Questões sobre Psicologia Social e Comunitária

Lista completa de Questões sobre Psicologia Social e Comunitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de Alienação Parental, é CORRETO afirmar sobre sua origem:

  • A. O genitor alienado geralmente se apresenta com um perfil de superprotetor, que não consegue ter consciência da raiva que está sentindo e, com intencionalidade de se vingar do outro, passa a emitir os comportamentos alienadores.
  • B. O genitor alienado geralmente se apresenta com um perfil de superprotetor, que não consegue ter consciência da raiva que está sentindo e, com intencionalidade de se vingar do outro, passa a emitir os comportamentos alienadores.
  • C. O fato de um genitor alienar a criança contra o outro genitor se torna cada vez mais comum em disputas de guarda pelos filhos e separações conjugais, nas quais tal manipulação faz com que o genitor alienado ganhe força.
  • D. A partir do momento em que as situações não estão resolvidas entre os genitores, eles se sentirão lesados e possivelmente alimentarão um desejo de vingança para com o outro, sendo, portanto, os filhos a forma mais acessível de atingir esse objetivo.
  • E. Os abusos psicológicos, que são realizados sutilmente e sem que os envolvidos percebam, são comumente aplicados pelos filhos alienados ao buscar desmoralizar um genitor.

Uma das formas de melhor compreender o contexto familiar onde ocorre o abuso sexual contra crianças e/ou adolescentes, é direcionar o foco da análise para os personagens principais dessa história: a mãe, o abusador e a vítima.

Considerando tal perspectiva, é CORRETO afirmar:

  • A. A vítima de abuso sofre o rompimento de uma relação de afeto e confiança, sente medo do próximo episódio abusivo e de que a mãe concretize suas ameaças.
  • B. Quando as vítimas revelam o abuso sofrido, enfrentando os medos e os riscos que correm ao fazer isso, sentemse, de alguma forma, culpadas pela conivência com as ações de seu abusador.
  • C. Ao tomar conhecimento do abuso sofrido por sua criança, a mãe passa, inevitavelmente, a reviver a própria história abusiva, e não consegue dar o apoio necessário à criança.
  • D. Os abusadores sexuais apresentam comportamentos suspeitos, tanto na presença de outras pessoas como frente à própria vítima.
  • E. As mães de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual intrafamiliar já foram repetidamente descritas como cúmplices silenciosas, enquanto os abusadores sexuais, em sua maioria, foram caracterizados por saberem distinguir o que é certo e o que é errado com relação às crianças.

O abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes se caracteriza por ações de conteúdo sexualizado impostas às vítimas.

Em alusão à temática, é CORRETO afirmar que

  • A. os casos em que “padrinhos”, vizinhos ou amigos da família cometem o abuso sexual, são considerados extrafamiliares.
  • B. os casos menos frequentes são aqueles em que pais e padrastos são os perpetradores.
  • C. pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas ao núcleo familiar, ou intrafamiliar, quando é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima.
  • D. a relação de poder é um fator característico das relações abusivas, levando a vítima a seduzir o abusador.
  • E. o agressor se utiliza de um discurso sedutor, carregado de elogios e palavras carinhosas, o que desperta a desconfiança dos membros da família.

A maior parte dos casos de abuso sexual ocorre no seio das famílias, apesar das proibições biológicas e culturais do incesto.

Sendo assim, analise as seguintes proposições:

I. A família é uma instituição caracterizada como “sagrada” pela Religião e como “a base da sociedade” pelo Direito.

II. Para a Psicologia, a família é uma instituição na qual as relações se estabelecem independentemente do escopo social.

III. As relações familiares podem tanto promover o desenvolvimento saudável quanto desencadear desajustes, violências e psicopatologias.

IV. O abuso sexual infantil pode ocorrer em qualquer família e não somente naqueles consideradas “desestruturadas”.

V. A falta de comunicação é uma característica importante na dinâmica das famílias abusivas.

No que tange aos padrões, características e dinâmicas familiares no abuso sexual infantil, é CORRETO o que se afirma apenas em

  • A. I e II.
  • B. I, III, IV e V.
  • C. II e III.
  • D. I e IV.
  • E. V.

A partir do contexto da violência intrafamiliar, avalie as afirmações a seguir.

I. Pais abusivos demonstram menos preocupação com os filhos e mais desconforto frente a experiências negativas de outros, incluindo seus próprios filhos.

II. A falta de habilidade dos pais, bem como a precariedade de estratégias para lidar com os desafios advindos do desenvolvimento dos filhos, podem gerar ainda mais conflitos.

III. Pais com alto potencial para o abuso físico demonstram limitações empáticas.

IV. Pais abusivos expressam menos compaixão e solidariedade, além de demonstrarem sentimento de culpa pelos erros e atitudes tomadas para com seus filhos.

V. O fato de os filhos serem vistos pelos pais como causadores de conflitos pode estar associado ao comportamento desafiador da criança e do adolescente.

Estão CORRETAS somente as afirmações

  • A. II, III, IV e V.
  • B. I, II, III e V.
  • C. I, II, III e V.
  • D. I, II e III.
  • E. IV e V.

O crescente número de divórcios e rupturas conjugais, nas últimas décadas, aumentou a procura por meios alternativos de resolução de conflitos. Nesse contexto, a mediação familiar é usada, basicamente, para ajudar casais em vias de separação, a chegarem a um acordo mutuamente aceitável. Dentre as diferenças entre mediação familiar, aconselhamento e terapia, encontra-se que conselheiros/terapeutas podem aconselhar apenas uma das partes, procuram aumentar o esclarecimento pessoal, facilitam a reflexão, exploram a história pessoal e familiar e a experiência passada como uma chave para o presente, enquanto mediadores familiares comprometem-se com ambas as partes desde o início, procuram

  • A. iniciar o processo sem contrato escrito, a relação entre cliente-mediador pode envolver dependência durante algum tempo, concentram-se mais no passado e no presente, podendo utilizar técnicas complementares, como por exemplo, a confecção de uma autobiografia.
  • B. fornecer informação sobre o aconselhamento, podem usar teorias psicanalíticas, concentram-se mais no passado para a compreensão da disputa atual, realizam interpretações focais.
  • C. obter a conciliação, não possuem ligação com processo legal, concentram-se mais no passado recente para a compreensão dos impasses do presente, podendo utilizar técnicas complementares, como por exemplo, role playings.
  • D. ajudar as partes a atingir um acordo, estruturam discussões e exploram opções, concentram-se mais no presente e no futuro do que no passado, podendo utilizar diversas técnicas complementares, como por exemplo, dividir os problemas em partes menores.
  • E. ajudar as partes a atingir um acordo, estruturam discussões e exploram opções, concentram-se mais no presente e no futuro do que no passado, podendo utilizar diversas técnicas complementares, como por exemplo, dividir os problemas em partes menores.

As representações sociais são definidas como uma “rede” de ideias, metáforas e imagens sociais mais fluidas, são processos cognitivos e afetivos inacabados de apreensão do mundo, sendo constituídas pela comunicação com outros. Portanto, a criação das representações sociais se dá por:

I. Influência de outros ao tomarmos uma decisão no cotidiano.

II. Distorções de pensamento pautado no discurso de outros.

III. Processos científicos de pesquisa qualitativa da realidade.

IV. Comportamentos e emoções ancorados no cotidiano.

V. Processos de ancoragem e objetivação que circulam no cotidiano.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. III e V.
  • C. II e IV.
  • D. I, III e V.
  • E. I, II, IV e V.

Paulo e Simone estão separados desde quando a filha, Nina, possuía alguns meses de idade. Passaram-se alguns anos e, na maioria das vezes em que o pai buscava a filha nos finais de semana, havia intensos bate-bocas entre ele e a mãe. Assim, Nina passou a resistir ao contato com o pai, que, por sua vez, ajuizou uma ação na qual acusa Simone de alienação parental. De acordo com a lei da alienação parental (12.318/2010):

I. Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie o genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com esse.

II. Uma forma exemplificativa de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros, é a omissão deliberada ao genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou o adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;

III. A atribuição ou alteração da guarda dar-se-á por preferência ao genitor que viabiliza a efetiva convivência da criança ou do adolescente com o outro genitor nas hipóteses em que seja inviável a guarda compartilhada.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I;
  • B. somente I e II;
  • C. somente I e III;
  • D. somente II e III;
  • E. I, II e III.

Roberto e Fernanda, que possuem dois filhos em comum, separaram-se recentemente. Ele ajuizou uma ação de guarda compartilhada, mas Fernanda ainda possui muitas dúvidas, demonstrando desconhecer o texto legal que dispõe sobre essa modalidade de guarda. Sobre a guarda compartilhada, é correto afirmar que:

  • A. o tempo de convivência com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com o pai e com a mãe, independentemente do interesse dos filhos;
  • B. a guarda unilateral obriga aquele que não a detenha a supervisionar os filhos, devendo solicitar judicialmente a prestação de contas;
  • C. a cidade considerada base de moradia dos filhos será aquela que melhor atender aos interesses dos filhos;
  • D. quando não houver acordo entre o pai e a mãe quanto à guarda dos filhos, a guarda unilateral será decretada após avaliação psicossocial;
  • E. se o juiz verificar que o filho não deve ficar sob a guarda do pai ou da mãe, deferirá o seu acolhimento familiar ou institucional até que um ou ambos se mostrem aptos para a guarda.

No Brasil, a proteção à criança e ao adolescente é garantida por lei, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Porém, nas instituições, a defesa de seus direitos costuma se apoiar em referenciais tradicionalmente criminalizadores da família. Quando a criança ou o adolescente não se encontra em condições tidas por especialistas como “normais”, o Estado reservalhes abrigos ou estabelecimentos de medida socioeducativa, procedimento visto como proteção, embora lhes seja imposto um modelo instituído de assistência. Em nome da proteção, encontramos, assim, uma racionalidade política que, segundo Foucault, ocorre às expensas do sistema jurídico da lei e que procura regular a vida humana, cujo foco é a população vista enquanto fonte de riqueza. Tal lógica é chamada por Foucault de:

  • A. disciplina;
  • B. panoptismo;
  • C. repressão;
  • D. biopolítica;
  • E. exclusão social.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...