Questões de Redação Oficial

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Analise as proposições sobre o emprego do e-mail na redação oficial e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.


( ) Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada. Nesse sentido, o meio de comunicação muito empregado na Redação Oficial passou a ser o e-mail.

( ) Os textos dos e-mails usados nas redações oficiais, devem conter clareza, pois o destinatário precisa entender o texto. A falta de clareza pode causar transtornos na informação.

( ) Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais, por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial.

( ) O e-mail deve também possuir adequação. No caso, saber em qual situação deve-se usá-lo. Às vezes a comunicação não deve ser feita por e-mail, pode surgir a necessidade do uso de outro documento oficial.

( ) O assunto do e-mail deve ser redigido de forma clara e em campo específico e deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) F, V, F, V e F.

    B) V, V, F, V e V.

    C) V, V, V, F e F.

    D) V, V, V, F e V.

    E) F, F, V, V e V.

A linguagem usada nos documentos oficiais deve estar de acordo com a norma culta da língua. Nesse sentido, marque a alternativa em que a concordância verbal esteja DE ACORDO com a norma culta vigente na língua portuguesa.

    A) Haviam muitas perguntas e poucas respostas para a causa do acidente.

    B) Precisam-se de funcionários qualificados, por isso é importante contratar os aprovados no concurso.

    C) Já fazem anos que haviam neste local árvores e flores. Hoje, só há ervas daninhas.

    D) Existe na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.

    E) Durante as apresentações teatrais choveram aplausos para a garotinha que cantava para seus colegas.

Leia as proposições sobre as características do documento oficial Ata, e, em seguida responda o que se pede.


I- Registro sucinto dos fatos, ocorrências, resoluções e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião.

II- Pode ser modificada, desde que isto seja feito por uma pessoa de nível hierárquico superior.

III- Não permite parágrafos, ocupando assim todo o espaço da folha.

IV- Os números devem ser escritos por extenso.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) III.

    B) I e III.

    C) II, III e IV.

    D) I, III e IV.

    E) II e IV.

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), a clareza e a precisão são algumas das características que estão presentes na redação oficial. Para que haja a devida “clareza” em comunicações oficiais, estão corretas as características apresentadas nas alternativas a seguir, EXCETO:

    A) Utilização de palavras e expressões simples

    B) Utilização de frases curtas e bem estruturadas.

    C) Uniformidade do tempo verbal em todo o texto

    D) Utilização de regionalismos, assim como neologismos

    E) Explicitação do significado da sigla na primeira referência a ela

Estabeleça a relação entre a denominação e a descrição referente de cada documento a seguir.
( ) Expediente para propor alguma medida; submeter projeto de ato normativo ou informar determinado assunto.
( ) Licença por meio de uma ordem escrita de uma autoridade administrativa, com a finalidade de que se pratique determinado ato.
( ) Instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos para informar sobre fato da administração pública, dentre outros.
I. Alvará.
II. Mensagem.
III. Exposição de Motivos.
Está correta a identificação, considerando as colunas de cima para baixo:

    A) III, I e II

    B) III, II e I.

    C) II, III e I.

    D) I, II e III.

    E) I, III e II

Sabe-se que a utilização do e-mail se tornou prática comum na Administração Pública. Utilizando-o como um documento oficial, pode-se afirmar que, quanto à linguagem:

    A) Deve ser utilizada linguagem compatível com uma comunicação oficial.

    B) Não deve ser utilizada a mesma linguagem que é empregada em uma comunicação oficial.

    C) O modo coloquial é aconselhável para que a mensagem seja compreendida com maior rapidez e eficiência.

    D) O emprego de uma linguagem formal é considerado opcional tendo em vista o gênero textual referente.

    E) O uso de variedades linguísticas não só é permitido como deve ser utilizado para que as características pertencentes a tal gênero textual sejam preservadas.

De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. Sobre e-mail, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    B) Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.

    C) Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.

    D) Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

    E) Assegurado por lei específica, é dado ao ente público impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP-Brasil.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018) são atributos da Redação Oficial, EXCETO:

    A) objetividade e concisão

    B) clareza e precisão

    C) coesão e coerência

    D) pessoalidade

    E) formalidade e padronização

Analise a afirmativa à seguir: documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, do qual tem conhecimento, a favor de uma pessoa, é CORRETO afirmar que o conceito traduz:

    A) ata.

    B) certidão

    C) atestado

    D) memorando

    E) circular

Uma correspondência enviada por um Embaixador a um Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) deve empregar o pronome de tratamento:

    A) Senhor Ministro.

    B) Excelentíssimo.

    C) Vossa Excelência.

    D) A sua Excelência Senhor.

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