Questões de Redação Oficial

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Julgue o item a respeito da correção gramatical dos trechos apresentados e da adequação da linguagem à correspondência oficial.

Informamo-lhe que o valor da anuidade referente ao registro no CRECI não será reajustada neste ano, permanecendo com o mesmo valor cobrado no ano de 2020.

egundo o Manual de Redação da Presidência da República, o formato do papel a ser usado para o padrão ofício é o modelo:

    A) Carta

    B) A3

    C) B3

    D) A4

    E) Ofício (qualquer modelo)

Julgue o item a respeito da correção gramatical dos trechos apresentados e da adequação da linguagem à correspondência oficial.

Esclarecemos que, passado seis meses de efetivo exercício da profissão de corretor de imóveis sem registro no CRESCI, está passível de multa e demais penalidades pelo exercício ilegal da profissão, conforme a legislação.

Julgue o item a respeito da correção gramatical dos trechos apresentados e da adequação da linguagem à correspondência oficial.

Solicitamos que cada uma das vias do documento que consta a denúncia sejam assinadas e que, em todas as suas folhas, conste a rúbrica do denunciante.

A correspondência é um dos principais fatores de êxito em um empreendimento. Grandes organizações, dirigidas por pessoas capazes e com visão administrativa, dão muito valor a um bom correspondente em língua portuguesa. Uma carta bem redigida representa um grande passo para a realização de uma transação. Já uma carta mal redigida, cheia de palavras desnecessárias e deselegantes, além de causar uma péssima impressão, dá uma prova da falta de cultura e de capricho de quem a redigiu. Com o advento da informática, não há espaço para os erros que eram cometidos no passado. Há ferramentas que facilitam a redação, como, por exemplo, o corretor de texto. Com relação aos requisitos sugeridos para a elaboração de uma correspondência comercial, julgue os itens seguintes.
I A correção gramatical é um deles. II A exposição clara do assunto é um deles. III Se a carta tratar de vários assuntos, devem ser formados parágrafos claros sobre cada um. IV É possível o aproveitamento de trechos de correspondências anteriores na redação de novas correspondências, utilizando-se do recurso de cópia e colagem indiscriminadamente. V A utilização de palavras com vários significados dá flexibilidade à redação.
Assinale a alternativa correta.

    A) Apenas os itens I, II e III estão certos.

    B) Apenas os itens I, II e V estão certos.

    C) Apenas os itens I, III e IV estão certos.

    D) Apenas os itens I, IV e V estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

Julgue o seguinte item de acordo com as prescrições constantes no Manual de Redação da Presidência da República acerca das características formais e linguísticas das correspondências oficiais.


Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino, como no seguinte exemplo: Ministra de Estado.

Julgue o seguinte item de acordo com as prescrições constantes no Manual de Redação da Presidência da República acerca das características formais e linguísticas das correspondências oficiais.


A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos, podendo, por isso, os assuntos objetos dos expedientes oficiais ser tratados tanto de forma pessoal quanto impessoal.

Julgue o seguinte item de acordo com as prescrições constantes no Manual de Redação da Presidência da República acerca das características formais e linguísticas das correspondências oficiais.


O pronome Vossa Excelência deve ser utilizado para fazer referência de forma indireta a autoridades, como no seguinte exemplo: A Vossa Excelência, o Ministro de Estado da Educação.

Julgue o seguinte item de acordo com as prescrições constantes no Manual de Redação da Presidência da República acerca das características formais e linguísticas das correspondências oficiais.


O texto do documento oficial, padrão ofício, deve seguir a seguinte padronização de estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão, sendo facultativo o desenvolvimento nos casos em que há apenas encaminhamento de documentos.

O documento de comunicação oficial que deve ser utilizada de um órgão público para o mundo externo. Ou seja, de um órgão público para qualquer instituição (pública/particular) ou pessoa física é o:

    A) Memorando.

    B) Requerimento.

    C) Edital.

    D) Ofício.

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