Questões sobre Psicanálise

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A estrutura da personalidade refere-se às suas unidades básicas ou blocos componentes. Para Freud, essas unidades básicas são

    A) as motivações.

    B) os instintos.

    C) as perversões.

    D) as regressões.

    E) os mecanismos de defesa.

De acordo com a concepção psicanalítica, pode-se admitir um esquema, simplesmente um pressuposto teórico, que permita explicar as interações anímicas que determinam a conduta humana em todas as suas expressões. Nesse sentido, a ligação entre o estritamente biológico e o “mental” estaria localizada numa instância chamada

    A) inconsciente.

    B) ego.

    C) superego.

    D) consciente.

    E) id.

Uma estratégia de aconselhamento profissional, de base psicanalítica, que utiliza a prática de atendimento desenvolvida por Winnicott, é denominada

    A) setting interativo.

    B) entrevistas psicológicas.

    C) consultas terapêuticas.

    D) psicoterapia breve.

    E) atendimentos breves.

Todo conflito é, ao mesmo tempo, um conflito sob o aspecto operacional ou concreto, e um conflito sob o aspecto

    A) manifesto.

    B) subjacente.

    C) significante.

    D) simbólico.

    E) específico.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Chamamos de personalidade o conjunto de características cognitivas, afetivas e volitivas que formam a construção pessoal de um indivíduo. O que define a personalidade de um indivíduo é a sua constituição genética, herdada dos seus pais. Ela está diretamente ligada à forma como interiorizamos nossos sentimentos, pensamentos, valores e experiências. II. Segundo Freud, a personalidade é desenvolvida no indivíduo na fase embrionária, tendo como motivadores primários os impulsos sexuais e agressivos. A fim de explicar a sua teoria, Freud subdividiu a estrutura da personalidade em três sistemas: o id (eu), o ego (eu superior) e o superego (o outro).
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A acessibilidade é a possibilidade e a condição de alcance para a utilização, sem segurança e nem autonomia, de espaços e equipamentos urbanos, afirma Jean Piaget em seus estudos sobre a psicologia das pessoas portadoras de deficiências motoras. Esse autor também alega que, na perspectiva desses indivíduos, os espaços urbanos devem sempre representar um desafio insuperável de adaptação.

II. Em seus estudos, Donald Woods Winnicott afirma que, embora a psicologia do trabalho seja uma das ramificações da ciência da psicologia, o psicólogo deve atuar exclusivamente em clínicas terapêuticas. Ele alega, também, que a busca por melhores condições de trabalho e por uma melhor relação entre os membros de um time são desafios que não competem a um psicólogo.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Melanie Klein afirma que a atuação do psicólogo nos espaços organizacionais envolve a criação de ambientes de trabalho onde as pessoas não se sintam bem ou motivadas. De acordo com essa famosa e renomada psicanalista, o ambiente de trabalho deve ser um local de produtividade e eficiência e, portanto, questões pessoais não devem causar baixa motivação entre os membros de uma equipe.

II. O conceito de violência psicológica refere-se a qualquer forma de agressão física que um agressor inflige ao companheiro, ao seu corpo, provocando danos, machucados e sangramentos. Para Donald Woods Winnicott, esse tipo de comportamento representa uma tentativa de autoafirmação do autor da violência, que busca projetar na vítima uma relação por ele vivida na sua infância.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A teoria do desenvolvimento psicossexual foi proposta pelo famoso psicanalista Sigmund Freud e descreveu como a personalidade era desenvolvida ao longo da infância. Freud acreditava que a personalidade era desenvolvida através de uma série de estágios de infância em que as energias da busca do prazer do ID tornam-se focadas em determinadas áreas erógenas. Esta energia psicossexual, ou libido , foi descrita como a força motriz por trás do comportamento. Referente às fases do desenvolvimento psicossexual para Freud, é CORRETO afirmar que:

    A) Durante a fase fálica, o foco principal da libido é sobre os órgãos genitais. Nessa idade, as crianças também começam a descobrir as diferenças entre machos e fêmeas. Freud também acreditava que os meninos começam a ver seus pais como rivais pelo afeto da mãe. O complexo de Édipo descreve esses sentimentos de querer possuir a mãe e o desejo de substituir o pai. No entanto, a criança também teme ser punida pelo pai por estes sentimentos, um medo que Freud denominou de angústia de castração.

    B) Durante a fase fálica, os interesses da libido são suprimidos. O desenvolvimento do ego e superego contribuem para este período de calma. O estágio começa na época em que as crianças entram na escola e tornam-se mais preocupadas com as relações entre colegas, hobbies e outros interesses. O período fálico é um tempo de exploração em que a energia sexual ainda está presente, mas é direcionada para outras áreas, como atividades intelectuais e interações sociais. Esta etapa é importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação e autoconfiança.

    C) Durante a fase final de desenvolvimento psicossexual, que é a fase de latência o indivíduo desenvolve um forte interesse sexual no sexo oposto. Esta fase começa durante a puberdade, mas passa por todo o resto da vida de uma pessoa. Em fases anteriores, o foco foi exclusivamente nas necessidades individuais, porém o interesse pelo bem-estar dos outros cresce durante esta fase. Se as outras etapas foram concluídas com êxito, o indivíduo deve agora ser bem equilibrado, tenro e carinhoso. O objetivo desta etapa é estabelecer um equilíbrio entre as diversas áreas da vida.

    D) Durante a fase oral, Freud acreditava que o foco principal da libido estava no controle da bexiga e evacuações. O grande conflito nesta fase é o treinamento do toalete, a criança tem de aprender a controlar suas necessidades corporais. Desenvolver esse controle leva a um sentimento de realização e independência.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na psicopatologia psicanalítica, os sintomas e síndromes mentais são considerados formas de expressão de conflitos, predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores aos quais o indivíduo não tem acesso. O sintoma é encarado, nesse caso, como uma “formação de compromisso”, um certo arranjo entre o desejo inconsciente, as normas e as permissões culturais e as possibilidades reais de satisfação desse desejo.

II. Auxiliar a seleção de estratégias de manejo de turma, contribuir para o planejamento das estratégias de ensino, auxiliar na percepção da equipe pedagógica sobre a realidade dos alunos e adotar novos pontos de vista sobre o desenvolvimento infantil no ambiente educacional são atividades vedadas ao psicólogo na equipe multidisciplinar de uma instituição de ensino.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Compreensões psicológicas sobre a dependência química

Por Amanda M. Souza, em 2017 (adaptado).


Formada por sistemas teóricos distintos, a psicologia não dispõe de uma teoria comum sobre a(s) causa(s) da dependência de substâncias psicoativas. Como resultado, encontramos a elaboração de diferentes hipóteses, que dão destaque a determinados elementos, de acordo com sua leitura acerca do funcionamento psíquico e/ou as relações estabelecidas entre os homens e o meio, como veremos a seguir.

As teorias da personalidade (modelo psicanalítico) e de aprendizagem (modelo comportamental) se destacaram na produção de possíveis explicações para uma conduta adicta. De forma resumida, nos modelos psicanalíticos, a dependência é compreendida como um sintoma e não necessariamente como causa. Na tentativa de viver continuamente sobre o domínio do princípio do prazer, o sujeito incorpora a sua rotina um hábito de consumo de substâncias psicoativas que vem a gerar a dependência. Por sua vez, no modelo inspirado nas teorias de aprendizagem, a dependência se originaria a partir de uma estratégia habitual de automedicação, na tentativa de debelar sentimentos como ansiedade, raiva ou depressão.

Na abordagem sistêmica, o foco da atenção terapêutica recai sobre as relações interpessoais que se dão no seio familiar, entendida como um sistema de forças. Nessa perspectiva, o conceito de dependência é entendido enquanto um mecanismo natural de adaptação, em que o sujeito busca uma solução para questões que exigem uma resposta adaptada. Desta maneira, recorre-se a droga como algo que irá conferir ao sujeito uma competência relacional que lhe falta em determinados contextos.

Na abordagem fenomenológico-existencial, a dependência constitui-se como uma possibilidade de escolha dentre as possíveis disponíveis no mundo. Essa escolha, pelo uso de psicoativos, é tida como inautêntica e deliberada, ao transferir para a droga o seu projeto de existir. Para a Gestalt-terapia, de base fenomenológica-existencial, as pessoas reconhecidas como dependentes, estão fora de seu equilíbrio ótimo, frequentemente incapazes de perceber quais as suas necessidades. Ocorrendo então, alterações nos processos funcionais de contato e afastando, distorcendo a existência do sujeito enquanto ser unificado.

Fonte: https://bit.ly/2J7IcmF.

Leia o texto 'Compreensões psicológicas sobre a dependência química' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Após a análise do texto, é possível concluir que, na perspectiva da abordagem fenomenológico-existencial, a dependência química constitui-se como uma tendência genética, com vinculações biológicas reais e comprováveis por outras ciências.

II. O texto leva o leitor a concluir que as teorias da personalidade (modelo psicanalítico) e de aprendizagem (modelo comportamental) se destacaram na produção de possíveis explicações para a dependência química.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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