maneira rápida por clínicos experientes no decorrer da entrevista ou da observação de um paciente. Esses exames cobrem algumas categorias. São elas:

1. Aparência e comportamento.

2. Processos de pensamento.

3. Humor e afeto.

4. Funcionamento intelectual.

5. Orientação.

De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.

  • A. Somente constam no exame de estado mental: processos de pensamento, humor e afeto e orientação.
  • B. Somente constam no exame de estado mental: processos de pensamento, função intelectual e orientação.
  • C. Somente constam no exame de estado mental: aparência e comportamento, processo de pensamento e funcionamento intelectual.
  • D. Aparência e comportamento, processos de pensamento, humor e afeto, funcionamento intelectual e orientação: todos constam no exame do estado mental.
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