Questões de Redação Oficial do ano 2020

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Segundo o Manual de Redação da Presidência da República a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc. Nesse sentido a redação oficial deve caracterizar-se por:
I – clareza e precisão II – objetividade III – uso de regionalismos IV – coesão e coerência V – impessoalidade VI – formalidade e padronização VII – uso da norma padrão da língua portuguesa VIII – concisão IX – emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência em todas as correspondências oficiais. X – uso de linguagem rebuscada quando a correspondência for dirigida para uma autoridade de alto escalão.
Fonte: Extraído e Adaptado de: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-dapresidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf Acesso em 23 jan. 2020.

    A) São corretos apenas os itens I, II, III, V, VI, VIII e IX.

    B) São corretos apenas os itens I, II, IV, V, VI,VIII e X .

    C) São corretos apenas os itens I, II, III, IV, V, VI e VIII.

    D) São corretos apenas os itens I, II, IV, V, VI, VII e VIII.

    E) São corretos apenas os itens I, II, V, VII e X.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018) e a respeito das partes dos Atos Normativos, associe as colunas a seguir.
1. Epígrafe 2. Ementa 3. Preâmbulo
( ) Contém a declaração do nome da autoridade, do cargo em que se encontra investida e da atribuição constitucional em que se funda. ( ) Parte do ato que o qualifica na ordem jurídica e o situa no tempo, por meio da denominação, da numeração e da data. ( ) Parte do ato que resume o conteúdo do ato normativo para permitir, de modo objetivo e claro, o conhecimento da matéria legislada.
Assinale a opção que indica a associação correta.

    A) 1 – 2 – 3

    B) 2 – 1 – 3

    C) 1 – 3 – 2

    D) 2 – 3 – 1

    E) 3 – 1 – 2

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), decretos são atos administrativos de competência exclusiva do(s)

    A) Chefe do Poder Legislativo.

    B) Chefe do Poder Judiciário.

    C) Chefe do Poder Executivo.

    D) Chefes dos Três Poderes.

    E) Chefes dos Poderes Executivo e Legislativo, apenas.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), em relação à Lei Ordinária (LO) e à Lei Complementar (LC), analise as afirmativas a seguir. I. Inexiste relação de hierarquia entre elas. II. A LO é mais importante do que a LC. III. A LC é mais importante do que a LO. Assinale:

    A) se somente a afirmativa I estiver correta.

    B) se somente a afirmativa II estiver correta.

    C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

    D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

    E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), são partes do documento padrão ofício:

    A) identificação do expediente, endereçamento, identificação do signatário e numeração das páginas.

    B) cabeçalho, local e data do documento, introdução, desenvolvimento, conclusão e assinatura.

    C) local e data do documento, texto do documento e encerramento.

    D) cabeçalho, data e identificação do município, texto e fecho para comunicações.

    E) identificação do expediente e do município, texto do documento e anexo.

Segundo as orientações do Manual de Redação da Presidência da República (2018), na hipótese de um(a) vereador(a) da Câmara Municipal de Mangaratiba enviar um ofício a um(a) deputado(a) federal, solicitando emendas parlamentares para o município, deverá utilizar o seguinte fecho:

    A) Cordialmente.

    B) Atenciosamente.

    C) Respeitosamente.

    D) Obrigado(a).

    E) Ansiosamente.

Na Redação Oficial, os pronomes possessivos apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram a segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. (Fonte: Manual de Redação da Presidência da República. 3ª Edição, revista, atualizada e ampliada, 2018) Com base nessa informação, selecione a opção que apresenta a concordância correta.

    A) Vossa Senhoria designará o substituto.

    B) Vossa Senhoria designará seu substituto.

    C) Vossa Senhoria designará teu substituto.

    D) Vossa Senhoria designará vosso substituto.

    E) Vossa Senhoria designar-lhe-á vosso substituto.

De acordo com Manual de Redação da Presidência da República (2018), são atributos da Redação Oficial:

    A) clareza e precisão.

    B) inobjetividade e difusão.

    C) antagonismo e contraste.

    D) familiaridade e heterogeneidade.

    E) uso coloquial da Língua Portuguesa e impessoalidade.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), no caso de Redação Oficial, quem comunica é sempre

    A) o Poder Legislativo.

    B) o Poder Judiciário.

    C) o Poder Executivo.

    D) o serviço público.

    E) a população.

Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o signatário. Assinale a alternativa que traz o padrão a ser seguido para identificação do signatário de acordo com as regras de Redação Oficial:

    A) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, com negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento centralizado na página.

    B) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, com negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento à direita na página.

    C) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, sem negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento à esquerda na página.

    D) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, sem negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento centralizado na página.

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