Questões sobre Psicopatologia

Lista completa de Questões sobre Psicopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em consideração os conceitos DSM-5 (2014) sobre Transtorno por Uso de Cannabis. ( ) A maioria das pessoas que desenvolvem um transtorno por uso de Cannabis em geral estabelece um padrão de consumo que não aumenta nem em frequência, nem em quantidade, mantendo-se estável. ( ) Entre os fatores de risco para Transtorno por Uso de Cannabis, estão inclusos fracasso acadêmico, tabagismo, situação familiar instável ou violenta e baixo nível socioeconômico. ( ) O início precoce do uso de Cannabis (por exemplo, antes dos 15 anos de idade) é um preditor robusto para o desenvolvimento do Transtorno por Uso de Cannabis e outros tipos de transtornos por uso de substância e transtornos mentais durante o início da idade adulta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – F – V.

    B) F – V – F.

    C) F – V – V.

    D) V – F – V.

    E) V – V – F.

Um servidor que sofria de ansiedade devido a demandas trabalhistas procurou atendimento psicoterápico a fim de tratar essa condição. Ele informou que fazia uso de álcool e cigarro para obter relaxamento e lidar melhor com as atividades do cotidiano. Relatou, ainda, que não tinha conhecimento técnico para realizar tarefas solicitadas a ele em seu trabalho e informou que sofria assédio por parte de sua chefia. A avaliação inicial desse servidor revelou a dependência de álcool e recaídas anteriores.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

    A) O treino em técnicas como o relaxamento muscular progressivo de Jacobson é contraindicado para o servidor.

    B) O modo de enfrentamento relatado pelo servidor é centrado na emoção.

    C) Não é adequado realizar a quantificação da autoeficácia desse paciente durante as sessões iniciais de terapia.

    D) Se, durante a terapia, esse paciente alcançar um período de abstinência e, em seguida, fizer uso eventual de qualquer quantidade de álcool, ficará caracterizada a recaída.

    E) No processo terapêutico desse servidor, a lembrança e o detalhamento de recaídas passadas e o temor de uma recaída futura devem ser evitados.

No que se refere ao tratamento de pessoas dependentes de álcool, assinale a opção correta.

    A) Durante o tratamento, a recaída ocorre quando as técnicas utilizadas são inadequadas às necessidades do sujeito, ao seu padrão de consumo ou à existência de comorbidades.

    B) O tratamento psicológico deve ocorrer apenas em um momento: antes ou depois do tratamento medicamentoso; a condução simultânea das duas intervenções pode reduzir a adesão do paciente à psicoterapia.

    C) Estados emocionais positivos devem ser avaliados porque são fatores protetores contra a recaída, que é associada a emoções negativas.

    D) Ao longo do tratamento, o desenvolvimento de habilidades sociais é relevante para auxiliar na prevenção de recaídas.

    E) A motivação do paciente para tratar a dependência do álcool deve ser avaliada na primeira consulta e, após o início do tratamento, o assunto da dependência não deve mais ser retomado.

A respeito de álcool e outras drogas que causam dependência química, assinale a opção correta.

    A) Para uma pessoa dependente grave do álcool, a melhor proposta de tratamento é o consumo reduzido da substância, não a abstinência, mesmo que, em ocasiões anteriores, ela já tenha tentado reduzir o consumo e fracassado.

    B) O álcool é uma substância teratogênica que, caso seja utilizada por uma gestante, pode comprometer o desenvolvimento neurológico do feto.

    C) A tolerância, no uso do álcool ou da cocaína, significa que o organismo desenvolveu defesas e que as substâncias já não causam mais danos físicos ao organismo.

    D) Entre os agentes evitáveis causadores de adoecimento, o tabaco é o que menos provoca doenças graves.

    E) O uso de qualquer substância química caracteriza abuso, pois, mesmo que não venha a causar danos ao organismo, esse tipo de substância atua no sistema nervoso e pode causar reações emocionais adversas.

Acerca de pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.


A prevalência de transtornos psicológicos, tais como ansiedade e sintomas depressivos, em pacientes acometidos por cardiopatias não é significativa em amostra clínica.

O _____________________ caracteriza-se por uma variedade de alterações em áreas emocionais, comportamentais e cognitivas do ser humano. Os sinais podem ser humor deprimido, perda ou diminuição de prazer e interesse, energia reduzida, ideias de culpa e de inutilidade, distratibilidade, pensamentos de morte, de suicídio e de menosprezo, desesperança, alterações de sono, de apetite e de psicomotricidade (MAIA, 2012).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) Transtorno do espectro autista

    B) Transtorno bipolar

    C) Delirium por intoxicação por Cannabis

    D) Transtorno do espectro da esquizofrenia

    E) Transtorno depressivo maior

No que se refere a intervenções psicológicas em pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.


A prevenção dos processos depressivos é intervenção crucial, uma vez que pacientes menos deprimidos têm maiores chances de aderirem ao uso da medicação prescrita e se engajarem em comportamentos mais saudáveis.

Determinado paciente apresenta um padrão persistente e inflexível que abrange uma faixa ampla de situações pessoais e sociais. Ele relata dificuldades de adaptação social que lhe causam prejuízo funcional ou sofrimento subjetivo significativo. Diz que guarda rancores persistentemente, desconfia das pessoas e não se dispõe a perdoar insultos, injúrias ou menosprezo dos quais pensa ter sido alvo. Ele costuma recusar-se a responder perguntas pessoais, afirmando que tais informações “não são da conta de ninguém”. Também sente, com frequência, que seu caráter ou sua reputação foram atacados e, de alguma forma, desrespeitados. Relata, ainda, difícil convivência e apresenta frequentes problemas em relacionamentos íntimos. Ele diz ter reações raivosas com rápidos contra-ataques quando se sente insultado.

Considerando-se que esse paciente não apresenta outros sintomas além dos mencionados, é correto afirmar que, nesse caso, o diagnóstico mais provável é de transtorno da personalidade

    A) esquizotípica.

    B) esquizoide.

    C) paranoide.

    D) borderline.

    E) evitativa.

Um paciente relata medo e ansiedade constantes há mais de um mês em situações corriqueiras da vida. Apresentando semblante bastante triste, relata que tem uma visão constante de estar sendo avaliado negativamente pelas pessoas ao seu redor, que se sente embaraçado e que tem medo de ser humilhado, ou rejeitado, ou ofender os outros. Ele apresenta ataques inesperados de medo e ansiedade recorrentes quando se encontra em festas ou quando apresenta trabalhos na faculdade.

Nesse caso, o paciente apresenta sintomas característicos do

    A) transtorno de estresse pós-traumático.

    B) transtorno de adaptação.

    C) transtorno depressivo maior.

    D) transtorno de pânico.

    E) transtorno de ansiedade social.

Cefaleia, fadiga ou sonolência acentuadas, humor disfórico, humor deprimido ou irritabilidade, dificuldade de concentração e sintomas gripais (náusea, vômitos ou dor/rigidez muscular) (APA, 2014) são critérios para qual diagnóstico?

    A) Transtorno por uso de Fenciclidina.

    B) Abstinência de alucinógenos.

    C) Abstinência de cafeína.

    D) Intoxicação por anfetaminas.

    E) Abstinência de Cannabis.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...