Questões sobre Testes Psicológicos - Testes Psicométricos e Testes Projetivos

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No Inventário Fatorial de personalidade IFP-II, a interpretação que indica uma ausência de respeito, admiração e reverência, bem como de desejo de dar suporte a um superior, corresponde a um percentil baixo em

    A) deferência.

    B) intracepção.

    C) dominância.

    D) assistência.

Qual das alternativas NÃO é um dos fatores de segunda ordem do Inventário Fatorial de personalidade IFP-II?

    A) Necessidades Afetivas.

    B) Necessidades de Organização.

    C) Necessidade de Socialização.

    D) Necessidades de Controle e Oposição.

Os testes projetivos permitem a obtenção de informações sobre diferentes níveis de funcionamento da personalidade e, para isso, são oferecidos ao examinando estímulos ambíguos que produzem associações consideradas expressões da personalidade. A respeito desses testes na avaliação psicológica, assinale a opção correta.

    A) Como o estímulo apresentado é ambíguo, ao falar sobre ele, o examinando se organiza e faz uma descrição objetiva bem próxima da realidade externa.

    B) O termo métodos de expressão indireta é uma nomenclatura apropriada e equivalente ao termo testes projetivos.

    C) As técnicas projetivas fornecem informações equivalentes às obtidas por meio das escalas.

    D) Mesmo que sejam desenvolvidos sistemas objetivos de avaliação, os passos finais na avaliação e integração dos dados brutos dependem da habilidade e da experiência clínica do examinador.

    E) A avaliação psicológica com utilização de testes projetivos baseia-se no conceito de associação controlada, uma vez que a associação livre ocorre somente em algumas circunstâncias.

A respeito da construção de instrumentos psicológicos, assinale a opção correta.

    A) A elaboração de instrumentos e escalas psicológicas baseia-se exclusivamente em dois grandes polos, que envolvem procedimentos teóricos e procedimentos analíticos (estatísticos).

    B) A definição constitutiva para construção dos itens envolve a concepção do construto, em termos de conceitos próprios da teoria em que ele se insere.

    C) A análise semântica dos itens envolve uma análise teórica feita por juízes para avaliar a pertinência dos itens ao construto que representam.

    D) A análise final é composta pela etapa de validação do instrumento, que consiste em coletar informação empírica válida e submetê-la às análises estatísticas pertinentes em psicometria.

    E) Para elaborar um inventário, é necessário partir da realização de entrevistas, para identificar os tipos e as categorias de comportamentos que constituem uma representação adequada das dificuldades de aprendizagem dos pacientes.

O funcionamento executivo reflete processos de ordem superior que influenciam o desempenho em outras tarefas cognitivas. O funcionamento executivo medido pelo WISC-IV se concentra principalmente no planejamento imediato, no automonitoramento e na resistência a respostas impulsivas (Holdnack & Weiss 2016).
Com relação ao conceito de automonitoramento, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Reflete a autoconsciência relacionada à solução de problemas específicos.

    B) Reflete a habilidade de avaliar o próprio desempenho a respeito da adesão às regras da tarefa.

    C) Reflete a habilidade de emitir respostas erradas.

    D) Reflete a habilidade de não emitir respostas erradas.

    E) Reflete a habilidade de manter o foco na tarefa para atingir os objetivos.

As manchas de tinta de Rorschach foram feitas de tal forma que elementos diversos, como a cor, o movimento, o claro-escuro ou simplesmente a forma, podem constituir o

    A) único elemento a ser considerado pelo psicólogo quando da aplicação do teste.

    B) único elemento a ser considerado pelo sujeito na aplicação do teste.

    C) ponto de partida, o determinante responsável pela interpretação dada.

    D) estímulo condicionado a ser considerado na aplicação do teste.

    E) estímulo incondicionado a ser considerado na aplicação do teste.

Um paciente de 69 anos de idade é viúvo, tem dois filhos, já pode se aposentar, mas prefere continuar trabalhando no banco como contador. Sempre foi admirado por ter ótima memória e domínio de cálculos. Há um ano, os filhos começaram a perceber que o pai passou a apresentar dificuldade em realizar atividades como contar uma história e fazer contas quando estava em ambiente de múltiplos estímulos (televisão, rádio, conversas), distraindo-se com facilidade e somente conseguindo conversar com diminuição dos estímulos. Demonstra dificuldade para manter novas informações e relatar coisas que acabaram de ser ditas ou de se lembrar do que fez no dia anterior. Os filhos inicialmente acreditaram se tratar do processo de envelhecimento normal. Porém, atualmente, por vezes, o pai não os reconhece, chamando-os de “aquele homem” e “aquela moça” quando se refere a eles. Eles, então, decidiram levar o pai ao neurologista que, após a anamnese, suspeitou de que se tratasse de um transtorno neurocognitivo maior, encaminhando o paciente para avaliação psicológica.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O Neupsilin é um instrumento de avaliação neuropsicológica breve que pode ser aplicado em indivíduos de 12 anos a 90 anos de idade. O teste é composto por 32 subtestes, que avaliam oito funções neuropsicológicas: orientação temporoespacial, atenção concentrada, percepção visual, habilidades aritméticas, linguagem oral e escrita, memória verbal e visual, praxias e funções executivas. O uso do Neupsilin é exclusivo a psicólogos.

Um paciente de 69 anos de idade é viúvo, tem dois filhos, já pode se aposentar, mas prefere continuar trabalhando no banco como contador. Sempre foi admirado por ter ótima memória e domínio de cálculos. Há um ano, os filhos começaram a perceber que o pai passou a apresentar dificuldade em realizar atividades como contar uma história e fazer contas quando estava em ambiente de múltiplos estímulos (televisão, rádio, conversas), distraindo-se com facilidade e somente conseguindo conversar com diminuição dos estímulos. Demonstra dificuldade para manter novas informações e relatar coisas que acabaram de ser ditas ou de se lembrar do que fez no dia anterior. Os filhos inicialmente acreditaram se tratar do processo de envelhecimento normal. Porém, atualmente, por vezes, o pai não os reconhece, chamando-os de “aquele homem” e “aquela moça” quando se refere a eles. Eles, então, decidiram levar o pai ao neurologista que, após a anamnese, suspeitou de que se tratasse de um transtorno neurocognitivo maior, encaminhando o paciente para avaliação psicológica.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O miniexame do estado mental (MEEM), o montreal cognitive assessment (MOCA) e o teste Pfeiffer são testes cujo propósito é auxiliar no diagnóstico de demências em idosos.

No universo das regras que regem a convivência em sociedade, as avaliações psicológicas compulsórias são ferramentas fundamentais para o cuidado e a proteção do indivíduo e também da sociedade. Os cenários mais comuns existentes no Brasil em que se aplica a avaliação psicológica compulsória, EXCETO:

    A) Trânsito

    B) Porte de Arma

    C) Violência intrafamiliar

    D) Concurso público

    E) NR 33 e NR 35

Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto da doença do novo coronavírus como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. A OMS afirmou que havia um alto risco de que a doença do coronavírus 2019 (COVID-19) se espalhasse por outros países no mundo todo. Em março de 2020, a OMS avaliou que a COVID-19 podia ser caracterizada como pandemia. A OMS e autoridades de saúde pública no mundo todo estão agindo para conter o surto da COVID-19. Entretanto, essa crise está gerando estresse na população.

Em março de 2019, o Conselho Federal de Psicologia lançou um comunicado sobre os atendimentos on-line mediante as recomendações do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS), Secretarias de Saúde e autoridades civis sobre eventuais possibilidades de quarentena, resguardo e isolamento a fim de evitar o alastramento da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, informando à categoria que as(os) profissionais que optarem pela prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologia da informação e da comunicação, como o atendimento on-line, devem realizar o cadastro pelo site “Cadastro e-Psi”.

A medida se deu para tentar atenuar os impactos do vírus na sociedade, assim como para facilitar o atendimento e o trabalho das(os) psicólogas(os), tão necessário para a saúde mental da população, especialmente em um momento de pandemia, no qual há implicações emocionais de uma possível quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento.

É dever da psicóloga e do psicólogo prestarem serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, bem como nas demais disposições do Código de Ética Profissional e legislações correlatas.

(Texto adaptado de Coronavírus: Comunicado sobre atendimento on-line https://site.cfp.org.br/coronavirus-comunicado-sobreatendimento-on-line/)
O segundo artigo da resolução nº 9, de 25 de abril de 2018, do Conselho Federal de Psicologia, afirma: “Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).” Dentre as assertivas abaixo, identifique as fontes fundamentais de informação que trata a resolução, e assinale a alternativa que aponta a opção correta.
I. Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo.
II. Entrevistas psicológicas, anamnese.
III. Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
IV. Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão.
V. Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.

    A) I, II, IV e V

    B) I, II, III, IV

    C) I, II e III

    D) I, II e V

    E) I, II, III e V

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