Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Esta entrevista de seleção apresenta a vantagem de proporcionar um roteiro ao entrevistador que não precisa se preocupar quanto aos assuntos que irá pesquisar junto ao candidato nem com a sua sequência, pois a entrevista já está preparada de antemão. É o tipo de entrevista planejada e organizada para ultrapassar as limitações dos entrevistadores. Trata-se da entrevista

  • A. parcialmente padronizada.
  • B. totalmente padronizada.
  • C. diretiva.
  • D. semi-diretiva.
  • E. não-diretiva.

Uma das tendências contemporâneas da avaliação de desempenho é o crescimento cada vez maior

  • A. de um único avaliador, que não seja gestor direto do funcionário.
  • B. do uso de técnicas de psicodrama.
  • C. do envolvimento somente de clientes externos.
  • D. do envolvimento do trabalhador nesse processo.
  • E. de um tutor.

O feedback sem fixação de metas consiste apenas em informação cujo efeito na ação depende de como o

  • A. gestor aplica as políticas da empresa e seu grau de rigor.
  • B. gestor transmite essa informação e da relação existente entre gestor-subordinado.
  • C. subordinado recebe essa informação e das decisões sobre o que será feito com ela.
  • D. subordinado participa do processo e das decisões da empresa.
  • E. gestor e subordinado interagem e do processo de desempenho.

A abordagem mais conhecida das aptidões é a teoria multifatorial de Thurstone. Segundo esta abordagem, a estrutura mental das pessoas é constituída por um número de fatores relativamente independentes entre si, cada qual responsável por uma determinada aptidão. Thurstone definiu sete fatores específicos e criou um conjunto de testes para medi-los, os chamados testes de habilidades primárias. O Fator W mede as aptidões de

  • A. arquitetura, precisão, expressão artística e facilidade para lidar com detalhes.
  • B. capacidade de lidar com números, cálculos, matemática e operações primárias.
  • C. capacidade de lidar com espaços, geometria, pintura e escultura.
  • D. oratória, escrita, facilidade de falar e de escrever e argumentação.
  • E. capricho, atenção, atenção concentrada, raciocínio lógico e visão global.

Dois pressupostos dos estudos do cotidiano parecem ter influência sobre a psicologia social do trabalho. Primeiro, o pressuposto da não coincidência entre os sistemas sociais, com suas formas de generalização, homogeneização e controle, e o vivido, aquilo que é experienciado pelas pessoas, sua vida real. Esse hiato permite com que o sujeito recupere algum poder sobre sua vida, alguma margem de experimentação e inventividade. Outro pressuposto é de que a ação humana não repousa exclusivamente nas estruturas sociais, em seus scripts e codificações

  • A. inconscientes.
  • B. psíquicas.
  • C. mentais.
  • D. racionais.
  • E. legitimadas.

Uma entrevista de desligamento abrange os seguintes aspectos centrais: motivos que determinou o desligamento; opinião do funcionário a respeito da empresa, do gerente e dos colegas; opinião a respeito do cargo, horário de trabalho e condições de trabalho; opinião a respeito do salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso; opinião a respeito das oportunidades existentes no mercado de trabalho e opinião a respeito

  • A. da qualidade dos produtos produzidos pela empresa, percepção dos clientes e imagem no mercado de trabalho.
  • B. do relacionamento humano, moral e atitude das pessoas.
  • C. da percepção do nível de satisfação dos clientes externos, parceiros e demais clientes internos da empresa.
  • D. da percepção do nível de integração da empresa com a comunidade, da qualidade dos produtos e das questões macroeconômicas.
  • E. do posicionamento político da empresa, das relações internacionais e das investidas para desenvolvimento econômico internacional.

Um bom facilitador, para Fela Moscovici (2008), é antes de tudo um observador das duas dimensões dos processos grupais nos níveis cognitivo e emocional do grupo. No nível cognitivo o facilitador deve ficar atento a sequência de comentários dos membros do grupo ao contribuírem para definir, esclarecer e resolver o problema estabelecido e também

  • A. no estabelecimento de vínculos emocionais que favoreçam a integração do grupo para atingir os resultados estabelecidos.
  • B. na disponibilidade de alguns membros da equipe em disponibilizar apoio emocional para com os demais membros do grupo.
  • C. na dimensão foco em resultados.
  • D. às contribuições individuais nas tentativas de resolver a tarefa proposta ao grupo.
  • E. no vetor produção.

Robert Bales em sua teoria da Análise dos Processos de Interação (Interaction Process Analysis − IPA) baseia-se em três dimensões das interações grupais: domínio ou submissão; amigável ou de poucos amigos e aceitação ou

  • A. não cumprimento de regras.
  • B. rejeição ao comando
  • C. baixa compreensão de alguns postos de autoridade.
  • D. não aceitação de autoridade.
  • E. subjulgamento ao cumprimento do poder presente.

Um líder chama seu colaborador e explica-lhe detalhamente o que ele deve fazer, oferecendo-lhe diretrizes claras e estabelecendo padrões de desempenho bem definidos, assim como indicando controles e impondo-lhe comportamentos que garantam que todas as regras e procedimentos sejam cumpridos. Esse líder prioritariamente está utilizando um estilo de liderança

  • A. transformacional.
  • B. democrático.
  • C. inspirador.
  • D. participativo.
  • E. diretivo.

Trata-se de comportamento de liderança caracterizado por amabilidade e preocupação como bem estar, a prosperidade e as necessidades dos colaboradores. Este estilo é denominado liderança

  • A. flexível.
  • B. incentivadora.
  • C. orientada para resultados.
  • D. situacional.
  • E. diretiva.
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